Área Policial Arquivo

Homem de 20 anos foi preso após PRF perceber assalto a motorista por aplicativo na Grande Natal. — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Um homem de 20 anos foi preso pela Polícia Rodoviária Federal ao ser flagrado assaltando um motorista de aplicativo de viagens na Grande Natal.

O caso aconteceu por volta das 21h30 da sexta-feira (25) na altura do quilômetro 110 da BR-101 em São José de Mipibu.

Segundo a corporação, o assaltante havia pedido uma corrida pelo aplicativo Uber e anunciou o assalto, usando um simulacro de pistola – uma arma falsa.

No entanto, a equipe da PRF percebeu a situação, abordou os ocupantes do carro e frustrou o crime em andamento.

A ocorrência foi encaminhada à Delegacia Plantão da Zona Sul de Natal.

G1 RN

Arquivos RN-160 - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Foto: Ilustrativa

Duas tentativas de assalto foram registradas na RN-160, em Macaíba. Nesta última quinta-feira (24), a primeira tentativa de assalto aconteceu próximo a Escola Agrícola de Jundiaí, onde a vítima conduzia seu veículo na rodovia, quando os criminosos saíram da mata e tentaram abordar o veículo, ao perceber a ação o motorista acelerou e conseguiu fugir. A segunda tentativa de assalto aconteceu na mesma noite, desta vez próximo aos aviários em Canabrava, um morador conduzia seu veículo quando dois criminosos pularam na frente do veículo, o motorista não parou e seguiu o seu destino, um dos assaltantes ainda atirou contra o veículo, mas não o atingiu, destaca a página Lagoense Notícias.

 

Momento em que suspeito de ataque em escolas é preso em Aracruz, ES — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Reprodução

O assassino que invadiu duas escolas e deixou três pessoas mortas e outras 11 feridas em Aracruz, no Espírito Santo, foi preso no início da tarde desta sexta-feira (25).

A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande (PSB) pelo Twitter. Na publicação, ele disse que equipes de segurança conseguiram prender o atirador.

Segundo a polícia, ele havia usado um carro na ação e na fuga. O veículo estava com a placa parcialmente encoberta, mas pelos números restantes foi possível identificar o endereço do atirador.

Ele foi preso cerca de quatro horas após o ataque em sua casa, em Aracruz. Detalhes da identidade do assassino não foram divulgadas pela polícia.

O ataque

 

O crime aconteceu por volta das 9h30 na Escola Estadual Primo Bitti e em uma escola particular que fica na mesma via, em Praia de Coqueiral, a 22 km do centro da cidade. Aracruz, onde o ataque aconteceu, fica a 85 km ao norte da capital.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o autor invadiu a escola estadual com uma pistola e fez vários disparos assim que entrou no estabelecimento de ensino. Depois, foi até a sala dos professores e fez novos disparos. Na unidade, dois professores foram mortos.

Na sequência, ele deixou o local em um carro e seguiu para a escola particular Centro Educacional Praia de Coqueiral, que fica na região. Na unidade, um aluno foi morto.

Após o segundo ataque, o atirador fugiu em um carro. Ele foi encontrado horas depois e preso.

Ao todo, dois professores e um aluno foram mortos. As identidades e idades não foram divulgadas. Onze pessoas foram baleadas, uma delas teve de ser resgatada pelo helicóptero ao hospital.

Segundo os dados do Censo Escolar de 2021, a escola Primo Bitti tem cerca de 500 alunos matriculados. O governo estadual não confirmou quantos alunos estavam no local no momento do atentado.

G1 ES

Reprodução

Uma mulher de 27 anos foi assassinada, na noite desta quarta-feira (23), dentro de casa, na rua Havaí, no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, região Metropolitana de Natal. Thayla Taiane da Silva estava com uma filha de nove anos e um filho de cinco anos quando acabou surpreendida pelos executores.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de quatro homens chegaram no endereço em um carro de cor preta e estacionaram na frente do imóvel. Dois deles desceram e pularam o muro matando Thayla com tiros no peito e na cabeça, as duas crianças viram toda a cena do homicídio. Há alguns meses o marido da vítima foi também assassinado na cidade de Macaíba, a polícia investigar a relação entre os dois casos.

