![]() |
| Foto panoramio |
![]() |
| Foto panoramio |

Na manhã de ontem, policiais rodoviários federais que fiscalizavam no Km 159 da BR 406, em Ceará Mirim/RN, abordaram o condutor de um micro-ônibus que fazia o transporte de passageiros de Ceará Mirim para Natal.
O motorista, de 39 anos, foi autuado por dirigir sob influência de álcool. No momento da abordagem 27 pessoas estavam no veículo.
Polícia Rodoviária Federal


O deputado Kelps Lima foi escolhido o relator do projeto de lei enviado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte que pede autorização para desmatar parte do Parque das Dunas, ao lado da Rodovia Engenheiro Roberto Freire, principal ligação para Ponta Negra, com o objetivo de executar uma obra de construção civil para a ampliação da rodovia.
A intenção do Governo do Estado é reduzir em 45 mil metros quadrados a área do Parque das Dunas e alargar a pista de asfalto para beneficiar a passagem dos carros.
Para conseguir realizar o projeto, que está orçado em cerca de R$ 270 milhões, e será pago com dinheiro público, o Governo depende da aprovação da Assembleia Legislativa.
Como vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia (CCJ), Kelps pretende entregar seu parecer nos próximos dias, após avaliar se há legalidade jurídica para a tramitação do projeto dentro do Parlamento.
O jornal de hoje

Pesquisa Datafolha concluída nesta quinta-feira (5) confirma a lenta tendência de queda de intenções de voto pela reeleição da presidente Dilma Rousseff. Em relação a maio, data do levantamento anterior, ela variou de 37% para 34%. Desde fevereiro, já caiu dez pontos percentuais.
Os principais adversários da petista, porém, não estão conseguindo tirar proveito disso. Juntos, eles somavam 38% na pesquisa anterior. Agora, recuaram para 35%.
Em relação a maio, os dois principais rivais de Dilma variaram negativamente. O senador Aécio Neves (MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, oscilou um ponto para baixo. Agora está com 19%.
Movimento mais brusco ocorreu com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), que recuou quatro pontos. Com 7%, ele aparece em situação de empate técnico com o Pastor Everaldo Pereira (PSC), 4%.
A nova rodada do Datafolha mostra que o que cresceu de forma notável entre maio e agora foi o total de eleitores que não sabem em quem votar, de 8% para 13%. Além disso, outros 17% afirmam que pretendem votar nulo, em branco ou em nenhum dos candidatos apresentados.
Combinados, esses números podem ser um sinal de forte desalento em relação à disputa. Na comparação com os mesmos períodos de eleições anteriores, a atual taxa de eleitores sem candidato (30%) é recorde desde 1989.
Folha de São Paulo

O Rio Grande do Norte recebeu, recentemente, um dos equipamentos anunciados como parte do “legado da Copa” para a área de segurança pública. Com investimento na ordem de R$ 8 milhões do Governo Federal, o helicóptero Potiguar 1, da secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foi equipado com um imageador térmico aéreo. Entre as missões, o Potiguar 1 vai auxiliar na escolta das delegações e autoridades que estarão em Natal durante o evento esportivo.
As imagens geradas pelo equipamento serão enviadas, em tempo real, para o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), instalado na Escola de Governo. O imageador chegou ao Estado há algumas semanas, mas foi apresentado à imprensa somente na manhã de ontem, dia 5. De acordo com a assessoria de imprensa da Sesed, nos últimos dias, agentes da secretaria e da Polícia Militar do Estado (PM/RN) realizaram treinamentos e testes com o equipamento de alta tecnologia.
O imageador pode ser usado diuturnamente para filmagens à a longa distância. À noite, as imagens são captadas por meio térmico. O aparelho contém sistemas de mapas digitais, gravação e de transmissão de vídeo em tempo real. O sistema permite a leitura da placa de um veículo a cerca 750 metros de distância e identificação de pessoas a 10 quilômetros. A transmissão de dados tem sistema com alcance superior a 50 quilômetros.
O equipamento foi instalado na parte externa do Potiguar 1, na parte dianteira da aeronave. O investimento de R$ 8 milhões é do Ministério da Justiça (MJ) através da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos (Sesge).
De acordo com o presidente da Comissão Estadual de Segurança Pública de Defesa Civil para Grandes Eventos (Coesge/RN) e delegado da Polícia Federal, Paulo Henrique de Oliveira Rocha, o imageador será utilizado em várias missões. Entre elas, está o auxílio às escoltas das seleções e comboios de autoridades. “O equipamento será usado em vários momentos. No momento das escoltas, o helicóptero vai à frente do comboio para captar imagens do trânsito e, se necessário, informar sobre a necessidade de mudança de rota”, contou. “É um aparelho muito importante. O custo é mais elevado do que o próprio helicóptero e ficará aqui no Estado após a Copa”, ressaltou.
Entre as atividades da Polícia Militar onde o imageador pode ser usado, destaca-se a vigilância e patrulha aérea, comando e controle de operações especiais, apoio à perseguição e captura, monitoramento ambiental e monitoramento de trânsito.
Tribuna do Norte

