Atletas-usuários do ISD são contemplados com Bolsa Atleta do Governo Federal

Quatro atletas-usuários do Instituto Santos Dumont (ISD), Organização Social localizada em Macaíba e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foram contemplados com o incentivo do Programa Bolsa Atleta, iniciativa do Governo Federal que patrocina atletas e paratletas de alto rendimento em competições nacionais e internacionais.

Alysson Silva, Francisco Silva, Oneill Andrews e Pablo Gustavo foram os atletas contemplados pela bolsa, sendo os três primeiros na categoria “Atleta escolar” e Pablo na categoria “Atleta nacional”. O programa federal concede financiamento a atletas de destaque em suas respectivas modalidades, com alto nível de participação e reconhecimento no cenário esportivo e paradesportivo.

Além de usuários das linhas de cuidado do ISD, Alysson, Francisco, Oneill e Pablo passaram a integrar o Centro de Referência Paralímpico ISD/Macaíba, inaugurado em 2023 com o apoio e parceria do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e da Prefeitura de Macaíba. O Centro promove o esporte paralímpico da iniciação ao alto rendimento, com o objetivo principal de promover a reabilitação e participação social através do esporte.

Para Pablo Gustavo, que, além de atleta-usuário, também integra o quadro funcional do ISD, o incentivo concedido pela bolsa é de suma importância para o investimento em áreas que vão do custeio de gastos básicos ao planejamento estratégico e rotina de treinos.

“Com a falta de patrocínios, a bolsa é um alicerce para cobrir o que hoje é uma luta, como manutenção da cadeira de rodas esportiva e equipamentos, até o planejamento para as competições mais importantes. Sem apoio, fica quase impossível pensar em viagens, inscrições em provas ou acessórios essenciais. Com estrutura mínima garantida, meu corpo e minha mente podem render o que realmente são capazes”, considera Pablo.

Fabíola Campos, preceptora fisioterapeuta e supervisora do Centro de Referência Paralímpico do ISD, explica que o trabalho do Centro é, inicialmente, o de reabilitação a partir do desenvolvimento e inclusão da pessoa com deficiência nos espaços que ela quer ocupar. A partir disso, progressivamente, a equipe multiprofissional do serviço passa a estimular a busca por oportunidades e pelo crescimento profissional no esporte.

“Ainda temos muito a avançar em relação ao incentivo de políticas públicas e financiamento de pessoas que praticam o paradesporto, mas já é uma realidade termos paratletas que conseguem ter o esporte como principal fonte de renda. Os Centros de Referência estão distribuídos em todo o Brasil operando com o carro-chefe de incluir a pessoa com deficiência nessa dinâmica da inclusão e do desenvolvimento pessoal e profissional”, explica a fisioterapeuta.

Exemplo desse fluxo é Alysson, que ingressou no ISD como usuário da linha de cuidado da Lesão Medular Infantojuvenil do Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Instituto. O jovem acredita que existem oportunidades crescentes para futuros atletas ou atletas já praticantes e reforça a importância do incentivo financeiro.

“O impacto do incentivo e do investimento é permitir que os atletas consigam atingir seus objetivos. Se o atleta pensar que não consegue concluir certas provas ou obstáculos, ele nunca vai chegar onde quer ou sonha”, diz Alysson.

Instituto Santos Dumont (ISD)

Administrador