Arquivo diário: terça-feira, outubro 14, 2025

Fatima Bezerra tamanho normal

Foto: Jeferson Rudy/Senado

Nos últimos dias, surgiu um dos boatos mais surreais que já vi: a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, seria nomeada ministra do Supremo Tribunal Federal. De onde tiraram isso?

Primeiro, vale lembrar que a formação da governadora é na área da Educação — ela é pedagoga e nunca exerceu qualquer atividade ligada ao Direito, o que, por si só, inviabilizaria seu nome para o cargo. O governo do Estado, inclusive, já desmentiu oficialmente o boato.

WhatsApp Image 2025-10-14 at 08.37.35.jpeg

PRF

APolícia Rodoviária Federal (PRF) deteve, na tarde deste segunda (13), um homem de 28 anos por receptação e adulteração de uma motocicleta. A ação ocorreu por volta das 17h, no km 294 da BR-304, no município de Macaíba, região metropolitana de Natal/RN.

Durante fiscalização de rotina, os policiais abordaram uma motocicleta e, após verificação minuciosa, constataram a adulteração do veículo. Diante dos indícios, o condutor foi preso em flagrante pelos crimes de receptação e adulteração, previstos nos artigos 180 e 311 do Código Penal Brasileiro.

O homem e o veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Plantão de Parnamirim, para os procedimentos legais.

A PRF reforça o compromisso com o combate à criminalidade nas rodovias federais e com a segurança viária, atuando de forma contínua na identificação e recuperação de veículos adulterados.

Primeira unidade de oncologia pediátrica contra o câncer no RN é inaugurada em Natal

Foto: Magnus Nascimento/ Secom

A primeira unidade de oncologia pediátrica especializada no tratamento de câncer infantojuvenil do Rio Grande do Norte foi inaugurada nesta segunda-feira (13) pela Liga Contra o Câncer. Com a expansão dos serviços de pediatria no prédio do Alecrim, a expectativa é aumentar o diagnóstico precoce da doença, uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes no Brasil.

O prefeito de Natal, Paulinho Freire, enalteceu a expansão da unidade situada no Alecrim e a dedicação dos profissionais da Liga. “Vocês cumprem uma missão dada por Deus. Tenho certeza de que reacendem a esperança em quem já não a tinha mais. Essa obra vai salvar vidas e ajudar no diagnóstico precoce das nossas crianças e adolescentes, sendo um retrato da luta abnegada da Liga Contra o Câncer”, ressaltou.

O novo prédio conta com consultórios, salão de quimioterapia, 10 leitos de cuidados intensivos, 20 leitos de internação, sala de cinema e brinquedotecas em todos os andares. Apenas em 2024, a instituição realizou 17 mil atendimentos de crianças e adolescentes. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento na área de pediatria, e 60 novos casos de câncer infantojuvenil foram registrados em 2025.

O superintendente adjunto da Liga, Ivo Barreto, afirmou que a nova unidade pediátrica é um sonho tornado realidade e ressaltou as metas para o futuro. “Queremos implantar um banco de tumores para intercâmbio mundial de tumores raros. Temos a previsão de que, nos próximos 20 anos, esta casa atinja sua plenitude. No futuro, queremos 40 leitos de internação; inicialmente, usaremos 15. Somos uma unidade para o futuro e não apenas para o momento”, concluiu.

A construção foi viabilizada por meio de doações do Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), emendas individual e de bancada indicadas pelo senador Styvenson Valentim, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Casa Durval Paiva. A unidade ainda contará com uma área dedicada ao Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), com auditório e setor de pesquisa clínica, além de um setor exclusivo para Transplante de Medula Óssea, com 17 leitos.

Com a Unidade de Oncologia Pediátrica, a Liga chega a seis unidades assistenciais, além de uma casa de apoio, reforçando seu protagonismo no combate ao câncer no estado. “Toda a estrutura da Unidade de Oncologia Pediátrica está associada a uma equipe multidisciplinar altamente qualificada e uma estrutura moderna”, destacou a oncopediatra Cassandra Valle.

Prefeitura de Macaíba fará atualização do quadro de vagas do Concurso e abrirá cotas para negros e indígenas

Foto: PMM

A mobilidade urbana se tornou um dos maiores desafios de Macaíba — e, infelizmente, um problema que só cresce a cada ano. O aumento no fluxo de veículos é visível, impulsionado não apenas por quem vive na cidade, mas também por quem a utiliza como passagem para outros destinos, como Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. O resultado é um trânsito cada vez mais congestionado e uma cidade que parece ter parado no tempo quando o assunto é planejamento urbano.

Com o aumento da frota, do comércio e da população, Macaíba ganhou ares de cidade grande, mas sem a infraestrutura que acompanha esse crescimento. Engarrafamentos já fazem parte da rotina de quem precisa se deslocar, seja para o trabalho, para a escola ou mesmo para simples compromissos diários. A sensação é de que o trânsito está sempre no limite — e que o caos é questão de tempo.

Nos últimos 10 anos, é verdade, o poder público adotou algumas medidas: foram criadas rotatórias, implantadas vias de sentido único e elaborado até um plano de mobilidade urbana. Mas o problema permanece o mesmo, e o que se vê é uma cidade que ainda carece de ações estruturantes, planejamento e, sobretudo, vontade política para transformar o cenário.

