Política Arquivo

Plenário do Senado durante reunião preparatória destinada à eleição do presidente do Senado Federal para o segundo biênio da 56º Legislatura.A eleição ocorre de forma presencial, seguindo as medidas de segurança contra a covid-19, e obedecendo

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O Senado elegeu no final da tarde de hoje (1º) Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como seu 68º presidente. O senador do DEM foi eleito presidente da Casa com 57 votos, derrotando Simone Tebet (MDB-MS), que obteve 21 votos. Pacheco será o presidente do Senado, e do Congresso Nacional, pelos próximos dois anos.

Pacheco foi escolhido por Davi Alcolumbre (DEM-AP) para sucedê-lo na presidência. O apoio de Alcolumbre foi fundamental para a eleição de Pacheco, dada a simpatia de líderes de diversos partidos pelo então presidente da Casa. A proximidade de Alcolumbre com o presidente Jair Bolsonaro, com lideranças governistas, como PP, PSD e Republicanos, e de oposição, como PT e PDT, assegurou um apoio abrangente a Pacheco.

Ao longo dos dias que antecederam a eleição, Simone Tebet perdeu o apoio formal do seu partido. Inicialmente, ela saiu como candidata de um bloco, com apoio também de PSDB, Cidadania e Podemos. Hoje, ao registrar sua candidatura na Mesa Diretora, ela se colocou como candidata independente. Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP), outros candidatos à presidência, desistiram de suas candidaturas na última hora para apoiar Tebet, mas não foi o suficiente para ela superar Pacheco.

Agência Brasil

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu deixar o DEM após a eleição para o novo comando do Congresso, marcada para esta segunda-feira (1). Insatisfeito com a decisão da executiva do partido de manter a neutralidade na disputa entre Baleia Rossi (MDB-SP) e Artur Lira (PP-AL) para sua sucessão, Maia disse à CNN que sua permanência na legenda é insustentável e decidiu deixar o partido.

Ontem à noite, ele comunicou sua decisão a alguns, entre eles, o presidente da legenda, ACM Neto. Só após a eleição de hoje adotará os procedimentos formais para sua desfiliação.

Para manter o mandato, Maia irá ao TSE explicar as razões de sua saída e depois do acordo com o órgão, formalizará, por escrito, seu desligamento ao DEM.

Ontem, após o DEM decidir abandonar o apoio à candidatura de Baleia, Maia falou por telefone com o prefeito Eduardo Paes que afirmou sua solidariedade.

O deputado já não participou da reunião da executiva do DEM.

CNN Brasil

Foto: Divulgação/Facebook

Na próxima segunda-feira (01) acontece a eleição da mesa diretora da Câmara Federal, no Rio Grande do Norte o PT poderá contar com dois votos, caso Mineiro seja empossado no cargo. Mineiro declarou que vai votar no candidato Baleia Rossi (MDB-SP), já a deputada Natália Bonavides pretende votar em Luiza Erundina (PSOL-SP).

A direção nacional do PT orientou voto em Baleia Rossi.

Entrega do diploma ao deputado federal eleito Fernando Mineiro

O deputado federal eleito Fernando Mineiro esteve na manhã desta sexta-feira (29) na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para receber o diploma pela eleição no pleito de 2018. O parlamentar foi recebido pelo presidente do TRE-RN, Desembargador Gilson Barbosa, acompanhado da governadora Fátima Bezerra, do vice-governador Antenor Roberto, do senador Jean-Paul Prates e da vereadora Divaneide Basílio, entre outros correligionários.

O presidente do TRE diplomou o parlamentar em um evento simples no gabinete da presidência, sem solenidade e com limitação do número de pessoas presentes em atenção às regras sanitárias.

“O TRE cumpriu a Constituição e teve sintonia com o sentimento da sociedade”, afirmou a governadora Fátima Bezerra, mencionando os quase 100 mil votos obtidos pelo parlamentar. Fernando Mineiro agradeceu à Justiça Eleitoral pela correção técnica na condução do processo. “Quero agradecer à Justiça Eleitoral, ao TRE, à Corte e a todo o corpo deste Tribunal, pela agilidade e respeito às normas para chegarmos a este momento”, afirmou o parlamentar diplomado.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) expediu hoje (28) o diploma de deputado federal eleito em 2018 para Fernando Mineiro, que passa, com isso, a estar credenciado a ser empossado no cargo pela Câmara Federal.

