Política Arquivo

O senador Styvenson Valentim (Podemos) diz que não tem o objetivo de ser candidato a governador do Rio Grande do Norte em 2022, mas admite que poderá participar da eleição caso seja “convocado” pela população. Mas, se estiver nas urnas no próximo ano, o parlamentar garante que será sem apoios: “Sozinho no palanque”, afirmou durante entrevista concedida nesta quinta-feira (05) ao programa Repórter 98, da 98 FM.

Grande Ponto

Após o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir pela cassação do deputado estadual Sandro Pimentel (PSOL), o relator do caso, ministro Luís Felipe Salomão determinou que o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) realize a retotalização de votos anulando os votos de Sandro Pimentel, o que na prática levará Jacó Jacome a assumir o mandato na Assembleia Legislativa, visto que ficou como primeiro suplente da coligação Trabalho e superação II.

Sandro Pimentel havia entrado com embargos de declarado para suspender os efeitos da decisão há quatro meses, porém também foi negado

A decisão diz que: “Ante o exposto, indefiro o pedido de concessão de efeito suspensivo aos embargos opostos por Sandro de Oliveira Pimentel, admito Jacob Helder Guedes de Oliveira Jácome no feito como assistente simples e concedo a liminar por ele requerida, com ordem para que se recalculem os quocientes eleitoral e partidário relativos ao cargo de deputado estadual do Rio Grande do Norte nas Eleições 2018, sem computar os votos atribuídos a Sandro de Oliveira Pimentel, e se adotem as providências decorrentes do novo resultado”.

Confira decisão na íntegra:

Decisão-2Baixar

As informações são do portal Justiça Potiguar

 

Foto: Edeilson Morais

O prefeito de Macaíba Emídio Jr sancionou a Lei Municipal nº 2171/2021 que autoriza a Prefeitura a conceder reajuste salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate Às Endemias (ACE), nesta quarta-feira (03). O documento foi publicado no Diário Oficial do Município nos termos da Lei Federal nº 13.708/2018.

A partir do aumento, o salário dos trabalhadores destas categorias passa a ser de R$ 1.550,00. A Lei entra em vigor na data de sua publicação retroagindo seus efeitos financeiros ao dia 1º de janeiro de 2021, sendo que a diferença referente ao mês de janeiro será quitada no pagamento do mês de março e a diferença do mês de fevereiro será paga no mês de abril de 2021.

O prefeito de Rodolfo Fernandes, empresário Wilton Monteiro, o “Lilito” (MDB), renunciou ao cargo. Ele já estava longe da prefeitura desde o dia 14 de janeiro de 2021, quando pediu um afastamento de 90 dias para cuidar da saúde, depois de ter testado positivo para a Covid-19.

Nesta quinta-feira (04), ele entregou a carta de renúncia alegando motivos de ordem pessoal, segundo informações do Blog do César Santos. Quem assume o cargo agora é Flávio de Tico (MDB), que foi eleito vice-prefeito nas eleições 2020.

Aos amigos, Lilito não escondeu o arrependimento de ter disputado a eleição para prefeito de Rodolfo Fernandes. Ele também se surpreendeu com a escassez de recursos que afeta a gestão pública.

A posse do novo prefeito acontece ainda na manhã dessa quinta-feira. Flávio de Tico governará Rodolfo Fernandes até 31 de dezembro de 2024.

A chapa Lilito Monteiro/Flávio foi eleita em 2020 com 1.932 votos (53% dos válidos), derrotando as adversárias Claudinha (Progressistas), que recebeu 1.582 votos (43,40%), e Neide Nazário (PT) que obteve 131 votos (3,59% dos válidos).

Fonte: Portal Grande Ponto

Foto: Edeilson Morais

Nesta quarta-feira (03), o prefeito Emídio Jr esteve reunido com Amaro Sales, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), na sede da Federação em Natal, com o objetivo de discutir ações para o desenvolvimento de Macaíba.

A pauta do encontro contou com discussões sobre a Zona de Processamento de Exportação do município (ZPE)  e parcerias entre a Prefeitura e a Fiern na oferta de cursos profissionalizantes para a populacão macaibense. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico Auri Simplício e o vice-presidente da Fecomércio-RN, Luiz Antônio Lacerda estiveram presentes na reunião.

Amaro destacou os potenciais de Macaíba, como a proximidade com o Porto de Natal e das principais vias do estado para deslocamento, afirmando que a equipe da instituição está disponível para realizar as iniciativas necessárias para o crescimento da cidade. Emídio agradeceu a disponibilidade e declarou trabalhar para que a parceria seja fortalecida durante a sua administração.

Com informações da Assecom

Netinho França, vice-prefeito de Macaíba, recebeu nesta quarta-feira (03) a visita de Kátia Pires, vice-prefeita de Parnamirim, em seu gabinete no Palácio Auta de Souza. Na ocasião trataram sobre temas relevantes para Macaíba e Parnamirim.

