Arquivo Mensal:: agosto 2024

 

O candidato a prefeito Netinho França (Republicanos) desafiou seu adversário Emídio Júnior (Progressitas) para o debate. Através de um vídeo publicado em suas redes sociais, Netinho França questionou porque os veículos de comunicação não estão fazendo debate em Macaíba, tendo em vista que cidades da Grande Natal, como Parnamirim, São Gonçalo e São José de Mipibu estão realizando debates entre os candidatos a prefeito.

Na noite desta terça-feira (27), durante discurso no conjunto Bom Sossego, Netinho França voltou a falar do assunto e desafiou “Quero fazer um desafio ao meu adversário, quero que ele venha debater, discutir comigo, propostas para Macaíba, espero que ele não fuja” declarou.

Delegado Normando Feitosa retornará a política macaibense - Macaíba no  ArMacaíba no Ar

O Ministério Público Eleitoral opinou favorávelmente ao deferimento da candidatura à vereador do Delegado Normando Feitosa. Essa decisão será levada em conta quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) for julgar o registro de candidatura de Normando. Essa manifestação positiva do MPE acaba de todas as vezes com o sonho de candidatos da situação que não queriam ver Normando Feitosa na disputa, assim como especulações na mídia.

o Ministério Público Eleitoral manifesta-se pelo DEFERIMENTO do pedido de registro de candidatura pleiteado, uma vez presentes as condições de elegibilidade e registrabilidade (documentos e informações essenciais), não tendo o Parquet conhecimento de nenhuma causa de inelegibilidade na qual se enquadre a Requerente, nos termos do art. 14 da Constituição Federal, além do art. 1º da LC nº 64/1990, dos arts. 9º e 11 da Lei nº 9.504/1997 e da Res. TSE nº 23.609/2019, foi o parecer da promotora eleitoral Lara Maia.

Normando Feitosa integra a nominata de oposição, através do partido Republicanos, sendo um dos nomes mais cotados na disputa eleitoral para o Legislativo.

 

 

Foto: Reprodução

12 pessoas foram presas pela suspeita no envolvimento do assassinato do prefeito de João Dias, Marcelo Oliveira (União Brasil), e do pai dele, Sandi Alves de Oliveira, na manhã desta terça-feira (27), em João Dias. Segundo informações da Polícia Civil repassadas à TRIBUNA DO NORTE, um taxista e uma pessoa que estava com ele no carro foram presos na zona rural de Antônio Martins, enquanto as outras 10 foram presas em flagrante na zona rural de João Dias.

Próximo ao local da prisão do taxista e da pessoa que estava no automóvel, foi encontrado o segundo veículo utilizado no crime, um Nissan de cor preta, que estava abandonado. O carro estava alvejado por balas de um possível revide no momento da ação criminosa. De acordo com a polícia, o taxista estava indo buscar possivelmente a pessoa que executou o crime.

Já as outras dez pessoas presas em flagrante na zona rural de João Dias, foram encontradas com 13 armas de fogo, sendo fuzil, espingarda calibre 12, pistola, revólver e além de munições.

Tribuna do Norte

O candidato a prefeito Netinho França caminhou ao lado da sua candidata a vice-prefeita Odiléia Costa pelas ruas do conjunto Bom Sossego. Netinho e Odiléia percorrendo o conjunto, visitando casa a casa, sendo bem recebidos pela população. Nos diálogos direto com os moradores, os candidatos ouviram dos moradores que serviços do município não estão funcionando a contento, a exemplo da limpeza pública, diversas ruas estavam com podas e entulhos acumulados em frente das residências a espera do poder público.

Uma outra reinvidicação dos moradores é sobre a saúde e segurança pública.

Netinho França e Odiléia tem feito a campanha casa a casa, ouvindo a população e apresentando uma alternativa a atual gestão.

Uma colisão foi registrada na tarde desta terça-feira (27), no distrito de Jundiaí, em Macaíba. Um carro e uma moto colidiram logo após a árvore do baobá. De acordo com informações iniciais, o fato aconteceu em uma curva da rodovia RN-160. O motociclista ficou alguns metros distante da motocicleta, mas uma ambulência do Samu encontra-se no local fazendo os primeiros socorros. O impacto da batida foi forte.

Se engana quem acha que a campanha está quente em Macaíba. Uma parcela da população está dividida entre o verde e o azul, mas ainda estamos longe do cenário das grandes campanhas que ocorreram em Macaíba, como 2008 e 2012. Os candidatos tem feito suas mobilizações diárias, o final de semana é o grande chama, atraindo milhares de pessoas, seja na mobilização do candidato a prefeito Netinho França, que neste último final de semana arrastou milhares de motociclistas, realizando a maior motociata da história ou do candidato Emídio Júnior que escolheu o bairro Alfredo Mesquita para caminhar casa a casa, o que não faltou foi cargos comissionados e terceirizados da prefeitura, mas isso é natural em qualquer cidade.

