Queimaduras com cinzas nas testas de fiéis no RN podem ter sido causadas por reação química, diz especialista

Queimadura na testa de fiel que recebeu símbolo de cruz feito com cinzas em Carnaúba dos Dantas, no RN — Foto: Cedida

Foto: Cedida

As queimaduras nas testas de fieis que participaram de uma missa de Quarta-Feira de Cinzas no interior do Rio Grande do Norte podem ter sido causadas por reações químicas provocadas pelo contato das cinzas com a água benta.

A possibilidade foi levantada pelo pesquisador e doutor em química pela UFRN, Arthur Santana. De acordo com o especialista, as cinzas podem conter substâncias como o hidróxido de potássio, que pode provocar irritação na pele.

“As cinzas são formadas a partir da combustão incompleta entre um material vegetal e o fogo. Nesse caso, o que pode ter acontecido é que o material vegetal utilizado, que provavelmente foram os ramos das folhas, continha substâncias que, ao serem queimadas pelo fogo, produziram substâncias que têm um poder alcalinizante, ou seja, com PH alto, como por exemplo, o hidróxido de cálcio, o hidróxido de potássio, o carbonato de cálcio, o bicarbonato de potássio”, afirma.

“Essas substâncias, quando se misturam com a água, e no caso foi misturado de fato com água benta para melhorar a fixação na pele, potencializaram ainda mais esse efeito, causando uma irritação na pele pelo alto PH que apresentam. Então a população precisa ter muito cuidado com o tipo de material que vai ser passado na pele, para não causar esse tipo de irritação”, considerou.

Administrador