Política Arquivo

Foto: João Gilberto

A urgente reparação das estradas do Seridó foi unanimidade na fala de todos os que se pronunciaram durante a audiência pública sobre o tema, que foi realizada em Caicó, por iniciativa do deputado Adjuto Dias (MDB). O debate movimentou a cidade e região e aconteceu na última sexta-feira (1), na sede da Câmara Municipal, reunindo lideranças políticas e a comunidade não somente da cidade, mas de toda a região. No entanto, o governo estadual não enviou representantes para prestar esclarecimentos relativos à problemática.

“Todos os que estão aqui hoje vêm em busca de respostas do governo Estado em torno da malha viária. No meu ponto de vista e de qualquer cidadão comum é injustificável que o governo não tenha enviado representantes, pois se trata de um tema relevantíssimo para a nossa região, castigando a população há tempos”, disse o deputado Adjuto.

O parlamentar teceu críticas à falta de respostas e prestação de contas sobre reformas futuras ou em andamento: “Causa estranheza a resposta ao nosso convite de que os representantes não poderiam estar presentes, informando sua ausência com até menos de 24 horas da nossa audiência”, lamentou. O deputado e os participantes questionaram o fato de o Seridó ter ficado de fora da 1ª licitação.

Representando o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Rossine dos Santos, fez um balanço das estradas geridas pelo órgão federal. Citou que as estradas 266 e 427 estão com programas de recuperação.  O DNIT tem atualmente cinco contratos em andamento. “Vamos manter rodovias no padrão de conforto para os usuários e temos programas de recuperação e também de sinalização viária”, explicou.

O prefeito de Ipueira, Galego Paiva, representou os gestores da região: “Lamento profundamente a ausência de resposta do governo, porque estamos aqui buscando alternativas o mais rápido possível, esta audiência é uma oportunidade de debates e a ausência empobrece a discussão, porque não tivemos nenhum tipo de esclarecimento”, criticou.

Os vereadores Allyson Moisés, de Serra Negra do Norte; Max Pereira e Raimundo Inácio Filho, mais conhecido como Lobão, ambos de Caicó, também se pronunciaram. “Nosso Seridó infelizmente não está na lista das rodovias beneficiadas com as obras da tapa buraco. Evito transitar em vários trechos porque já estão insustentáveis e com graves acidentes”, observou Allyson.

Max Azevedo questionou os graves danos à malha rodoviária das cidades no entorno de Caicó. “A estrada de Jucurutu foi reformada, mas as demais encontram-se com buracos e desniveladas, nossa malha rodoviária está muito danificada e estamos falando basicamente de estradas, que é um investimento elementar”, disse. O vereador exemplificou com o caso do município de Jardim de Piranhas: “Um alto potencial de produção que não tem como escoar”, disse.

Representando a sociedade civil organizada, Diego Vale, da agência Referência Comunicação, citou casos de pessoas que precisam se deslocar diariamente entre Caicó e Currais Novos, ou entre Caicó e outros municípios por motivo de emprego ou estudo. “Imagine a vida de um estudante que se desloca todas as noites. Tenho o relato de um amigo cuja mãe só vai dormir depois que ele chega em casa devido às grandes preocupações com a sua integridade”.

ALRN

Rafael Motta ao lado do Prefeito de Natal, Álvaro Dias, e o Ministro dos Esportes André Fufuca / Foto: reprodução redes-sociais

Foto: Reprodução

O ex-deputado federal Rafael Motta (PSB) anunciou em suas redes sociais nesta terça-feira 5 sua saída da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para concorrer como pré-candidato à Prefeitura de Natal neste ano. O lançamento de Motta como candidato conta com o apoio do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Em seu perfil pessoal no Instagram, o político destacou seu período durante a pasta e confirmou a intenção de se dedicar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), do qual é presidente estadual.

Rafael Motta foi convidado pelo prefeito Álvaro Dias (Republicanos) para assumir a Secretaria Municipal de Esportes em novembro de 2023. Na época, Motta afirmou que o prefeito não havia estabelecido nenhum compromisso para indicá-lo como seu sucessor ou vice na disputa pela Prefeitura de Natal em 2024. “A parte política é a consequência disso, mas não há nenhum tipo de compromisso definido, a parte política, só depois”, declarou Rafael.

Agora RN

O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (6) o julgamento sobre a descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal. O julgamento começou em 2015 e teve a última interrupção em agosto do ano passado, quando o ministro André Mendonça pediu vista e suspendeu, mais vez, a análise do caso.

Até o momento, o placar do julgamento é de 5 votos a 1 para a descriminalização somente do porte de maconha para uso pessoal.

Em 2015, o ministro Gilmar Mendes, relator do caso, votou pela descriminalização do porte de qualquer tipo de droga para uso pessoal, mas reajustou seu posicionamento após o ministro Edson Fachin restringir somente para maconha.

