A estudante da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN) do 2º ano do Curso Técnico em Informática, Maria Eduarda Ferreira de Souza, conquistou uma medalha de bronze nacional na modalidade teórica da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). A olimpíada é uma iniciativa para a difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens utilizada em praticamente todo o mundo.
Maria Eduarda tirou 90 pontos, ficando assim com a medalha de bronze. “No começo eu não estava muito animada para fazer a primeira fase da prova, mas depois de um tempo eu percebi que seria legal, interessante e uma boa experiência. Eu fiquei muito feliz quando a informação da pontuação saiu, tendo em vista que apenas 7 pessoas do RN haviam passado. Com isso, me animei e estudei dez vezes mais para a 2° prova.”, comenta.
A modalidade teórica aborda diversas áreas do conhecimento, estabelecendo a relação entre elas e a robótica, são provas que abordam problemas na temática que possam ser solucionados a partir de ferramentas e conceitos compreendidos no currículo escolar básico, como ciências, matemática e linguagens. A modalidade é constituída de duas fases: a primeira foi aplicada presencialmente no dia 15 de junho de 2023.
Após essa fase, a OBR indica um ponto de corte para definir os classificados para a segunda fase. Esta foi realizada no dia 18 de agosto, através de uma plataforma digital da olimpíada. Cada fase é constituída de 20 questões objetivas com duração máxima de 4 horas. Segunda-feira (28/08), a OBR definiu os pontos de corte para as medalhas de ouro, prata e bronze nacionais.
A estudante de Informática destacou como se sente com a conquista e que planeja realizar novamente a prova na próxima edição. “Quando eu vi o resultado foi um choque, mas foi um sentimento incrível ver que todo o meu estudo resultou em algo tão importante. Isso me deu muita motivação e, definitivamente, irei fazer a prova novamente no próximo ano”, afirma Eduarda.