Portal BO

Prefeitura de Macaíba divulga programação para celebrar aniversário de 144  anos de emancipação política - Prefeitura Municipal de Macaíba

Reprodução

Macaíba, na Grande Natal, destacou no último ano por uma série de operações policiais de repercussão no Estado. Localização de criminosos procurados, operações contra facções criminosas, grandes apreensões de contrabando e drogas. Contudo, o que poderia significar um Município sofrido com a criminalidade é, na verdade, uma vitória da segurança pública.

Afinal, foi graças a essa atuação forte das polícias que a cidade conseguiu reduzir em quase 50% o índice de criminalidade. Segundo a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminais (COINE), da Secretaria Estadual de Segurança Pública, foram 63 homicídios registrados em 2021, contra apenas 33 em 2022, comparando o período entre janeiro e outubro deste ano.

“Esse resultado é fruto das intensas intervenções diretas da polícia nas áreas mais sensíveis da cidade, usadas como ponto de refúgio dos criminosos. Por isso, com grande número de pontos de venda e depósito de drogas e armas”, afirmou o delegado Cidorgeton Pinheiro, em contato com o Portal 96.

Segundo o policial, o sufocamento desses grupos de criminoso, com prejuízos na comercialização de drogas e com a identificação e prisão dos seus líderes, resultou ainda na perda da organização nas atuações ilícitas, permitindo outras muitas prisões a apreensões de armas e drogas.

“Ao final, foram muitas prisões importantes, tirando do convívio social alguns dos criminosos mais atuantes e violentos da região, ao mesmo tempo que tem permitido robustecer investigações qualificadas que estão em andamento na 20ª DP, o que permitirá manter em cárcere todos esses criminosos atuantes na região, bem como outros que ainda não foram alcançados e presos, na forma da lei”, acrescentou.

HISTÓRICO SANGRENTO

Em 2021, um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que dois municípios potiguares aparecem no ranking das 15 cidades mais violentas do país: Macaíba (7º) e São Gonçalo do Amarante (12º), ambos localizados na Região Metropolitana de Natal. O estudo levou em consideração o número de homicídios dolosos entre 2018 e 2020 e pretende orientar o Programa Nacional de Enfrentamento de Homicídios e Roubo, do Ministério da Justiça e da Segurança Pública (MJSP).

GRANDE NATAL

Vale lembrar que Macaíba, apesar de destaque nos números absolutos, não é a única da Grande Natal a aparecer bem na redução de homicídios em comparação a 2021. Natal também reduziu, com menos 14%.

Percentualmente falando, os destaques foram Vera Cruz, Bom Jesus e Arez. Veja o quadro abaixo:

Com informações do Portal 96 FM

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Três homens foram presos e quase 300 metros de cabos furtados de uma empresa de telefonia apreendidos na tarde desta terça-feira (22) na cidade de Macaíba, na Região Metropolitana de Natal.

Todo o material estava escondido dentro de um veículo que era ocupado pelos três suspeitos, que foram presos em flagrante por policiais militares que se depararam com o material furtado no momento da abordagem.

Os três homens foram autuados na Central de Flagrantes e serão encaminhados para Audiência de Custódia.

Portal da Tropical

Um pai denunciou à polícia o próprio filho, que teria usado a moto e a farda dele para fazer assaltos em Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal. O jovem foi detido pela Polícia Militar na manhã de segunda-feira (21) e levado para a delegacia de plantão.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 9h as equipes de serviço receberam informações de que um homem estaria usando uma motocicleta de cor verde para realizar os assaltos.

Algumas vítimas dos assaltos conseguiram registrar a placa do veículo e começaram a repassar as informações sobre o assaltante, além de imagens de câmeras de segurança que mostravam alguns dos crimes, em grupos de aplicativo de mensagens.

De acordo com a 7ª Companhia Independente da PM, um dos denunciantes foi o próprio pai do suspeito, que trabalha como mototaxista.

Ao tomar conhecimento dos assaltos, o homem procurou a polícia, reconheceu que a moto e a farda eram dele, mas disse que quem utilizando os equipamentos para assaltos era seu próprio filho.

O homem ainda ajudou a polícia a localizar o suspeito. Após diligências, os policiais militares conseguiram localizar e deter o jovem, que confessou ter realizado alguns roubos e algumas tentativas.