Conforme os votos proferidos até o momento, há maioria para fixar uma quantidade de maconha para caracterizar uso pessoal, e não tráfico de drogas, que deve ficar entre 25 e 60 gramas ou seis plantas fêmeas de Cannabis sativa. A quantidade será definida quando o julgamento for finalizado.

Além de Gilmar e Fachin, os votos foram proferidos pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes e Rosa Weber (aposentada).

O ministro Cristiano Zanin votou contra a descriminalização, mas defendeu a fixação de uma quantidade máxima de maconha para separar criminalmente usuários e traficantes.

Entenda

O Supremo julga a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo para quem adquirir, transportar ou portar drogas para consumo pessoal.

A lei deixou de prever a pena de prisão, mas manteve a criminalização. Dessa forma, usuários de drogas ainda são alvo de inquérito policial e de processos judiciais que buscam o cumprimento das penas alternativas.

No caso concreto que motivou o julgamento, a defesa de um condenado pede que o porte de maconha para uso próprio deixe de ser considerado crime.  O acusado foi detido com 3 gramas de maconha.

José Aldenir, popularmente conhecido como Bolinha da Federal confirma sua adesão ao grupo político de Netinho França. Com sua vasta experiência na área de segurança pública, vem a somar no projeto político de Netinho. Bolinha é Advogado, Professor de Direito, e Inspetor da Polícia Rodoviária Federal. Tendo atuado em inúmeras operações nacionais, inclusive operações de fronteira onde trabalhou por mais de 5 anos na tríplice fronteira (Brasil, Argentina, Uruguai). Hoje Bolinha atua na chefia da PRF no RN. Em 2020 foi candidato a prefeito de Macaiba pelo partido REDE. E em 2022 foi candidato a Deputado Federal. Ele foi o autor do Projeto Macaiba do Futuro ( Projeto técnico de desenvolvimento socioeconômico que fez um estudo científico das potencialidades da cidade). Tudo vem somar aos objetivos administrativos de Netinho. Quanto à disputar uma vaga no legislativo Bolinha ainda não decidiu.

O empresário Mano Targino, pai do vereador Igor Targino, anunciou sua pré-candidatura a vereador por Natal. A novidade foi dada através do Blog do Washington, onde afirma que o pai de Igor disputará a eleição pelo Solidariedade do ex-deputado Kelps Lima.

O blog ainda destaca uma fala de Mano Targino. “Eu e Kelps temos uma amizade de quase duas décadas agora juntos, e agora embarco com ele em projeto novo. Sou pré-candidato a vereador de Natal,
cidade que amo e tenho grandes amigos e irmãos. Quero contribuir com minha experiência, visão de mundo e ajudar a cidade em um caminho de desenvolvimento.”, disse Mano Targino.

O secretário de Tributação de Macaíba, Odilon Benício pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (04). A saída do então secretário abre uma crise no primeiro escalão do prefeito Emídio Júnior (PL).

O prefeito Emídio Júnior após perder alguns aliados, como foi o caso do empresário Reginaldo Campos e do produtor cultural e suplente de vereador Rodolfo Oliveira, tem mais uma baixa em sua base aliada, inclusive, o rompimento do secretário com o prefeito mostra a fragilidade política que atual gestor está passando.

 

Uma crise teve início no Palácio Auta de Souza e terminará com o pedido de saída por um dos integrantes do secretariado. Segundo informações palaciana, um dos secretários irá romper com o prefeito Emídio Júnior (PL) nas próximas horas. O pedido de exoneração já teria sido assinado pelo secretário.

Nas próxima horas mais detalhes deste dia movimentado na política macaibense.

Cinco municípios do RN concentram 57,5% do PIB do Estado; Macaíba é uma das  cidades - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Foto: Reprodução

Março em ano eleitoral é considerado um mês de definições, pois, é nele que as lideranças de mandato no legislativo podem migrar de sigla, os partidos fazem o fechamento de suas nominatas filiando os pretensos candidatos e formando alianças. Em Macaíba, não é diferente. O mês iniciou com articulações em ambos os lados, tanto na situação quanto na oposição.

Pelo lado da situação, faltam poucos detalhes para fechar as nominatas que darão sustentação aos 16 vereadores aliados do prefeito Emídio Júnior (PL). Como o grupo de vereadores é grande, é necessário diversos nomes ou melhor, lideranças que possam contribuir com uma votação razoável e possa garantir o máximo possível que os edis sejam reeleitos. Pelos nomes que temos conhecimento, algumas dessas lideranças tem condições de ter mais votos que alguns vereadores, porém, só o tempo dirá quem irá vencer este jogo difícil.

Além da composição da nominata, a situação ainda não divulgou por quais partidos irão disputar a eleição, mas acredita-se que será pelo PP e a outra sigla poderá ser MDB ou União Brasil. Lembrando que existe a possibilidade do PL continuar no jogo, devido a aliança com o senador Rogério Marinho.

