Área Policial Arquivo

Com novo Plano Diretor, Prefeitura incentiva desenvolvimento de Macaíba

Foto: Reprodução/Ilustrativa

A violência que teve início nesta última terça-feira (14) em Macaíba, vem afetando o comércio da cidade. Na tarde dessa quinta-feira (16), era 15h quando diversos lojistas resolveram baixar as portas e irem para suas residências. Com baixo movimento nas ruas e a sensação de medo, parte dos lojistas preferiram a precaução. Já na manhã de hoje (17), algumas lojas resolveram não abrir e colocaram seus funcionários para trabalhar em home office.

Macaíba foi uma das cidades que mais registrou ataques na Grande Natal, até 08 dessa quinta-feira, foram registrados 11 ataques. Veículos foram incendiados, prédios públicos atacados e até um motorista do transporte público foi baleado. Essa onda de violência vem fazendo com que parte de população não saia de casa.

A polícia atua constantemente para encontrar os suspeitos que promoveram essa onda de violência na cidade.

Foto: divulgação

A Segurança Pública do Rio Grande do Norte será reforçada nesta sexta-feira (17). O efetivo em operação no Estado terá incremento com 30 policiais militares do Ceará e outros 30 PMs da Paraíba, além de três helicópteros (um de cada estado e uma terceira aeronave cedida pela Polícia Rodoviária Federal.
O reforço na segurança é uma medida adotada pelo governo estadual em ação cooperativa com os governadores dos estados vizinhos para combater os atos criminosos.

Os policiais militares cearenses e paraibanos vão atuar em Natal e em outros municípios do Rio Grande do Norte, em operações conjuntas com as forças de segurança estaduais.

Além dos policiais cedidos pelos estados vizinhos, o Rio Grande do Norte recebeu 100 agentes da força nacional que já estão trabalhando de forma ostensiva em apoio ao efetivo das forças estaduais de segurança pública, que atuam diuturnamente em todo o território potiguar. Outros 90 PMS da Força Nacional e mais 30 policiais penais federais devem desembarcar no RN também nesta sexta.

A expectativa é que o reforço na segurança traga resultados positivos e ajude a reduzir os índices de criminalidade no estado.

Blog do BG

Em Macaíba, ônibus escolar e carro ficaram destruídos após criminosos colocarem fogo — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

O Jornal das 6, da 96 FM, exibiu hoje (16), com exclusividade, um documento produzido pelo próprio Governo do RN e que detalha todas as ocorrências registradas e classificadas como tendo possível relação com o “salve” decretado por uma facção criminosa.

Com relação aos números, computados até as 8h desta quinta-feira (16), apontam que houve 74 incêndios e outras 18 tentativas de incêndio criminoso. Como hoje já existiram outros durante esta quinta, como o caso na Redinha e agora a noite, no KM-6, é possível dizer que a marca dos 100 já deve ter sido até superada. Em todas as regiões do Estado tiveram ataques da facção criminosa.

As cidades com maior número de ataques foram Natal, Parnamirim e Macaíba, todas elas localizadas na Região Metropolitana. No interior também houve registros das ações criminosas, porém em uma frequência menor.

Com informações do Portal 96 FM

Confira os números:

 

Uma mala deixada na rotatória da avenida Jundiaí, em Macaíba, mobilizou diversas viaturas e o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) teve que ser acionado. A mala preta deixada na rua estava sob suspeita, pois, ninguém sabia o que havia dentro. Populares relataram nas redes sociais que um cidadão bastante conhecido na cidade havia passado no local com a referida mala.

Diante da suspeita, o BOPE foi acionado e logo após chegar ao local, isolou a área e explodiu a mala. O que havia dentro da mala ainda é desconhecido do público. Um homem suspeito de ter deixado a mala no local foi detido.

Veja o momento quando a mala foi explodida.