Matéria de março de 2013, não vamos escrever outra, pois não há nenhuma novidade, tudo se encontra do mesmo jeito.
Centro de Imagem e Diagnostico está com obra parada desde 2012, um prédio público que tinha prazo de conclusão para fevereiro de 2012, ao custo de aproximadamente R$ 640 mil está servindo para depredação e esconderijo para drogados, a falta de compromisso com a verba pública está explicita quando um gestor assina à ordem de serviço e não conclui a obra em sua gestão, deixando na cidade grandes elefantes brancos.
Não se sabe quando o prédio será concluído, espera- se que a prefeitura de Macaíba veja a importância do mesmo e conclua o centro de Imagem e Diagnostico que vai servir a população carente e que a população dessa cidade não precise sair de sua cidade para poder fazer um exame.

A governadora Rosalba Ciarlini assinou na manhã desta quinta-feira (5) um convênio na área de segurança pública com a prefeitura de Parnamirim, em solenidade realizada no Centro Administrativo da cidade. De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Eliéser Girão, a assinatura entre as administrações configuram uma ação mais ampla do que policiamento, construção de bases comunitárias e rondas ostensivas.
Rosalba declarou que a assinatura do convênio é o cumprimento de um sentimento de cidadania a que todos têm direito. “Estamos aqui junto com a comunidade, prefeitura, Câmara para encontrarmos caminhos para melhorar a segurança pública que acaba envolvendo todos os setores. Contamos também com o apoio do RN Vida e do Proerd para mostramos aos mais jovens também que o caminho da paz e do não uso de drogas é o que queremos”.

O Prouni (Programa Universidade para Todos) vai oferecer 115.101 bolsas na seleção do meio do ano, 28% a mais que no mesmo período do ano passado, informou nesta quinta-feira (5) o MEC (Ministério da Educação). A lista completa estará disponível a partir de amanhã (6) no site do Prouni na internet.
As inscrições, que vão do dia 9 ao dia 11 deste mês, devem ser feitas também pela internet, no site do programa.
As bolsas serão ofertadas em 22.943 cursos de 943 instituições privadas de ensino superior. A maior parte delas será integral e em cursos presenciais. Do total de bolsas, 73.601 são integrais, 32% a mais que as ofertadas no segundo semestre do ano passado. As parciais tiveram aumento de 21% sobre 2013 e serão 41.500. O número de bolsas em cursos presenciais aumentou 38%, passando para 90.466. As bolsas de cursos a distância serão 24.635, praticamente o mesmo número ofertado no ano passado.
![]() |
| Infectologista Henio Godeiro não acredita em surto de meningite no Estado. Fonte: Heracles Dantas |