Já pela oposição, o grupo liderado por Netinho França está bem alinhado, podendo inclusive caso necessário, fazer duas nominatas. Netinho França tem articulado não somente a formação de sua nominata, mas um arco de alianças, inclusive isso inclui colaborar na formação de nominata de um outro grupo que está alinhado com o projeto.

Ainda na oposição, o Podemos também tem trabalhado para chegar ao final do prazo de filiação com os 18 pré-candidatos. Um dos lideres do grupo, Janssen Motos tem defendido que a oposição terá apenas um único candidato a prefeito e trabalha para unificação de toda oposição. Um terceiro grupo também articula uma nominata, essa formada pelo Avante.

Alguns suplentes de vereadores da oposição ainda não definiram em qual grupo se filiar, pois, aguardam os nomes das composições das nominatas para escolher em qual grupo é mais viável disputar a eleição, assim como, alguns estão receosos em filiar em determinados partidos no qual as lideranças estaduais não tem definido se estarão no palanque da oposição ou situação. Para quem vai disputar uma eleição na oposição, é importante ter a garantia que o partido não vai sofrer influência dos lideres estaduais.

Nas últimas horas, os bastidores políticos tiveram movimentações importantes para a oposição macaibense. Um fato novo está preste a acontecer. A fonte nos garantiu que o fato irá mexer no cenário político e tem tudo haver com rompimento.

O rompimento atingiria o Palácio Auta de Souza e o Chefe do Executivo já percebeu a movimentação.

Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Na noite deste sábado (02), Netinho França anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 30 mil reais para o Cruzeiro Futebol Clube, através do mandato do deputado estadual Adjuto Dias. O anuncio ocorreu durante a festa da nova sede social do clube. O recurso poderá ser utilizado em investimento no clube, como na aquisição de equipamentos.

O esporte sempre foi uma das bandeiras de Netinho França, e ele não poderia deixar de contribuir para o maior time de futebol da cidade.

Projetos voltados para a inclusão, religiosidade e meio ambiente foram  apresentados por Geraldo Veríssimo - Portal Ariel Dantas

Foto: Reprodução

Chamou atenção essa semana na Assembleia Legislativa, durante a sessão, a presença na galeria do vereador de São Gonçalo do Amarante, Geraldo Veríssimo.

Que foi citado pela deputada  Terezinha Maia como “meu vereador”.

É que Veríssimo se apresenta como pré-candidato a prefeito e o candidato de Terezinha é Jaime Calado.

Pelo que o Blog apurou, Veríssimo foi à Assembleia para entregar à deputada um cargo que indicou.

Vixe!

FONTE: thaisagalvao.com.br

Líder da oposição, Netinho França, anunciou na noite desta sexta-feira (01) mais uma adesão ao seu grupo político. Ex-candidato a prefeito, o produtor cultural e guia de turismo, Wedson Poeta, passa a integrar o grupo liderado por Netinho França.

Wedson Poeta oficializa seu apoio ao projeto de Netinho e anuncia sua pré-candidatura a vereador.

 

Conferência Municipal do PCdoB de Macaíba é realizada e presidente da  legenda é reconduzido - Portal de Notícias Senadinho

O presidente do PC do B em Macaíba, Harryson Magalhães, nos comunicou que a nominata da sigla está pronta. O partido integra a federação Brasil da Esperança, formada em conjunto com o PT e PV. A federação funciona como fosse um único partido e neste ano será presidida em todo o país pelo PC do B.

Os nomes que irão compor a nominata da federação ainda não foram lançados publicamente.

 

 

O empresário Janssen Motos e a advogada Dra. Andressa, ambos pré-candidatos a vereadores pelo Podemos, estiveram na residência do líder da oposição, Netinho França, na noite desta quarta-feira (28). A pauta do encontro foi sobre a disputa eleitoral. Para Janssen é importante a unificação da oposição e a candidatura única na disputa ao cargo de prefeito. Principal nome cotado para disputar a prefeitura pela oposição, Netinho Françatem sido procurado por diversos segmentos que não aprovam o atual gestor e esperam mudanças no rumo da cidade.

 

Mais um sai do grupo do prefeito Emídio Júnior (PL), agora foi a vez do suplente de vereador Rodolfo Oliveira que obteve quase 200 votos no pleito de 2020. Produtor cultural, Rodolfo se sente prejudicado pela gestão, principalmente quanto aos eventos que seriam realizados na cidade. A saída de Rodolfo afeta diretamente a nominata que o Palácio Auta de Souza está organizando para disputar o pleito, pois, era dado como certo o nome do produtor cultural na disputa.

Este é o segundo rompimento na base do prefeito Emídio Júnior, em menos de um mês.

O cenário político segue bastante movimentado.