
Uma equipe do Parque Científico e Tecnológico do Rio Grande do Norte Augusto Severo (PAX), junto com pesquisadores da UFRN, estiveram em reunião técnica na última sexta-feira, 18, na empresa SIMM Empreendimentos. Durante o momento, os cientistas detalharam aplicações possíveis a partir dos resultados das pesquisas desenvolvidas, bem como entenderam os desafios mais atuais do setor de energias renováveis, com o intuito de prospectar cooperação na área de Energias Renováveis.
O convite surgiu após a realização do I Workshop Diversidades Potiguares e suas aplicações em Energias Renováveis, no início deste mês. “Como resultado, temos uma proposta de agenda de trabalho para o primeiro trimestre de 2021, com visitas e reuniões, bem como trabalhamos com a perspectiva de elaboração do plano de trabalho e de acordo de cooperação com o PAX”, relatou a assessora da UFRN e coordenadora da implantação do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX), Ângela Maria Paiva Cruz.
Além dela, estiveram na reunião técnica o coordenador de Desenvolvimento Industrial da SEDEC, Olavo Oliveira, e os pesquisadores Mario Gonzales, Marcelo Borges, Luiz Affonso Handerson e Ricardo Pinheiro. Eles ouviram do CEO da empresa, José Perales, e do diretor João Junqueira que, dentre temas de relevância estão centros inteligentes de operação de parques solares e eólicos, modelos computacionais de retrofit de parques eólicos, novas tecnologias em manutenção de usinas fotovoltaicas e prestação de serviços de o&m full para parques solares fotovoltaicos, dentre outros. Eles apresentaram como um dos desafios atuais a oportunidade de industrialização do hidrogênio verde.