Os próximos finais de semana tendam a ser maior os públicos nas ruas, é histórico das campanhas locais, ao decorrer das semanas, o eleitor indeciso vai escolher com qual candidato quer votar.

A campanha ainda não esquentou, vai esquentar!

A candidata a vereadora Luciana de Netinho percorreu a rua José Coelho e conversou com os moradores da região, na tarde desta segunda-feira (26). Enfermeira e estudante de medicina, Luciana de Netinho tem levado suas propostas para a população, defendendo como bandeira principal a saúde pública e a defesa pela mulher. Luciana além de articular apoio de lideranças políticas, tem feito a campanha ouvindo a população e apresentado suas propostas para um mandato participavo e atuante no Legislativo.

A cada caminhada, Luciana tem recebido apoio popular, como foi na rua José Coelho.

Luciana de Netinho integra a nominata do Republicanos e nos bastidores político, seu nome é um dos mais citados quando se fala dos candidatos da oposição.

O prefeito Marcelo Oliveira, candidato à reeleição pelo União Brasil no município de João Dias (RN), foi baleado na manhã desta terça-feira (27) em um atentado e há pouco, a polícia confirmou a sua morte.

O crime aconteceu no próprio município, que fica no Alto Oeste potiguar, localizado a cerca de 365 km de Natal.

No mesmo atentado, o pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, também foi atingido e morreu no local. Ele foi baleado na cabeça.

Blog do BG

Os candidatos Netinho França e Odiléia Costa visitaram os moradores da rua José Coelho, nesta segunda-feira (26). Visitando casa a casa, Netinho França e Odiléia foram bem recebidos pelos moradores que estavam nas portas de suas casas aguardando o candidato a prefeito e a vice-prefeita. Netinho e Odiléia tem percorrido os bairros e as comunidades rurais, levando ao conhecimento da população o projeto de desenvolvimento para Macaíba.

A recepção aos candidatos tem sido positiva, são diversos os apoios espontâneos defendendo a mudança da gestão da cidade. Por onde Netinho França e Odiléia passam, a população tem pedido dias melhores na saúde, na segurança pública e na geração de emprego.

Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho será a primeira em Macaíba a aderir ao ensino médio em tempo integral – Solar de Macaíba

Reprodução

As escolas estaduais de Macaíba tiveram desempenho melhor no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), superando o rendimento das escolas municipais. O IDEB 2023 das escolas esaduais ficou em 5,0 nos anos iniciais e 3,5 nos anos finais, enquanto as escolas do município tiveram os seguintes índices 4,3 anos iniciais e 3,4 nos anos finais. O desempenho melhor das escolas estaduais vem ocorrendo nas últimas edições do IDEB, a partir de 2019, o estado passou a ter o IDEB igual ou melhor que o município.

Os números mostram que a rede estadual vem crescendo o IDEB, enquanto a rede municipal estagnou ou vem tendo queda no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. 

Acidente aconteceu na BR-406 entre Ceará-Mirim e Taipu — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Um grave acidente envolvendo quatro veículos aconteceu na manhã desta terça-feira (27) na BR-406 entre Taipu e Ceará-Mirim, na Grande Natal. Uma pessoa morreu e pelo menos outras duas ficaram feridas, segundo a Polícia Rodoviária Federal.

A colisão envolveu uma kombi, um carro de passeio (um Fiesta), uma caminhonete (Saveiro) e um caminhão caçamba. Segundo a PRF, o caso aconteceu por volta das 6h40.

Com o impacto da batida, a kombi ficou totalmente destruída, na pista. A caçamba e a caminhonete saíram da rodovia e desceram uma ribanceira.

O motorista da kombi, Alexandre Ribeiro da Silva, de 52 anos, morreu no local. Ele morava em Parnamirim, na Grande Natal, trabalhava com granito, e estava indo a João Câmara fazer medições para um serviço.

Entre as pessoas feridas, estão a esposa de Alexandre e o motorista da Saveiro, que foram atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados a um hospital.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista do caminhão não foi encontrado no local, mas familiares informaram que o homem também tinha sido levado a uma unidade de saúde com ferimentos.

Segundo o inspetor Palhano, da PRF, os três veículos menores seguiam no mesmo sentido, em direção a Taipu, enquanto o caminhão caçamba trafegava no sentido contrário.

“Veio a colisão entre a Kombi e a caçamba e o Fiesta e o e a Saveiro foram envolvidos. O Fiesta ficou no acostamento. Infelizmente a Kombi ficou bem destruída, o condutor veio a óbito. A Saveiro e a e a caçamba foram para a ribanceira”, afirmou.