Nas suas redes sociais, o vice-prefeito de Macaíba escreveu “Recebi hoje, quarta-feira (03/03), a visita da ilustre vice-prefeita de Parnamirim Katia Pires. Na oportunidade conversamos sobre assuntos importantes para os municípios de Macaíba e Parnamirim. Tratamos também sobre a situação em que se encontra os municípios em relação a pandemia do Covid-19, em vista de implementar projetos que visem o bem comum da população.

Tenho um enorme prazer em poder colaborar com a construção de um novo sonho, de uma nova Macaíba e de um novo ideal para o povo que amo”, finalizou.
Assessoria

Em entrevista à Jovem Pan News Natal nesta quarta-feira (03), o ex-ministro da Educação Fernando Haddad citou a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, como uma das opções que o Partido dos Trabalhadores tem para lançar como candidata à Presidência da República em 2022.

O ex-candidato à presidência derrotado por Bolsonaro citou mais uma vez o ex-presidente Lula como o principal nome do PT para a disputa presidencial de 2022, caso haja a possibilidade legal de lançar o nome do ex-presidente.

Além de Fátima Bezerra, outros governadores da legenda também foram mencionados por Haddad.

“Nós temos quatro governadores, vários nomes no PT, inclusive a única mulher governadora do país, que é do PT. Eu e Fátima trabalhamos muito no Rio Grande do Norte pela educação, toda expansão das universidades, criação em Mossoró, IFRN que espalhamos em todo o estado, ela é uma pessoa também de projeção nacional. Temos quatro grandes nomes nos governos, grandes senadores e ex-governadores, como Jacques Wagner e Tarso Genro. O PT é talvez o único partido do país que tenha nomes para nos representar”, disse.

Durante a entrevista, Fernando Haddad não poupou críticas ao presidente Jair Bolsonaro. Seja na condução do país no enfrentamento à pandemia da covid-19, seja nas suspeitas de crimes praticados pelo filho Flávio Bolsonaro (Republicanos), citando inclusive a compra de uma mansão por quase R$ 6 milhões, em Brasília.

Além disso, o ex-ministro falou sobre auxílio emergencial, vacinação, educação e outros temas. Segundo ele, o Brasil estaria em uma situação melhor caso tivesse elegido outro presidente.

Fonte: Portal Grande Ponto

Lira concede entrevista ao lado de governadores

Foto: Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e os governadores acertaram destinar R$ 14,5 bilhões do Orçamento da União deste ano para a área da Saúde, principalmente o combate à pandemia. Serão R$ 12 bilhões em emendas parlamentares e mais R$ 2,5 bilhões do fundo emergencial de combate à pandemia, anunciado mais cedo por Lira em pronunciamento no início da reunião com os governadores. Segundo explicou o presidente, o fundo será composto do somatório de todas as despesas orçamentárias diluídas, que serão totalizadas numa contabilidade única para o combate à pandemia.

O encontro entre Lira e os gestores estaduais ocorreu na tarde desta terça-feira (2), na residência oficial da Presidência da Câmara. O presidente informou a criação de um grupo composto por um governador de cada região do País e representantes da Câmara, do Senado e do Ministério da Saúde para acompanhar a importação de insumos e a fabricação das vacinas no País. “Que esse encaminhamento seja dado com harmonia e calma para que possamos nos unir com uma vacinação mais rápida para todos os brasileiros”, afirmou.

Agência Câmara de Notícias

Foto: Tadeu Oliveira

Saúde é prioridade 

Nesta terça-feira (02), quem esteve no Palácio Auta de Souza foi o deputado Kleber Rodrigues. Ao lado do prefeito Emídio, Kleber anunciou que destinará para Macaíba três ambulâncias e uma máquina ultrassom, uma solicitação do chefe do Poder Executivo.

“Eu agradeço a Kleber em nome do povo de Macaíba pela atenção. Vamos diminuir o custo com as ambulâncias e, com relação ao aparelho de ultrassom, vivemos no dia a dia de nossa cidade e sabemos do sofrimento das mulheres para realizar o serviço”, declarou o prefeito. “É o mínimo que eu posso fazer por esse povo de Macaíba que me acolheu, me abraçou. Contem comigo para estar com vocês lutando pela cidade, aqui no estado e em Brasília”, afirmou o deputado.

Foto: Edeilson Morais

Saúde II

O prefeito Emídio Júnior também recebeu o deputado estadual Ubaldo Fernandes. No encontro também estiveram presentes o ex-vereador Thomas Sena e o produtor cultural Ionilo Ribeiro. Ubaldo informou ao prefeito Emídio que Macaíba será contemplada com uma emenda no valor de R$ 100 mil, valor este que será utilizado para compra de uma ambulância.

 

Presidente Jair Bolsonaro discursa após cerimônia de posse do Ministro de Estado da Cidadania, Joao Roma, e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onix Lorenzoni e sanção da Lei da Autonomia do Banco Central

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O presidente da República editou na noite desta segunda-feira (1º) um decreto e uma medida provisória que zera as alíquotas da contribuição do Programas de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS) e da Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) incidentes sobre a comercialização e a importação do óleo diesel e do gás liquefeito de petróleo (GLP) de uso residencial. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Em relação ao diesel, a diminuição terá validade durante os meses de março e abril. Quanto ao GLP, ou gás de cozinha, a medida é permanente. A redução do gás somente se aplica ao GLP destinado ao uso doméstico e embalado em recipientes de até 13 quilos. “As duas medidas buscam amenizar os efeitos da volatilidade de preços e oscilações da taxa de câmbio e das cotações do petróleo no mercado internacional”, informou a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Agência Brasil

O ex-candidato a vereador Fabian Dalinson deverá deixar o partido Podemos. Ao Macaibei, Fabian afirmou “Ainda estou pensando a respeito, mas sim, pretendo me desfiliar do PODEMOS, por não compreender algumas atitudes tomadas pelo partido na última eleição”.

