Talvez poucos conheçam a professora Marineide Maria, lotada na Secretaria de Educação do Município. Poucos sabem, mas a professora Marineide, é uma referência no Estado, no que se refere ao trabalho dedicado que ela empreende, que é o trabalho de ressocialização dos apenados do CDP – Macaíba, que estão em progressão de regime, ou, que foram mandados para lá, mediante sentença judicial, mediante delito de pequena gravidade. A Horta Comunitária de Macaíba, fica localizada ao lado do transbordo da TCL, na Avenida Lagoa Grande – Vilar. A prof. Marineide, já obteve muito sucesso no que ela faz, e muitos resultados já foram colhidos, tanto na horta, como na vida dos educandos.
Em um terreno doado pela Prefeitura de Macaíba na gestão da ex-prefeita Marília Dias, a Horta Comunitária nasceu de um desejo do Juiz Criminal Dr. Felipe Barros, de ter um lugar disponível na cidade, onde os apenados do CDP de Macaíba, que devido a progressão da pena, saíssem do regime fechado, para o regime semi-aberto, ou quem praticasse pequeno delito, fossem inseridos em um espaço onde fosse disponibilizado o ensino e a prática, através de atividades ministradas por uma especialista. Foi aí que apareceu a prof. Marineide, que é pedagoga, especialista em trabalhos de ressocialização de apenados, e também é especialista em teorias e práticas agrônomas.
Os educandos do projeto da Horta Comunitária, seguem rigorosamente a Lei de Execuções Penais, impostas e acompanhadas pelo Juiz. Todos os produtos da horta, quando colhidos, são doados para instituições carentes da cidade. Ao verem o resultado desse trabalho, que culmina na doação de itens da horta, os educandos se sentem valorizados, e sua auto- estima é levantada, pois o seu trabalho, beneficia e ajuda outras pessoas. Esse trabalho é novo, mas está sendo visto e copiado para várias varas criminais do Estado. A prof. Marineide participa de encontros, palestras, fóruns, sempre como palestrante, pois ela tem autoridade e vivência no que ela fala.
Informações do Diário de Macaíba