A expedição do diploma decorreu da publicação do Acórdão da decisão pelo indeferimento da candidatura a deputado federal de Kericlis Alves Ribeiro, por maioria de votos da Corte, na última sexta (22). Com a mudança, a coligação 100% RN perdeu uma das vagas que havia conquistado em 2018 e a coligação Do Lado Certo ganhou uma, elegendo Fernando Mineiro como deputado federal.

Relembrando

Nas eleições de 2018, Fernando Mineiro foi o candidato a deputado federal mais votado em Macaíba. Foram 4390 votos, superando até mesmo Rogério Marinho (PSDB) no qual tinha apoio do então prefeito Fernando Cunha (PSD).

Além de ter uma ala do PT local ao seu favor, o apoio do ex-prefeito Luizinho e dos então vereadores Netinho França e Dr. Antônio foi fundamental para Mineiro ter saído bem nas urnas de Macaíba.

 

Foto: Divulgação

A bancada federal do Rio Grande do Norte deverá sofrer uma mudança nesta quarta-feira (27). O acórdão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN), que indeferiu o registro da candidatura de Kericlis Alves Ribeiro a deputado federal em 2018 foi publicado na noite desta terça-feira (26), no “Diário da Justiça Eletrônico”. Com isso, o TRE-RN deve recalcular hoje, às 13h, os votos das coligações para deputado federal nas eleições de 2018. As informações são da Tribuna do Norte.

A decisão do TRE-RN da última sexta-feira (22) anulou os 8.990 votos dados a Kericlis Alves Ribeiro, o “Kerinho”, na campanha para deputado federal em 2018. Kerinho não foi eleito, mas acabou ajudando a eleger o deputado federal Beto Rosado (PP). Sem os votos de Kériclis, o parlamentar do PP perderá o mandato.

Após a retotalização, a cadeira de Beto ficará com o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Mineiro, que obteve 98.070 votos nas eleições de 2018 e atualmente é secretário de Gestão de Projetos do governo Fátima Bezerra (PT).

Além da recontagem dos votos proporcionais, a publicação do acórdão permite a abertura de prazo para que a defesa de Kericlis Alves Ribeiro recorra da decisão que indeferiu seu registro de candidatura a deputado federal, vez que ele não teria deixado cargo comissionado na prefeitura de Monte Alegre, na Grande Natal, três meses antes das eleições daquele ano.

Fonte: Portal Grande Ponto

A partir da próxima semana retomaremos nossas matérias com os resumos da política macaibense. Recebemos diversas mensagens de amigos e leitores perguntando quando iriamos voltar a escrever, devido as mudanças que estamos fazendo no servidor do blog, preferimos esperar a conclusão das configurações para  poder voltar.

Os resumos da política local são uma das matérias que mais têm acesso no blog, além de um grande alcance nas redes sociais.

Estamos de volta!

Blog Macaíba no Ar fecha o ano de 2020 com mais de 180 mil leitores

 

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal gastou R$ 1,8 bilhão com a compra de comida em 2020, segundo levantamento do site Metrópoles.

O valor, 20% maior que o de 2019, é a soma das despesas de todos os órgãos da administração pública –incluindo ministérios, estatais e autarquias.

Só com a compra de leite condensado, o governo gastou R$ 15 milhões no ano passado. Embora a despesa não se refira (só) à Presidência, o pão com leite condensado foi uma marca da campanha de Jair Bolsonaro em 2018.

Beto Rosado X Fernando Mineiro - Quem assumirá a vaga na Câmara? - YouTube

Nesta sexta-feira (22), a Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), indeferiu o pedido de registro de candidatura de Kericlis Alves Ribeiro, conhecido como Kerinho, nas Eleições de 2018.

Com a decisão, os votos conferidos a Kerinho no pleito foram tornados nulos e foi determinado o recálculo do quociente eleitoral para o cargo de deputado federal. O deputado federal Beto Rosado (PP) era da mesma coligação de Kerinho, deverá ele perder o mandato e Fernando Mineiro (PT) assume a cadeira na Câmara Federal.