Em Macaíba, o Podemos é liderado pelo ex-candidato a prefeito Janssen Motos, no qual a sigla disputou o legislativo com oito candidatos, Fabian foi o segundo mais votado obtendo nas urnas 297 votos.

 

O Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente a saída de um dos seus principais quadros políticos, Professor João Marques. João é um dos fundadores do PT a nível municipal que durante mais de 30 anos militou na legenda sendo candidato ao cargo de vereador, prefeito, deputado estadual, e militando inclusive na defesa dos direitos humanos no cenário tumultuoso, obscuro e sem a devida resposta que foram os anos 90.

O nome mais expressivo da esquerda em Macaíba marcou o campo das lutas quando travou intensos debates e encampou as lutas, que garantiram conquistas aos trabalhadores(as) em educação incentivando inclusive a criação do primeiro sindicato destes servidores municipais o SINSEMAC.

O companheiro João Marques deixou o PT ainda ano passado, mas sua contribuição histórica permanece sendo base para que o PT continue na trajetória que sempre manteve na luta social no partido. Por decisões pessoais do ponto de vista eleitoral e compreensivo sobre o cumprimento do estatuto do partido, ele decidiu seguir uma nova jornada tornando pública sua saída definitiva do PT.

Cabe a nós militantes petistas, resguardar na história o devido espaço que cabe ao grande companheiro de lutas neste município e neste estado, que muito nos honra.

João sabe que a cadeira estará sempre reservada, e que seu retorno já é aguardado pela militância, que sabe que sua saída não nos faz arregar da luta na defesa de nossas bandeiras, mas nos obriga a aprender a caminhar sem sua militância e orientações internas mesmo que tristes, mas gratos pela grande contribuição que deu ao nosso partido, ao nosso Partido dos Trabalhadores.

Cícero Militão

Executiva municipal do PT

 

Foto: Assecom

O vice-prefeito Netinho França participou de uma reunião juntamente com o prefeito Emídio Júnior sobre o Plano de Mobilidade Urbana de Macaíba, na última sexta-feira (26). Também estiveram presente o secretário de Trânsito e Transporte, Carlos Soares e o comandante do CIOSP-RN, coronel Macedo.

De acordo com o secretário Carlos Soares, o plano contemplará a reorganização do trânsito da cidade, sinalização eletrônica, horizontal, possibilidade de criação de binários entre outros pontos, para termos um trânsito melhor, que beneficie a população. A estrutura e todas as metas foram apresentadas pelas engenheiras civis Laura Souza, especialista em Engenharia de Tráfego e Monalisa Paiva, especialista em Geoprocessamento e Georreferenciamento.

Ainda na sede da Prefeitura, o vice-prefeito participou de uma reunião sobre a implantação do sistema de videomonitoramento. O encontro contou com a participação do prefeito Emídio e dos secretários municipais Raimundo Luís (Chefe de Gabinete), Sócrates Vieira (Administração e Finanças); Rondinelli Malheiros (Procuradoria Geral) e Odilon Benício (Tributação).

Assessoria

Ex-presidente do diretório municipal do PT em Macaíba, o professor João Marques deixou a sigla que por mais de trinta anos militou. João era a maior liderança política do partido na cidade, ao Macaibei o professor afirmou “Não pretendo participar de nenhuma agremiação partidária. Tenho um respeito pelo PT e por seus dirigentes, pelos quais nutro uma grande amizade. Mas não pretendo participar de grupos partidários, Continuo na luta sindical, hoje faço parte da direção do Sinte Macaíba e coordeno a Comissão de Direitos Humanos em Macaíba. Continuo com meus princípios socialistas, mas preferi exerce-los hoje, fora das amarras burguesas partidárias” finalizou.

 

Encontro com Ciro Gomes em 31 de maio - Clube de Engenharia

Em entrevista à Folha de São Paulo, o ex-ministro Ciro Gomes voltou a defender “uma amplíssima união de centro-esquerda” para derrotar o presidente Jair Bolsonaro em 2022.

“Nesse quadro de hiperfragmentação, quem for contra o Bolsonaro no segundo turno tem tendência de ganhar a eleição. O menos capaz disso é o PT. Por isso, a minha tarefa é necessariamente derrotar o PT no primeiro turno”, afirmou.

O pedetista disse também que o ex-presidente Lula escolheu Fernando Haddad como pré-candidato “porque não fará sombra a ele nem hoje nem jamais”. “Ou seja, quer replicar a escolha da Dilma [Rousseff]”, disse.

Fonte: O Antagonista