Várias vítimas procuraram a polícia e relataram que o suspeito utilizava também uma bicicleta para cometer os delitos. Com a confissão e reconhecimento das vítimas o suspeito foi conduzido a Delegacia de Plantão da Zona Norte e permanece à disposição da Justiça.

G1 RN

Animais foram encontrados com sinais de desnutrição, desidratação e doenças em Pium, na Grande Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi

Um abrigo de animais em Pium, no município de Nísia Floresta, na Grande Natal, foi interditado na tarde desta sexta-feira (18) por maus-tratos. Os animais foram recolhidos por cinco ONGs.

A interdição foi feita por policiais civis da Delegacia de Nísia Floresta. De acordo com o delegado José Medeiros, os animais estavam desnutridos, desidratados e com doenças.

A quantidade de animais resgatados não foi divulgada pela Polícia Civil. Na primeira visita para investigação do policiais, no dia 23 de outubro, eles encontraram mais de 120 gatos e de 100 cães.

O delegado explicou que a investigação ainda vai apurar a responsabilidade da proprietária do abrigo, mas que atualmente o local não dava conta de cuidar do número de animais que recebia.

“Viemos aqui no dia 23 e foi constatado diversos animais em situação de desnutrição, desidratação, doença do carrapato, leishmaniose, e pulgas. A delegacia está apurando ainda a responsabilidade da proprietária, ela vai ser ouvida na próxima semana, mas até o momento, durante a busca, a gente conseguiu fazer um levantamento junto ao Itep e o Centro de Zoonoses para averiguar tecnicamente toda essa situação”, reforçou.

Algumas pessoas que chegarm a encontrar animais em situação de rua e doaram ao abrigo contaram aos policiais que visitaram os animais tempos depois e viram uma piora no estado de saúde.

“Esses animais vinham definhando. Há vários relatos de particulares que traziam os animais para cá para serem cuidados, eles definhavam, e eles pediam de volta e ela não dava de volta e eles acabavam eutanasiados”, contou o delegado José Medeiros.

“Ela [a proprietária] não tem capacidade de cuidar desses animais. Nessa quantidade o abrigo não estava dando conta. Por isso estão sendo retirados”, disse.

Segundo o delegado, a proprietária do local também está proibida de receber qualquer animal.

G1 RN

Na madrugada desta sexta-feira (18), por volta das 03:30 horas, policiais militares do 11° BPM foram acionados, a fim de averiguarem uma ocorrência de arrastão a uma residência no Campo da Santa Cruz, centro de Macaíba.

De acordo com a denúncia, cinco criminosos, encapuzados e armados, teria arrombado uma casa e rendido uma família, mediante grave ameaça, enquanto subtraiam seus pertences.

Em razão disso, os policiais se deslocaram ao endereço apontado, ocasião em que constaram a veracidade dos fatos e deram início as diligências.

Logo depois, em uma região de matagal, nas proximidades do Morada da Fé, conseguiram localizar e recuperar, além do automóvel das vítimas, outros bens subtraídos durante a ação dos criminosos.

Buscas foram realizadas, entretanto nenhum dos suspeitos foi localizado. Já todo o material apreendido foi restituído, posteriormente, aos seus proprietários.

Operação na Grande Natal cumpre mandados contra grupo suspeito de tráfico de drogas no RN — Foto: PF/Divulgação

Foto: PF/Divulgação

Uma operação da Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública comandada pela Polícia Federal cumpriu cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa de tráfico de drogas que atua em todo o Rio grande do Norte.

A Operação Veios II foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (17) e cumpriu mandados em NatalSão Gonçalo do Amarante e Ceará Mirim, na região metropolitana da capital.

Cerca de 25 policiais participaram da ação. Segundo a PF, com o avanço das investigações após a primeira etapa da operação deflagrada em 19 de abril deste ano, foi possível identificar outros integrantes do grupo investigado.

“Os detidos serão encaminhados à sede da Polícia Federal no Rio Grande do Norte e posteriormente ao sistema prisional, onde permanecerão a disposição Justiça”, informou a PF.

O nome da operação, segundo a corporação, é uma alusão à “Batalha de Veios”, na qual o Exército Romano realizou um cerco à cidade etrusca de Veios, com estratégias bem-sucedidas, que levaram Roma a vitória e conquista do território.

