População que recebe Bolsa Família receberá kit TV Digital

             
O governo federal distribuirá à população de baixa renda cadastrada no Bolsa Família um kit para recepção da TV digital com um filtro contra a interferência de sinal dos celulares 4G nos canais abertos. O filtro consiste em um pequeno dispositivo, no valor médio unitário calculado hoje em torno de R$ 15, a ser acoplado ao aparelho televisor.
O desligamento do sinal analógico (o chamado “apagão analógico”) começa em abril de 2016 e seguirá até 2018. Um canal só desligará seu sinal analógico quando 93% dos domicílios do município tiverem acesso a ele. Após atingir esse índice, quem não tiver tiver televisor digital ficará sem acesso à TV aberta. Por isso o governo vai distribuir kits para os inscritos no Bolsa Família.
Ao mesmo tempo em que desliga a TV analógica, o governo vai leiloar o espaço que será deixado por esses canais para as redes de telefonia celular implantarem o 4G _banda larga de alta velocidade.
Como os testes indicam que há possibilidade de interferências em ambos os sinais (tanto do celular quanto das TVs), o edital para o leilão das frequências para as empresas de telefonia já considera que a população de baixa renda também obterá o filtro.

Mais informações

Administrador