Macaíba ultrapassa os 14 mil veículos registrados. E o reflexo disso é claro: falta espaço para estacionar, o trânsito trava nos horários de pico e o pedestre perde cada vez mais espaço. As ruas continuam estreitas, o centro segue desorganizado e o transporte público não acompanha o ritmo do crescimento urbano.

É preciso encarar o problema de frente.

Foto: Divulgação

Nos dias 18 e 25 de outubro, acontece em Natal uma feira de adoção com 15 animais resgatados — entre eles cinco gatos, cinco filhotes de cães e cinco cães adultos. A ação ocorre das 9h às 12h, em duas unidades diferentes: no Atacado Favorito da Ayrton Senna (dia 18) e no da Roberto Freire (dia 25). Todos os pets estarão com vacinação, vermifugação e demais cuidados em dia, sob responsabilidade da ONG ASPAN (Associação de Proteção aos Animais).

A presidenta da Aspan, Rose Guerra, destaca a importância da mobilização: “A gente tá passando por um momento muito delicado, porque as adoções caíram drasticamente. Então a gente espera encontrar pessoas que realmente estejam interessadas em praticar esse ato de compaixão”.

Quem adotar um pet receberá um kit de boas-vindas da CDA Distribuidora, com ração seca, ração úmida, petisco funcional e comedouros. A supervisora da empresa, Lizânea Moise, explica que o objetivo é ajudar no processo de adaptação. “Esse kit reúne nossos principais produtos. A ideia é que o tutor possa oferecer essa experimentação logo nos primeiros dias com o novo cãozinho ou gatinho”, comenta.

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, estar acompanhado de um responsável pelo lar onde o animal irá viver, apresentar documento com foto e assinar um termo de responsabilidade com a ONG.

Entre os pets disponíveis, estão Amarok, Uno e Compass — três filhotes resgatados com apenas sete dias de vida em um posto de gasolina em Jacupiranga, Parnamirim, junto da mãe, Gasolina. Romeu e Julieta também estarão na feira; foram deixados ainda bebês em uma loja na Ribeira. Já Adidas, outro filhote, foi resgatado com a mãe em São Gonçalo do Amarante. Todos aguardam por uma nova chance.

A iniciativa é fruto da parceria entre a ONG ASPAN, o Atacado Favorito e a CDA Distribuidora — braço da Mars Pet, detentora das marcas Pedigree e Whiskas.

Além do evento, você pode adotar outros animais que estão na Aspan. Atualmente a ONG tem mais de 500 animais abrigados, entre eles, cães e gatos. Muitos chegam a necessidade de atendimento médico veterinário, alimentação, cuidados com higiene, socialização, castração até o encaminhamento para adoção responsável.

Tribuna do Norte

Foto: Magnus Nascimento

Um apagão de energia registrado na madrugada desta terça-feira (14) em ao menos 9 estados e no Distrito Federal afetou 21 municípios do Rio Grande do Norte, segundo confirmou a Neoenergia Cosern, companhia que atende o estado.

O desligamento do sistema elétrico interrompeu o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes da companhia no estado, o que representa 26% do total de clientes no estado.

Ainda de acordo com a Neoenergia Cosern, o desligamento foi registrado às 0h31 e o serviço começou a ser restabelecido em quatro minutos. “99% concluído às 1h da madrugada”, informou a companhia.

Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. Ainda não se sabe o que causou o incêndio.

As cidades afetadas no Rio Grande do Norte foram:

  • Natal (parte do Centro, Ribeira, Igapó e Planalto),
  • Acari
  • Assu
  • Caicó
  • Campo Grande
  • Currais Novos
  • Governador Dix-Sept Rosado
  • Guamaré
  • Jardim do Seridó
  • Jucurutu
  • Macau
  • Major Sales
  • Marcelino Vieira
  • Nova Cruz
  • Parelhas
  • Parnamirim
  • Santa Cruz
  • Santana do Matos
  • Santo Antônio
  • São José de Mipibu
  • São Miguel

 

Veja a nota da Neoenergia Cosern abaixo:

 

A Neoenergia Cosern informa que, na madrugada desta terça-feira (14), uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros.

No Rio Grande do Norte, o desligamento foi registrado às 0h31, afetando 26 subestações e interrompendo o fornecimento de energia para cerca de 425 mil clientes (26% do total).

O serviço começou a ser restabelecido em menos de 04 minutos e foi 99% concluído às 1h da madrugada.

Mais informações sobre as causas da ocorrência devem ser disponibilizadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS).

G1 RN

Neste último domingo (12), a enxadrista macaibense Cibele Florêncio brilhou mais uma vez no Jogo dos Comerciários, realizado pelo Sesc, conquistando o bicampeonato comerciário e o título de campeã geral feminina. A competição reuniu 150 jogadores de diversas categorias, e Cibele representou o Hospital Rio Grande.

Em conversa com o Portal de Notícias Senadinho, a enxadrista destacou a emoção do torneio:

“Foi um torneio em que a penúltima partida foi muito eletrizante. Joguei contra um adversário com rating mais alto que o meu, mas consegui a vitória. Também quero destacar que meu aluno, Samuel Neithan, foi campeão geral sub-13”, contou.

Senadinho