G1 RN

Nesta quarta-feira (16), por volta das 20:00 horas, policiais da Força Tática do 11° BPM realizavam patrulhamento em Mangabeira, quando tomaram conhecimento de que indivíduos, em um HB20, de cor branca, teriam realizado um arrastão a um grupo de pessoas.

De posse dessas informações, os policiais deram início as diligências, de modo que, logo depois, se deparam com um carro com as mesmas características.

Ao tentarem se aproximar, o veículo, desobedecendo a ordem de parada, arrancou bruscamente e saiu em alta velocidade pela via.

A partir desse momento, a FT11 passou então a fazer o devido acompanhamento, quando nas proximidades do Village de Prata, zona oeste de Natal, houve um confronto. Os criminosos efetuaram disparos na direção aos policiais e estes, por sua vez, revidaram aquela injusta agressão.

Os homens, porém, conseguiram se evadir a pé, por uma região de matagal, deixando para trás o seguinte material:

01 automóvel roubado;
01 arma de fogo de fabricação caseira do tipo espingarda calibre 12 municiada;
01 munição calibre 12;
02 gandolas camufladas;
02 cartões de banco;
02 bolsas de mão;
01 carteira porta-células;
02 óculos de sol;
Outros objetos de uso pessoal.

Todo o material foi devidamente apreendido e encaminhado à Delegacia de Plantão.

 

11º BPM (Via Instagram)

Giroflex, Polícia Militar RN — Foto: Raiane Miranda

Foto: Raiane Miranda

Um homem que trabalhava como segurança foi assassinado a tiros na frente de casa, na Zona Norte de Natal, na madrugada desta quarta-feira (16). O crime aconteceu por volta de 1h na Rua Josivaldo Gomes, no bairro Pajuçara, segundo a polícia. Nenhum suspeito foi preso.

A vítima foi identificada como José Heriberto Silva de Moura, de 55 anos.

Segundo relatório da Polícia Civil, Heriberto estava no quintal da casa quando foi surpreendido por dois homens que o executaram com tiros de uma arma de fogo de grosso calibre.

“O crime pode ter relação com a atividade de segurança desempenhada pela vítima”, registra o relatório do delegado de plantão.

Acionado logo após o crime, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) foi informado por testemunhas que o crime teria acontecido na frente da esposa da vítima. Uma viatura do 4º Batalhão da Polícia Militar foi enviada ao local e confirmou o caso.

Segundo a Polícia Militar, testemunhas informaram que os dois criminosos teriam se aproximado da casa da vítima em uma motocicleta e atiraram várias vezes contra ele, que estava na área externa do imóvel.

José Heriberto morreu no local, antes de qualquer socorro médico. Os criminosos fugiram do local e não foram localizados até a publicação desta matéria.

O caso será investigado pela Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

G1 RN

Nesta segunda-feira (14), por volta das 09:00 horas, policiais do 11° BPM tomaram conhecimento de que um veículo fora supostamente abandonado no Ferreiro Torto, mais precisamente em uma área de canavial.

De imediato, os policiais se deslocaram à região apontada na denúncia e lograram êxito ao localizarem o referido automóvel, o qual havia sido tomado de assalto durante a madrugada.

Após as devidas averiguações, o bem foi restituído ao seu proprietário.

11º BPM (Via Instagram)

Na madrugada desta segunda-feira (14), uma residência foi arrombada no distrito de Mangabeira, em Macaíba. De acordo com informações de um parente das vítimas, os criminosos tentaram arrombar um mercadinho, ao não conseguirem foram para a residência ao lado.

O arrombamento aconteceu por volta de 1h30 da madrugada e os criminosos passaram cerca de duas horas na residência. Foram roubados celulares, aparelhos de televisão e dinheiro.

Neste domingo (13), por volta das 17:30 horas, policiais militares do 11° BPM realizavam patrulhamento pelo Alfredo Mesquita, quando na Rua Potengi, próximo à quadra de esportes, se depararam com um indivíduo, o qual ao perceber a viatura, tentou se evadir, mas foi detido.

Com o suspeito, os policiais apreenderam o seguinte material:

Porções de maconha;
Sacos para embalo de entorpecentes;
Trituradores de drogas;
Diversas embalagens de seda;
Cachimbo artesanal;
Aparelho celular;
R$ 300,00 em dinheiro fracionado;

Em razão disso, o homem, juntamente com todo o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia, onde foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de entorpecentes.

11º BPM (Via Instagram)