O prefeito Fernando Cunha está empenhado em conseguir o apoio de toda a bancada federal potiguar para a construção de uma obra que promete mudar pra melhor a geografia e a mobilidade da Região Metropolitana de Natal: a Via de Integração e Desenvolvimento Metropolitano.
Segundo o projeto, o eixo terá aproximadamente 56 quilômetros de extensão e ligará a BR 101 – Sul (São José do Mipibu) a BR 101 – Norte, na altura de Pitangui e Muriú.
O trecho da BR 304 (Macaíba) a BR 406 (Ceará Mirim) já está sendo executado pelo Governo do Estado, restando apenas 39 quilômetros para ser construída.
O objetivo é distanciar todo o tráfego de transporte de produção, de veículos pesados, de pelo menos 10 quilômetros das áreas povoadas, fazendo com que surja um fluxo específico de desvio de tráfego, ligando os dois litorais de Norte a Sul.
Esse eixo, além do fator turístico, ligará importantes centros de ciência e produção, como a Escola Agrícola de Jundiaí, que está sendo interiorizada com vários cursos; passando também pela Unidade de Pronto Atendimento também de Macaíba; pelo Parque Tecnológico; Instituto Internacional de Neurociência – Centro do Cérebro; pela Zona de Processamento de Exportação de Macaíba, que está em fase de implantação; e pelo Aeroporto Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante.
“Tenho convicção que o desenvolvimento da nossa região só será real e sustentável se nos unirmos. A causa é de cada um e de todos. Temos a condição de instalar aqui um dos maiores centros industriais e produtivos do país”, disse Fernando Cunha.
O projeto defendido pelo prefeito Fernando Cunha prevê a expansão da malha ferroviária da região para possibilitar a instalação de um sistema de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Com isso, toda a Região Metropolitana estará coberta por linhas ferroviárias entre os municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Natal, Parnamirim, São José, passando ainda por Macaiba e São Gonçalo do Amarante, facilitando a mobilidade de quase toda a Grande Natal.
Outro detalhe importante será a criação de áreas específicas para a atividade industrial. Os municípios, por meio de seus Planos Diretores, reservarão extensões de 1 quilômetro para cada lado da Via de Integração e Desenvolvimento Metropolitano com a finalidade exclusiva de sediar empresas e indústrias. A intenção é evitar a futura saturação imobiliária da área e facilitar a mobilidade. Também serão construídas duas estações de transbordo de ônibus e VLT.
“Todo este projeto custará aproximadamente R$ 76 milhões, um valor nem tão alto se considerarmos as transformações positivas e o desenvolvimento que irá gerar. O senador e ministro Garibaldi Alves foi o primeiro a entender a sua importância e, já na última semana, garantiu irrestrito apoio, endossando, inclusive, sua apresentação junto ao Dnit. Será uma obra grandiosa em todos os sentidos. Além de toda a infraestrutura e benefícios aos municípios diretamente ligados à Via, serão criados milhares de empregos que servirão também aos cidadãos de Vera Cruz, Bom Jesus, Ielmo Marinho, São Pedro, Monte Alegre e Nísia Floresta”, declarou o prefeito de Macaíba.
CEASA
Dentro da mesma estratégia de atração de investimentos públicos e privados para a região, Fernando Cunha já articula politicamente a transferência da Ceasa para os arredores da Escola Agrícola de Jundiaí. Segundo ele, “Macaíba tem posição privilegiada e estratégica para sediá-la. O município ganhará em arrecadação, em geração de empregos, e o estado terá uma Central de Abastecimento com muito mais condições de escoamento e competitividade”. O projeto já conta com o apoio declarado da governadora Rosalba Ciarlini.
Do Grande Ponto