Programa Futuras Cientistas seleciona alunas do RN para pesquisa sobre água potável; aluna de escola de Macaíba é selecionada

A estudante Maria Laura Ribeiro Gomes, de 17 anos, do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Professora Amazonina Teixeira de Carvalho, foi selecionada, dias atrás, no Programa Futuras Cientistas, do Governo Federal.

O programa disponibilizou vagas em todas as regiões do Brasil. No RN, foram ofertadas apenas 4 vagas. E a macaibense Laura Ribeiro foi uma das quatro selecionadas, que teve como critério suas notas dos componentes curriculares de Matemática, Língua Portuguesa, Química, Física e Biologia, referentes aos 1o e 2o bimestres deste ano.

Ela irá trabalhar no Projeto “Utilização de Rejeitos Orgânicos para Tratamento de Águas Contaminadas”, a ser desenvolvido nas dependências da Universidade Potiguar durante os meses de janeiro e fevereiro de 2024, junto ao Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da referida instituição.

O Programa Futuras Cientistas é um programa do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), que estimula o contato de alunas e professoras da rede pública de ensino com as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática; a fim de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Segundo o site do Cetene, o objetivo é estimular o interesse e promover a participação de mulheres professoras e estudantes do Ensino Médio, nas áreas de Ciência e Tecnologia, através de sua aproximação a centros tecnológicos e instituições de ensino e pesquisa.

Laura Ribeiro está na 3ª série do curso de Planejamento e Controle da Produção, ofertado desde 2022 pelo CEEP Amazonina, escola de Ensino Médio integrado ao técnico, localizado no distrito de Mangabeira, em Macaíba.

Em apenas dois anos de funcionamento, a escola de Mangabeira vem conquistando resultados através de seus estudantes. Em 2022, foi premiada em 2º lugar na 1ª Feira de Ciências e Mostras Científicas do Instituto Santos Dumont (ISD), passando à frente de muitas escolas privadas de Natal e Macaíba.

Senadinho

Administrador