Arquivo diário: sexta-feira, outubro 17, 2025

Foto: Elpídio Júnior/Câmara Municipal de Natal

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid), concluiu o inquérito que investigava a prática de transfobia contra a vereadora Thabatta Pimenta durante uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Natal, realizada no dia 20 de maio de 2025.

De acordo com o relatório final, duas mulheres e um homem foram indiciados pelos crimes previstos nos artigos 2º-A e 20 da Lei nº 7.716/1989, que tratam de condutas de discriminação e preconceito em razão de identidade de gênero.

A investigação teve como base depoimentos e vídeos que mostram a vereadora sendo alvo de ofensas e insultos transfóbicos proferidos por pessoas que estavam na galeria do plenário durante a sessão.

As diligências realizadas pela Decrid incluíram análise de imagens, oitivas de testemunhas e laudos periciais elaborados pela Polícia Científica. Os peritos confirmaram a correspondência de voz entre uma das investigadas e as falas ofensivas registradas em vídeo. Testemunhas ouvidas pela autoridade policial também confirmaram que os ataques foram direcionados especificamente à parlamentar por ela ser uma mulher trans, caracterizando o crime de discriminação por identidade de gênero.

O relatório destacou ainda que os atos de transfobia ocorreram em ambiente público e durante o exercício da função parlamentar da vítima. O inquérito foi encaminhado à Justiça para as providências cabíveis.

Novo Notícias

Padre flagrado com noiva de fiel faz revelação sobre o caso

Foto: Reprodução

O padre Luciano Braga Simplício foi afastado da Paróquia Nossa Senhora Aparecida em Nova Maringá (MT) após ser flagrado com a noiva de um fiel na casa paroquial, no último domingo (12). O caso teve repercussão na segunda-feira (13), após um vídeo que mostra o momento começar a circular nas redes sociais.

A paróquia informou que as missas não foram interrompidas e que agora são realizadas pelo padre Pedro Hagassis, de 76 anos. Ele recebeu a ordenação presbiteral em janeiro de 2011.

A paróquia desativou as redes sociais. Og1entrou em contato com o padre, a família da noiva e do noivo, mas os envolvidos optaram por não se pronunciarem sobre o caso.

O vídeo divulgado no início da semana viralizou nas redes sociais e na cidade, que tem pouco mais de 5 mil habitantes. Nesta quinta-feira (16), a Polícia Civil cumpriu quatro mandados de busca e apreensão nas casas dos suspeitos de vazar o vídeo que mostra a jovem.
G1 MG
Rio de Janeiro (RJ), 30/07/2025 - Motociclistas de aplicativos transitam pelas ruas do centro do Rio.  Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O número de pessoas que trabalham por meio de aplicativos cresceu 25,4% em 2024, na comparação com 2022. Nesse intervalo, o contingente de trabalhadores nessa condição passou de 1,3 milhão para quase 1,7 milhão. São 335 mil pessoas a mais. 

Nesse período, houve também aumento de participação desses trabalhadores no universo da população ocupada – pessoas com 14 anos ou mais de idade que trabalham.

Em 2022, os trabalhadores por meio de aplicativos eram 1,5% dos 85,6 milhões de ocupados, proporção que alcançou 1,9% dos 88,5 milhões de ocupados em 2024. 

Os dados fazem parte do módulo sobre trabalho por meio de plataformas digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o analista responsável pela pesquisa, Gustavo Fontes, explicações para esse aumento podem passar pelo fato de esses trabalhadores conseguirem mais renda; além da flexibilidade que a modalidade permite.

“Essa possibilidade de a pessoa escolher os dias em que vai trabalhar, a jornada de trabalho, o local de trabalho, isso também pode ser um fator”, diz.

Tipos de app

O IBGE considerou quatro tipos de aplicativos mais populares, sendo os de transporte a modalidade mais utilizada:

  • aplicativos de transporte particular de passageiros (excluindo táxi): 53,1% dos trabalhadores
  • aplicativos de entrega de comida, produtos etc.: 29,3%
  • aplicativos de prestação de serviços gerais ou profissionais: 17,8%
  • aplicativos de táxi: 13,8%

Na categoria serviços profissionais estão casos como designers, tradutores e até telemedicina, quando o médico usa a plataforma digital para captar pacientes e realizar consultas, por exemplo.

Do 1,7 milhão de trabalhadores, 72,1% têm a atividade classificada como operador de instalação e máquinas e montadores, que é, segundo o IBGE, a categoria que abrange os motoristas e motociclistas. 

Informalidade

Enquanto na população brasileira ocupada, 44,3% dos trabalhadores são informais, entre os plataformizados, como chama o IBGE, esse percentual salta para 71,1%.

O IBGE considera informal situações como empregados sem carteira assinada e quem trabalha por conta própria, mas sem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).

Os pesquisadores identificaram os seguintes vínculos entre os plataformizados:

  • 86,1% trabalham por conta própria
  • 6,1% são empregadores
  • 3,9% são empregados sem carteira assinada
  • 3,2% são empregados com carteira assinada

Um exemplo de empregador é o dono de um restaurante que vende refeições por meio de aplicativo.

A proporção dos conta própria entre os plataformizados é três vezes maior que na população ocupada como um todo (28,1%).  

Em 2024, de todos os ocupados por conta própria, 5,7% trabalhavam por meio de plataformas digitais.

