A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) de Macaíba está desenvolvendo uma nova campanha para chamar a atenção da população para a violência de gênero, algo que, infelizmente, ainda produz muitos casos em todo o país, não sendo diferente no nosso município. Essa ação do Poder Público Municipal visa à prevenção e o combate aos diferentes tipos de violência, machismo e preconceito com as mulheres.
A campanha é intitulada “Mulheres diferentes, violências iguais” e teve início no dia 13 de novembro. Escolas, unidades do CRAS e do CREAS, praças e ruas estão sendo os pontos de divulgação. Nessa fase, um questionário preparado por profissionais da SEMTAS está sendo aplicado às mulheres de diferentes faixas etárias para avaliar a sua percepção sobre violência de gênero e suas diferentes formas de manifestação. Este também pode ser respondido de forma online.
Ao responder a esse questionário, as mulheres de Macaíba contribuem para a elaboração de políticas públicas de enfrentamento em relação à temática em questão. O questionário serve para realizar um diagnóstico dos tipos de violência, machismo e preconceito sofridos pelas mulheres em nosso município.
Na manhã desta sexta-feira (17), por exemplo, uma equipe da SEMTAS percorreu vários pontos do centro da cidade divulgando essa campanha e aplicando questionários.
“Estamos com a campanha desde o dia 13 com atividades junto às escolas, fazemos oficinais com adolescentes e crianças, mostramos vídeos a eles e, partir disso, eles passam a debater e apresentar seus trabalhos. Hoje, percorremos vários pontos do centro, Praça do M, feirinha. Trabalhamos também com grupos de mulheres nos dois CRAS (Fabrício Pedroza e Tavares de Lyra).”, relatou a assistente social Patrícia Soares.
Inclusive, na próxima quarta-feira (22), no horário das 14h, haverá a inauguração da chamada “Sala Lilás” no CREAS de Macaíba, preparada exclusivamente para atender e prestar assistência às mulheres vítimas de violência de gênero no município.
Os telefones para denúncias desses casos são 3271-1423 (CREAS), 3271-6835 (Delegacia Municipal) e o Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher).
Assecom