/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/q/h/bocbCqROayEiBiaaqOWA/santa-5.jpeg)
Foto: Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi
A festa de Nossa Senhora da Apresentação, padroeira de Natal, vai terminar próxima terça-feira (21), feriado municipal na capital potiguar. A programação de encerramento vai começar à meia-noite e contará com uma procissão fluvial iniciada ainda de madrguada.
Segundo a Arquidiocese de Natal, o tema das atividades em 2023 é: “Das águas do Potengi, surge um milagre: 270 anos de fé e tradição”.
A festa religiosa começou no dia 11 de novembro. A programação do últmo dia de festividades vai iniciar a zero hora, com uma vigília, que se estenderá até às 5 horas da manhã, quando haverá a celebração da primeira missa do dia, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom João Santos Cardoso.
Segundo a Arquidiocese, a vigília será conduzida pela Comunidade Católica Shalom e contará com a participação da Irmã Maria Raquel e da Irmã Maria Joana, do Instituto Hesed, de Fortaleza.
Ainda, na madrugada, a partir das 3h30, ocorrerá a tradicional procissão fluvial, saindo do Iate Clube para a Pedra do Rosário.
Neste ano, tanto a vigília quanto a missa não acontecerão na Pedra do Rosário, porque o espaço está interditado. As celebrações serão realizadas na Praça das Mães, localizada na Av. Câmara Cascudo.
Após a primeira missa, os fiéis conduzirão a imagem de Nossa Senhora da Apresentação para a antiga Catedral, onde será celebrada a segunda missa do dia, às 7h30, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Jaime Vieira Rocha.
Programação
- 0h – Vigília da Apresentação, na Praça das Mães – Cidade Alta;
- 3h30 – Procissão fluvial, saindo do Iate Clube;
- 5h – Missa festiva, na Praça das Mães;
- 7h30 – Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na antiga Catedral;
- 10h – Missa solene de Nossa Senhora da Apresentação, na Catedral Metropolitana;
- 16h – Procissão, saindo da antiga Catedral;
- 18h – Missa de encerramento da festa, em frente à Catedral Metropolitana.
G1 RN