Foto: Reprodução

O Fórum da Justiça localizado na rua Ovídio Pereira, em Macaíba, foi alvo de tiros na tarde desta quarta-feira (15). Um dos disparos de arma de fogo atingiu a porta de entrada e a fachada do prédio. Nenhum servidor foi atingido, e até o presente momento nenhum suspeito foi preso.

Macaíba foi uma das cidades mais atacadas nesta quarta-feira (15) durante essa onda de violência no Rio Grande do Norte.

Foto: TV Tropical/ Depósito da prefeitura alvo de criminosos

Nas últimas 24h Macaíba foi uma das cidades mais atacadas pelo crime organizado no Rio Grande do Norte. Na noite desta quarta-feira (15), duas unidades de saúde sofreram tentativa de incêndio, a primeira foi o posto de saúde do bairro Alfredo Mesquita. Moradores ouviram diversos disparos de arma de fogo, logo em seguida foi visualizado que estava saindo fumaça do prédio.

Como a polícia estava em uma outra ocorrência no conjunto Tavares de Lira, rapidamente chegou na unidade de saúde, assim como uma viatura do Corpo de Bombeiros que conteve as chamas. Em um pequeno intervalo de tempo, o Posto da Maré também foi alvo de ataque.

Os criminosos através dos fundos do prédio, tentaram incendiar o local. Imediatamente o Corpo de Bombeiros saiu do bairro Alfredo Mesquita e realizou os procedimentos de contenção das chamas. Macaíba viveu uma noite de terror.

Sem ter a força de uma guarda municipal, os prédios públicos de Macaíba estão vulneráveis. Pela manhã de ontem, um depósito da prefeitura foi alvo de ataque. O local que servia para abrigar mobília velha foi incendiado no bairro Vila São José, o que causou medo nos vizinhos. A fumaça era vista do centro da cidade, logo o Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu conter o avanço do fogo.

4 ônibus de turismo foram incendiados durante a madrugada desta quarta (15) em Natal — Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

Foto: Vinicius Marinho/Inter TV Cabugi

As ordens para os ataques criminosos registrados desde a madrugada de terça-feira (14) no Rio Grande do Norte foram motivadas por exigências como aparelhos de televisão e visitas íntimas, para presos do sistema penitenciário estadual. A afirmação foi feita pelo secretário de Segurança Pública, Francisco Araújo, na manhã desta quarta-feira (15).

“Pelas reivindicações, eles querem televisão, querem sistema de iluminação, visita íntima, coisa que o sistema prisional não está atendendo porque está cumprindo a lei de execução penal”, afirmou.

Os ataques já atingiram 24 cidades no estado e tem como alvos prédios públicos, comércios e veículos. Duas pessoas ficaram feridas e outras duas morreram em confronto com a polícia.

Reprodução

O mais recente boletim emitido pela Polícia Militar às 09h50 desta quarta-feira (15) mostra a prisão de 30 suspeitos de envolvimento nos ataques criminosos ao Rio Grande do Norte. Além disso, os órgãos de segurança apreenderam artefatos explosivos, armas de fogo, galões de gasolina, dentre outros, destaca o Blog do BG.

Veja os números completos:

BALANÇO DAS AÇÕES

30 suspeitos presos (sendo 1 adolescente, 3 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina e 1 suspeito encaminhado ao hospital)
7 armas de fogo apreendidas
1 simulacro de arma de fogo apreendido
30 artefatos explosivos apreendidos
8 Galões de Gasolina apreendidos
5 motos apreendidas
2 Carro apreendidos
Dinheiro
Drogas
Munições

 

Macaíba é uma das cidades que mais vem sofrendo com os ataques do crime organizado que vem sendo acontecendo nas últimas 24 horas. Foram incendiados quatro veículos, sendo um ônibus e três carros, dois deles pertencem a frota do município. Dois prédios públicos foram atacados, um foi o prédio abandonado às margens da RN-160, na comunidade Araçá, o outro prédio foi a Escola Estadual Mariluza, localizada no loteamento Santo Antônio.

