
O Instituto Tavares de Lyra, sediado em Macaíba-RN, foi fundado com o objetivo de preservar o arquivo do historiador Augusto Tavares de Lyra (1872-1958), escritor e político. Contudo, o instituto tem recebido em forma de doação ou comodato, arquivos de antigas instituições, famílias e personalidades de Macaíba, que visualizam na instituição o lugar de conservação e posterior divulgação desses acervos.
Nesse contexto, no último dia 13, o Instituto Tavares de Lyra recebeu a doação do acervo do jornal Folha de Macaíba, propriedade do jornalista Tadeu Oliveira, que possui 22 anos de cobertura jornalística na cidade. Trata-se de um repositório de informações e de imagens sobre Macaíba e o RN, consequentemente, fonte indispensável de pesquisa.
O acervo é composto por jornais, recortes e diversas imagens fotográficas. Tudo passará por um processo de higienização, catalogação e digitalização e em breve poderá ser consultado.
O arquivo do jornal Folha de Macaíba é o segundo doado ao instituto, o primeiro foi o extinto jornal O Grande Natal (1994-2004), através dos jornalistas Rômulo Estarnley e Paulo Tarcísio Cavalcanti.
O Instituto Tavares de Lyra agradece ao jornalista Tadeu Oliveira Tadeu a sua confiança no nosso trabalho.
Informações do Instituto Tavares de Lyra
