Arquivo diário: terça-feira, setembro 23, 2025

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende votar no Plenário, na próxima semana, a proposta que concede isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil (PL 1087/25).

Segundo ele, o relator do projeto, deputado Arthur Lira (PP-AL), vai discutir o texto com os líderes partidários amanhã (23). A ideia é que eles busquem apoio em suas bancadas.

Ao participar de evento promovido pelo BTG Pactual, em São Paulo, nesta segunda-feira (22), Motta afirmou que a medida representa avanços em termos de justiça tributária. “Chegou o momento de levar [o texto] ao Plenário. Entendo que o trabalho realizado na comissão pode ser mantido no Plenário, mas cada partido, claro, pode apresentar destaques e emendas.”

Motta ressaltou que o Plenário é soberano, mas é preciso ter responsabilidade, porque a decisão afeta as contas públicas. Ele não acredita que as compensações para a isenção sugeridas pelo governo sejam retiradas do texto pela oposição, o que implicaria uma crise fiscal.

Reforma administrativa
O presidente também destacou a urgência da reforma administrativa, que, segundo ele, está cada vez mais madura. A proposta deve ser entregue para análise e debate dos parlamentares nos próximos dias.

Motta defendeu mudanças no serviço público que valorizem a meritocracia e aumentem a produtividade.

“Vamos entregar serviços públicos de qualidade com a rapidez e a eficiência que a população precisa”, disse.

Agência Câmara de Notícias

Operação prende seis suspeitos de homicídios em Goianinha — Foto: Cedida

Foto: Cedida

Seis pessoas foram presas e um adolescente apreendido nesta terça-feira (23) durante a segunda fase da Operação Hades, deflagrada pela polícia em Goianinha, na Grande Natal, e em Natal.

Segundo a investigação, os detidos são suspeitos de envolvimento em pelo menos nove assassinatos registrados somente este ano em Goianinha.

De acordo com a Polícia Civil, os presos fazem parte de uma facção criminosa que disputa território com um grupo rival pelo controle do tráfico de drogas na região.

Além das prisões, a ação resultou na apreensão de duas pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, munições e porções de crack e cocaína, ainda em processo de contabilização.

Das seis prisões, quatro ocorreram em Goianinha e duas em Natal. O adolescente apreendido também é apontado como integrante do grupo criminoso. No total, sete pessoas foram detidas.

A operação contou com participação da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER), que utilizou o helicóptero Potiguar 02. Também atuaram a CIOPAR/Patrulha Rural e a Força Tática do 5º Batalhão da PM.

Segundo a Polícia Civil, a operação leva o nome de Hades em referência ao deus do submundo na mitologia grega.

G1 RN