Perfil do trabalhador

Ao traçar o perfil do trabalhador “plataformizado”, a Pnad identificou que 83,9% deles são homens, proporção bem acima do patamar no universo da população ocupada como um todo (58,8% são homens).  

As mulheres somam 16,1% entre as plataformizadas e 41,2% na população ocupada brasileira.

O pesquisador Gustavo Geaquinto Fontes, responsável pelo estudo, associa a predominância masculina ao fato de os apps mais utilizados serem de entrega e transporte de passageiros:

“A ocupação de condutor de motocicleta é fortemente exercida por homens.”

Quanto à faixa etária, os pesquisadores identificaram que 47,3% dos trabalhadores por aplicativo têm de 25 a 39 anos, e 36,2% têm de 40 a 59 anos. 

Ao classificar os trabalhadores por escolaridade, seis em cada dez tinham ensino médio completo e superior incompleto:

  • médio completo e superior incompleto: 59,3%
  • superior completo: 16,6%
  • fundamental completo e médio incompleto: 14,8%
  • sem instrução e fundamental incompleto: 9,3%

Concentração no Sudeste

A pesquisa aponta que mais da metade (53,7%) dos plataformizados era da região Sudeste. Em seguida figuravam o Nordeste (17,7%), Sul (12,1%), Centro-Oeste (9%) e Norte (7,5%).

O Sudeste foi a única região em que a participação dos trabalhadores por app na população ocupada (2,2%) superava a média nacional (1,9%).

O secretário municipal de Direitos Humanos de Macaíba, Cícero Militão, declarou, em entrevista à rádio 87 FM, que a estátua de Iemanjá poderá ser instalada em um dos seguintes locais: margem do Rio Jundiaí, Lagoa das Pedras ou praça Paulo Holanda Paz. Segundo ele, o prefeito Emídio Júnior está ciente da solicitação da emenda, assim como será o responsável pelo deferimento da construção.

Cícero informou ainda que os recursos para a construção deverão vir por meio de emenda parlamentar do deputado Francisco do PT, prevista para o orçamento do próximo ano. O secretário destacou que Macaíba possui mais de 20 terreiros, e que a instalação da estátua representa uma demanda dos povos das comunidades do candomblé e da umbanda.

 

 

O LIBERAL REGIONALCEU das Artes será inaugurado neste sábado

Reprodução

 

Três municípios do Rio Grande do Norte, incluindo Macaíba, ganharam a construção dos novos centros de arte, esporte e convivência. Os equipamentos fazem parte do programa Territórios da Cultura do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Os equipamentos serão construídos em parceria com o governo do estado.

A construção do equipamento em Macaíba terá o custo de 1,77 milhão de reais. Os CEUs da Cultura vão oferecer biblioteca, sala multifuncional, espaços esportivos e áreas de convivência, promovendo inclusão, aprendizado e oportunidades.

O grupo político liderado pelo ex-prefeito e pré-candidato ao Governo do Estado, Álvaro Dias, oficializou apoio à pré-candidatura de Nina Souza (União Brasil) à deputada federal.

A movimentação reforça a construção de um projeto político articulado em torno de uma dobradinha com o deputado estadual Adjuto Dias (MDB), que também confirmou apoio e caminhará ao lado de Nina nas eleições de 2026. Juntos, eles representarão a principal frente do grupo de Álvaro Dias na disputa proporcional.

O anúncio reúne nomes de peso da política natalense, como os vereadores Daniel Rendal, Kleber Fernandes e Irapoã Nóbrega, além da vice-prefeita Joanna Guerra, que tem desempenhado papel importante na coordenação política do grupo dentro da gestão do prefeito Paulinho Freire.

Com forte base em Natal, o grupo consolida sua presença na capital, reforçando alianças estratégicas e ampliando a representatividade política nas diversas regiões da cidade.

Nina Souza, atual secretária municipal de Assistência Social (Semtas), é reconhecida pelo perfil técnico e pela atuação voltada à gestão eficiente e à defesa de políticas públicas sociais. O nome dela tem ganhado força entre as candidaturas femininas do estado e aparece nas primeiras colocações nas últimas pesquisas de intenção de voto para deputada federal, refletindo o crescimento de sua presença política e o reconhecimento do trabalho desenvolvido à frente da pasta.

O grupo liderado por Álvaro e Adjuto tem um histórico de trabalho conjunto e alinhamento de pautas políticas, especialmente em áreas como assistência social, gestão pública e desenvolvimento urbano — bandeiras que vêm norteando a atuação da equipe ao longo dos últimos anos.

Álvaro Dias parabenizou Nina pela decisão de colocar seu nome à disposição do eleitorado potiguar e destacou a relevância de sua trajetória.

Nina tem coragem e uma história de resultados concretos. É uma mulher que conhece as demandas sociais e trabalha para transformar realidades. Tenho certeza de que será uma grande força para o Rio Grande do Norte em Brasília, levando emendas e projetos que realmente tenham finalidade social”, afirmou o ex-prefeito.

O movimento consolida o projeto político de Álvaro Dias rumo a 2026, unindo forças e lideranças em torno de uma pauta de gestão, proximidade com a população e fortalecimento das bases políticas em Natal, além de reforçar a parceria com o prefeito Paulinho Freire.