Ainda de acordo com ele, o motivo do acidente ainda não pode ser confirmado. Porém, a PRF suspeita que a kombi tenha invadido a contramão.

“A princípio, tudo leva a crer que kombi invadiu a faixa contrária e foi colidida pelo caminhão”, afirmou.

Motorista do carro modelo Fiesta, o comerciante Manoel de Oliveira ia com a esposa e outras três pessoas no carro – entre elas duas crianças – para o enterro de um afilhado em Poço Branco.

“Acho que foi um problema mecânico na kombi. Ele (motorista) perdeu o controle e foi pra cima da caçamba carregada de areia. Eu arrastei a roda, mas não consegui frear. Ainda puxei para o canteiro, mas a kombi rodou e bateu na lateral do carro”, disse.

Manoel e os passageiros do carro dele não ficaram feridos.

G1 RN
Torneio acontece em Natal. Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

500 atletas de Ginástica Rítmica distribuídas em 47 clubes de todo o Nordeste estarão em Natal entre os dias 28 de agosto até 01 de setembro, quando acontece o Torneio Regional Nordeste.

Realizado pela Federação Norte Riograndense de Ginástica em parceria com a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e a Aginat América, a competição acontece no Ginásio Nélio Dias, na Zona Norte de Natal.

Considerado o mais importante da região nordeste, o torneio é classificatório para a etapa nacional, que vai acontecer em Cuiabá ainda este ano. Todas as regiões do país realizam os seus torneios regionais para classificar as melhores ginastas da sua região para representá-las no torneio nacional.

“Esse ano recebi o desafio de dirigir a organização da competição. Estou muito honrada. E junto a esse desafio, também veio o desafio da inovação. Inovar o torneio regional é proporcionar para as ginastas uma experiência única, com a melhor estrutura que a gente pode ter.”, revela a diretora da organização, Júlia Melo.

De Natal participarão 3 equipes, com grande destaque para o clube Aginat América que vem em busca do Penta Campeonato com 23 ginastas das categorias pré infantil, infantil, juvenil e adulto.

“Os clubes de Natal sempre se destacaram no Torneio, e trazer esse evento de volta depois de tantos anos contribui para continuarmos massificando e buscando a excelência da modalidade no nosso estado.” revela Gilmara Lira, diretora técnica do clube Aginat América.

Sobre a AGINAT

A AGINAT (Associação de Ginástica de Natal) é uma entidade sem fins lucrativos que atua desde 2014. Surgiu do desejo de cinco treinadoras popularizar a Ginástica Rítmica e proporcionar a prática da modalidade, independente de classe social, dando a oportunidade de inclusão de atletas de rede pública de ensino, no intuito de incentivar a prática esportiva e mudar a vida dessas crianças através do mesmo.

A associação desenvolve um trabalho totalmente gratuito, com cerca de 80 crianças entre 6 e 17 anos, em 2 polos (Mãe Luiza e Caic). São captados possíveis talentos para que sejam levados para o centro de treinamento de rendimento para que possam competir e ganhar destaque a cenário nacional e internacional.

Nos últimos anos, a equipe de alto rendimento vem ganhando destaque nacional e internacional com títulos de campeão regional, Brasileiro, sul americano, Pan americano. Além disso, uma das atletas da associação, participou do I MUNDIAL de Ginástica Rítmica representando o Brasil em 2019.

Programação

Confira os horários e as datas

28/08 – 14h as 18h (competição)
28/08 – 19h (abertura)
29/08 – 9h às 21h
30/08 – 9h às 21h
31/08 – 9h às 21h
01/09 – 9h às 13h30

Mais informações @aginatrn @fnginastica

Novo Notícias

 

O número de jovens de 16 e 17 anos que fizeram o cadastro eleitoral e estão aptos a votar nas eleições municipais de outubro saltou 78% em comparação com o pleito municipal anterior, de 2020. Agora, há 1.836.081 eleitores nessa faixa etária, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Nas eleições municipais de 2020, haviam se alistado 1.030.563 eleitores adolescentes, que não têm a obrigação de votar. No Brasil, o voto é obrigatório somente entre os 18 e os 70 anos, conforme a Constituição. O crescimento dessa faixa etária superou em muito o do eleitorado em geral, que subiu 5,4% de um pleito municipal a outro.

Com isso, eles agora chegam a 1,17% de todo o eleitorado brasileiro, que soma mais de 155,9 milhões de votantes. A faixa etária com maior eleitorado é a de 45 a 59 anos, que soma 38.883.736 eleitores.

