Na próxima quarta-feira, o governador Robinson Faria junto com diversos secretários farão uma visita ao Ceará para conhecer a experiência usada pela administração estadual no combate ao uso de drogas.
A ação faz parte de uma estratégia de articulação de diversas secretarias estaduais em parceria com a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) e o Ministério Público do RN, dentro do projeto institucional “Transformando Destinos”.
A Promotora Iara Pinheiro explicou que o projeto já foi apresentado ao governador Robinson Faria, que demonstrou interesse em que o estado seja um articulador e apoiador dos municípios nas ações de combate ao uso de drogas, em parceria com o Ministério Público. A previsão é que sejam trabalhados inicialmente os municípios de Natal, Parnamirim e Mossoró, que são os que aderiram ao programa do Governo Federal “Crack, é possível vencer”.
Além da visita ao Ceará, uma agenda em torno do tema já foi elaborada, incluindo, no dia 24 de abril, uma reunião entre as secretarias estaduais e representantes da Senad. E, nos dias 7 e 8 de maio, um evento para os promotores de Justiça, que contará com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o MP no intuito de fortalecer as políticas públicas e ações voltadas ao enfrentamento das drogas.
Para o Secretário de Estado da Saúde Pública, Ricardo Lagreca, “o uso de drogas é um problema que está nas nossas vistas e que precisa ser encarado. É importante que nós possamos absorver e aproveitar a expertise do Ceará para usar o modelo em nosso estado e interromper esse processo”, disse.
Por Ana Ruth Dantas/ Política em Foco