A informação correu como rastilho de pólvora, na manhã desta quinta-feira: caso seja preterida no próprio partido, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) renunciaria ao governo do Rio Grande do Norte, entregando a gestão aos adversários do DEM, no caso, o vice-governador Robinson Faria (PSD) e o PT. Segundo fontes, ligadas a Carlos Augusto Rosado (marido de Rosalba e secretário-chefe do Gabinete Civil), que pediram sigilo, seria uma espécie de vingança do casal ao fato de estar sendo massacrado no DEM do senador José Agripino Maia, que trabalharia para naufragar a possibilidade de reeleição de Rosalba com objetivos nítidos de fortalecer o palanque de Henrique Eduardo Alves (PMDB) e Wilma Maria de Faria ao governo e ao Senado, respectivamente.
Há cerca de trinta dias, os bastidores da política foram tomados pela informação de insatisfação do casal que administra o Estado para com o próprio partido administrado pelo senado José Agripino Maia. Mesmo em dificuldades administrativas, Rosalba esperava um gesto político de Agripino pelo fato de ter permanecido no DEM quando foi convidada a migrar para o PSD. O gesto em favor de Agripino significou dificuldades para o governo e afastamento da base da presidente Dilma Rousseff.
Carlos Augusto, na oportunidade, teria dito: “Não trocarei uma amizade de mais de 40 anos que tenho com José Agripino justamente deixando o DEM no momento que ele assume a presidência”. Rosalba, assim, permaneceu no DEM e teria comido “o pão que o diabo amassou”, por falta de acesso aos cofres federais, dependendo, para colher convênios e recursos, da interveniência dos deputados Henrique Alves (PMDB) e João Maia (PR) e do ministro da Previdência Garibaldi Filho (PMDB).
REELEIÇÃO
Embora jamais tenha admitido publicamente o desejo de se candidatar à reeleição – a primeira manifestação dela foi durante a reunião interna do DEM, na segunda-feira passada -, Rosalba sempre trabalhou e desejou ser candidata. No entanto, está encontrando dificuldade por causa da articulação do atual presidente da Câmara, que quer ser candidato a governador. Tendo enfrentado um governo de dificuldades, a governadora não se envolveu em escândalos administrativos e apostou nisso como diferencial. Abandonada por aliados, ela esperava, ao menos, o apoio do próprio partido, porém, este tem sido negado. Por 45 votos a 10, os membros do diretório estadual decidiram, na última segunda-feira, que o DEM irá priorizar a disputa proporcional. A consequência dessa posição é o apoio às candidaturas de Henrique e Wilma, arquirrivais, hoje, de Rosalba Ciarlini.
Na avaliação do cientista político Antonio Spinelli, ao negar a legenda a Rosalba e levá-la para o palanque de Henrique e Wilma, Agripino leva a efeito um projeto pessoal que visa à reeleição dele em 2018 ao lado de Garibaldi. A ideia seria colocar no Senado em 2014 a única personalidade política do Estado que hoje representaria uma ameaça à reeleição futura de Agripino: Wilma de Faria. Se a ex-governadora for eleita agora para o Senado, a representação política do RN na Câmara Alta ficaria composta por Garibaldi, Agripino e Wilma, os três ex-governadores e ex-prefeitos de Natal. Em 2018, Agripino e Garibaldi disputariam sem concorrentes de peso suas respectivas reeleições. Na oportunidade, Wilma estaria apenas na metade do mandato, de oito anos.
No DEM, a não candidatura de Rosalba é tida como certa. Depois da derrota no diretório, segunda passada, a situação da governadora não deverá ser modificada quando da convenção, no próximo dia 15. A reunião da convenção deliberará a homologação da proposta de coligação aprovada pelo diretório. Também abordará a escolha de candidatos às eleições majoritárias e proporcionais de 2014, bem como sorteará os números dos candidatos. Rosalba, que já enfrenta dificuldades administrativas, poderá sair da convenção massacrada, abandonada pelo próprio partido que a colocou no poder.
O jornal de hoje

A partir deste sábado (07/06), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Rio Grande do Norte passará a contar com um importante reforço para os atendimentos durante a Copa do Mundo. Um helicóptero, cedido pelo Governo do Estado do Maranhão, servirá como apoio ao SAMU ficando disponível para o transporte aeromédico no período de 07 a 27 de junho.
A aeronave, modelo EC 145, tem capacidade para transportar até duas vítimas ao mesmo tempo e estará equipada com monitor cardíaco, ventilador mecânico, material de imobilização e outros equipamentos com padrão de uma Unidade de Suporte Avançado (USA).
A condução do helicóptero ficará a cargo de equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) do estado. “É um importante reforço para a nossa equipe e irá nos auxiliar em casos de atendimentos mais graves que necessitem de uma rápida remoção”, explicou Cecília Picinin, coordenadora geral do SAMU 192/RN.
Bases Temporárias Dentro do seu Plano Operativo para a Copa do Mundo o SAMU colocou em funcionamento, neste fim de semana, três bases descentralizadas temporárias nas praias de Pipa, Búzios e São Miguel do Gostoso, que funcionarão até o dia 15 de julho, servindo como retaguarda para as praias que demandarão um maior fluxo de turistas em função da Copa.
Uma ambulância de Suporte Básico (USB), contando com o apoio de um condutor e um técnico de enfermagem, ficará disponível em cada uma destas praias. “A ativação destas bases tem grande importância para estas regiões em função do potencial turístico destas cidades. Estamos disponibilizando viaturas com tração nas quatro rodas para facilitar o acesso às praias com áreas de dunas e, assim, permitir um socorro mais ágil para quem estiver circulando no litoral”, disse Cecília.
Defato.com
Na manhã desta quinta-feira (5), a Câmara Municipal de Macaíba aprovou e sancionou o projeto de lei enviado pela Prefeitura Municipal de Macaíba que diz respeito à doação de um terreno para construção da Delegacia da Polícia Civil, em Macaíba.
O terreno está localizado na Rua Sandra Dias, Centro, Macaíba, próximo à agência da Previdência Social, em Macaíba. A construção será de responsabilidade total do Governo do Rio Grande do Norte e deverá ser concluída em 12 meses, sob pena de reversão da propriedade para o município.
Assecom-PMM