Nas eleições gerais de 2022, os adolescentes haviam comparecido em número ainda maior, com o alistamento 2,1 milhões (51,13% acima de 2018). O TSE, contudo, evita fazer a comparação entre os dois tipos de eleição, pois há localidades que não participam das eleições municipais, como é o caso de Brasília, Fernando de Noronha e das seções eleitorais no exterior.

Já na outra ponta do eleitorado, 15,2 milhões de eleitores acima dos 70 anos estão aptos a votar neste ano, 9,76% do eleitorado total. O número é 23% maior que em 2020, quando eram 12,3 milhões. Somando-se aos jovens, totalizam 20,5 milhões de brasileiras e brasileiros que podem escolher se votarão nas eleições de 2024.

Perfil

Em todas as faixas etárias, as mulheres são maioria, refletindo o que já ocorre na pirâmide etária da população em geral. Geograficamente, elas são a maioria dos votantes em 3.432 municípios, dos 5.569 que participam das eleições neste ano, ou seis em cada dez. A maior proporção é em Maceió, onde elas são 55,3% dos eleitores. Uma curiosidade é que em 11 cidades há exatamente o mesmo número de homens e mulheres votantes.

Neste ano, 28.769 pessoas não informaram o sexo. Ao mesmo tempo, quadruplicaram aquelas que adotaram o nome social no título de eleitor, na comparação entre eleições municipais. Elas agora somam 41.537 pessoas, ante 9.985 em 2020.

Também aumentou acima do ritmo do eleitorado em geral o número de eleitores que declaram algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida, de 1.157.619 em 2020 para 1.451.846 neste ano, alta de 25%.

Das 500.183 seções eleitorais espalhadas pelo país, a Justiça Eleitoral separou 180.191 para contarem com recursos de acessibilidade. O prazo para solicitar a transferência para uma seção desse tipo se encerrou em 22 de agosto.

Em relação à escolaridade, a maior parte do eleitorado tem o ensino médio completo (42,1 milhões) ou o fundamenta completo (35 milhões). Os que têm nível superior completo são 16,7 milhões, enquanto 5,5 milhões se declararam analfabetos.

Seguindo a divisão geográfica da população, a maior parte dos eleitores mora no Sudeste (66,9 milhões), seguido por Nordeste (43,3 milhões), Sul (22,6 milhões), Norte (12,9 milhões) e Centro-Oeste (9,7 milhões).

Somente no município de São Paulo, o mais povoado do país, podem votar 9,3 milhões de pessoas. A cidade com o menor número de eleitores é Borá, com 1.094, que curiosamente também fica no estado de São Paulo.

Neste ano, o eleitorado brasileiro foi chamado a comparecer às urnas em 6 de outubro, quando deverão escolher prefeitos, vices e vereadores de suas cidades. Eventual segundo turno está marcado para 27 de outubro, mas somente em cidades com 200 mil habitantes ou mais, e na qual nenhum candidato tenha conseguido maioria absoluta dos votos.

Agência Brasil

Foto: Polícia Civil/Reprodução

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba cumpriram, na tarde da última sexta-feira (23), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 26 anos, suspeito de envolvimento em uma série de roubos a residências na cidade.

De acordo com as investigações, um dos assaltos ocorreu no mês de junho, os criminosos tentaram invadir a residência de um político local. Ao não conseguirem entrar, roubaram um veículo que passava em frente ao imóvel e seguiram até um posto de gasolina às margens da RN 160, onde assaltaram os frentistas. Após a ação, abandonaram o veículo em uma área de mata.

O suspeito já estava preso por um roubo anterior e agora foi detido preventivamente por seu envolvimento nos novos crimes. As investigações continuam para identificar e responsabilizar os demais envolvidos.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

Acidente grave com Viatura da Polícia Militar deixa pessoa morta na zona Norte - Blog do BG

Foto: Reprodução

Mais uma residência foi alvo de arrastão em Macaíba. Durante a madrugada desta segunda-feira (26), quatro bandidos invadiram uma residência no Macaíba Park, às margens da RN-160 e renderam o proprietário,  a vítima estava dormindo quando foi surpreendido com os bandidos dentro da residência, após rendê-lo, deixaram ele preso dentro do banheiro. Logo em seguida, deram início ao arrastão na residência, levando diversos objetos e aparelhos domésticos, além de um veículo. Macaíba tem convivido com essa situação nos últimos, fato que acontecia somente na zona rural da cidade, passou a ser rotina nos bairros, deixando a população amendrontada e receiosa até mesmo quando estão dentro de suas próprias residências.

O veículo da vítima foi encontrado por trás da fábrica da Ster Bom, na divisa com Parnamirim, os outros pertences são foram localizados. Quem souber de qualquer informação pode ajudar a polícia a localizar os bandidos, através do 181 ou 190.