Durante os ataques ao transporte público, dois motoristas foram baleados, um caso foi em Natal e o outro em Macaíba. Os ataques começaram durante a noite de segunda-feira e acontecerão até a madrugada de hoje (15). Pelo menos 20 cidades foram alvo de ataques.

 

Em Macaíba, ônibus escolar e carro ficaram destruídos após criminosos colocarem fogo  — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Foto 1: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

 

Foto 2: Carro da Prefeitura alvo no Campo da Santa Cruz

 

Foto 3: Ônibus onde motorista foi baleado

 

Foto 4: Escola alvo de incêndio

 

Foto 5: Incêndio no prédio so Araçá

Foto: Reprodução

Durante a madrugada desta quarta-feira (15), a Escola Estadual Professora Mariluza, localizada no loteamento Santo Antônio, em Macaíba, foi invadida e houve tentativa de incêndio. Uma das salas invadidas foi dos professores, onde colocaram fogo em um objeto sobre a mesa onde os servidores da instituição se reúnem.

Um outro objeto próximo a uma das janelas da sala também foi incendiado.

Foto: Gustavo Brendo/Inter TV Cabugi

O Sindicato dos Transportes Rodoviários do RN (Sintro) informou, na noite desta terça-feira, que os ônibus só voltarão a circular, a partir das 6h desta quarta-feira (15), caso a segurança esteja normalizada na capital, diante dos ataques incendiários contra a frota do transporte coletivo. A entidade observa o direito legal à segurança no exercício do trabalho da categoria e condiciona, dessa forma, o retorno do serviço prestado à população.

Em Nota, o Sintro-RN também repudiou os ataques criminosos aos transportes coletivos e profissionais do setor, sugerindo a formação de um gabinete de crise, com a participação de representantes do segmento e governo do Estado. “Queremos a segurança nos principais corredores da cidade, policiamento ostensivo nos principais terminais e pontos de concentração da cidade. Informamos ainda que, enquanto se mantiver esta situação, não teremos como circular no horário noturno”, cobrou o sindicato.

Tribuna do Norte

Foto: Reprodução

Os ônibus da Trampolim da Vitória que atuam no transporte intermunicipal de Macaíba foram recolhidos devido a onda de ataques e incêndios nesta terça-feira (14), destaca reportagem do Macaibei. Inclusive um motorista da empresa foi baleado no início da tarde nas proximidades da Escola Agrícola de Jundiaí.

A bala foi de raspão e o mesmo chegou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) consciente. Macaíba teve até o presente momento quatro veículos alvos de ataques, sendo um ônibus e três carros, sendo dois deles da frota das secretarias de Saúde e Assistência Social.

Foto: Reprodução

Em meio a onda de ataques criminosos, que incendiou três ônibus coletivos só na zona Leste de Natal, no intervalo de uma hora, o Governo do RN divulgou um balanço das ações de combate ao crime. Até às 16h, os números eram os seguintes:

BALANÇO DE AÇÕES DA PM

11 suspeitos presos
1 Foragido da Justiça recapturado
1 arma de fogo apreendida
18 artefatos explosivos apreendidos
2 Galões de Gasolina apreendidos
4 motos apreendidas
Dinheiro

Criminosos ateiam fogo em em ônibus em Parnamirim, na Grande Natal — Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

Toda a frota de ônibus de Natal está sendo recolhida para as garagens após novos ataques na cidade. A decisão foi tomada pelo Sindicato dos Trabalhadores e Transportadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro), em cuidado a vida dos operadores. Na última hora, dois veículos de transporte de passageiros foram queimados na zona Leste de Natal.

A decisão do sindicato veio após o incêndio de um ônibus no bairro de Mãe Luiza e outro na Praia do Meio, ambos durante a tarde desta terça-feira. Antes dos casos, o diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, já havia informado que os rodoviários estavam de prontidão para recolher toda a frota em caso de registro de atentados.

Tribuna do Norte