 

Paulinho sobre a Estrada da Produção: “marcada uma nova fase do desenvolvimento de São Gonçalo do Amarante”

Foto: Reprodução

Em nota divulgada nesta sexta-feira (22), nas redes sociais da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, o prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, pediu, “penhoradamente”, que a governadora Fátima Bezerra solicite a Força Nacional de Segurança Pública para combater o crime organizado no município.

No comunicado, o prefeito desabafou que tem solicitado aos órgãos de competência do Estado uma atenção maior com policiamento ostensivo e investigativo na cidade. Mas, segundo ele, não tem obtido sucesso nas solicitações.

Paulinho ainda disse que os últimos episódios de violência em São Gonçalo do Amarante demonstram “o poderio do crime organizado sobre a polícia da cidade”. E enfatiza: “Não podemos continuar assim. São Gonçalo do Amarante não merece e não aceita conviver com tanta insegurança”, publicou.

Confira a nota:

NOTA URGENTE

Há algum tempo venho solicitando às forças de segurança do Estado uma maior atenção com policiamento ostensivo e investigativo para São Gonçalo do Amarante, sem sucesso.

Os últimos episódios com mortes violentas em circunstâncias que demonstram o domínio e poderio do crime organizado sobre a polícia em nossa cidade, deixaram nossa população em pânico. E não podemos continuar assim. São Gonçalo do Amarante não merece e não aceita conviver com tanta insegurança.

Peço penhoradamente à governadora Fátima Bezerra que solicite a urgente atuação da FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA pra São Gonçalo do Amarante já que a força estadual não está conseguindo controlar a situação da violência que se torna avassaladora em nosso município e na região metropolitana de Natal.

Paulo Emídio de Medeiros
Prefeito de São Gonçalo do Amarante

Foto: Edeilson Morais

Na tarde desta quinta-feira (21) o prefeito Emídio Júnior juntamente com secretários municipais esteve com representantes da Associação das Empresas dos Polos Industriais do RN (ASPIRN) para discutir melhorias para o distrito industrial  e buscar geração de empregos para Macaíba.

O deputado estadual Kleber Rodrigues também se fez presente no encontro. A reivindicação dos empresários foi para a infraestrutura do distrito industrial, onde solicitaram pavimentação e iluminação.

Na sessão extraordinária realizada pela Câmara Municipal de Macaíba na tarde desta quinta-feira (21), a maioria dos vereadores mantiveram o veto do prefeito Emídio.

O chefe do Poder Executivo vetou um trecho do projeto de lei 010/2020 que previa aumento da alíquota para aposentados e pensionistas do MacaíbaPrev.

Votação

15 votos para manter o veto

1 voto em branco

1 ausência

O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, vai anunciar, ainda nesta quinta-feira (21), a exoneração dos dois servidores comissionados do município que tomaram a vacina contra a Covid-19 e postaram nas redes sociais. A informação é do Blog da Gláucia Lima.

“Mesmo que a sindicância apure que a vacinação seguiu as normativas, era um ato administrativo, estavam trabalhando e não havia orientação de tornar público em redes sociais. Esta não é a orientação que damos aos que trabalham para o povo”, afirmou o prefeito de Caicó.

“Estamos trabalhando duramente para combater a Covid-19 e colocar Caicó em ordem com todos os problemas que foram deixados pela gestão passada, e seguiremos com esse propósito”, disse Dr. Tadeu.

Com informações do Portal Grande Ponto

Foto: Edeilson Morais

O prefeito Emídio Jr esteve reunido com o deputado federal João Maia, na última terça-feira (20), em Macaíba e, na oportunidade, entregou dois projetos ao deputado, sendo um relacionado à pavimentação asfáltica e outro de segurança pública, com destaque para o sistema de videomonitoramento, solicitando emendas para realização destes. O deputado estadual Kleber Rodrigues esteve presente na reunião.

Após um café da manhã na Panificadora Brasil, Emídio e os deputados realizaram uma vistoria pelas vias do Centro da cidade. As ruas Eloy de Souza e Castelo Branco são algumas das que têm as situações mais críticas, sendo que esta última não recebe trabalhos de recuperação de asfalto há anos.

João Maia se comprometeu a buscar recursos para Macaíba em Brasília-DF, seja por meio de emendas parlamentares ou em contato com os ministérios Governo Federal, visando atender essas necessidades da população.