Política Arquivo

 

A oposição realiza grande ato de filiação neste sábado (06), em Macaiba. O ato será realizado pelos partidos Republicanos e PSB.

O evento vai marcar a filiação do líder da oposição Netinho França e dezenas de pre-candidatos a vereador.

Está confirmada a presença do deputado estadual Adjuto Dias, do ex-deputado federal Rafael Motta e lideranças locais.

 

Neste sábado (06), o partido Republicanos realizará um grande ato de filiação, em Macaíba. O evento acontecerá no Maktub, no bairro Alfredo Mesquita. O vice-prefeito e líder da oposição vai se filiar na sigla, além de dezenas de pré-candidatos a vereadores. O Republicanos terá a nominata mais forte da oposição, podendo fazer até 04 cadeiras na Câmara Municipal. O evento deverá reunir lideranças estaduais e locais.

Sob lideranças de Netinho França, a oposição adotará a cor verde da esperança.

Netinho França através das redes sociais, convidou amigos e correligionários para se fazer presente no evento “Olá amigos e amigas macaibenses, neste próximo sábado (06), estaremos mais uma vez juntos e unidos em prol do desenvolvimento de Macaíba, vista sua camisa verde e venha participar da festa da democracia” finalizou.

O evento acontece a partir das 16h, Maktub, vizinho a granja de Luizinho.

A secretaria de Assistência Social de Macaíba passa a ter como secretário Eriberto Freire, natural do município de Poço Branco, Eriberto ocupava o cargo de secretário Adjunto ao lado de Raquel barbosa, então secretária da pasta. Raquel saiu para poder disputar a eleição e Eriberto assume o comando. Ambos chegaram no início da gestão Emídio Júnior e são do grupo político do deputado Kleber Rodrigues.

Foto: Reprodução

O presidente a Câmara de Parnamirim, Wolney França, é o mais novo filiado ao PSDB Potiguar. A informação foi divulgada pelo deputado estadual Ezequiel Ferreira, presidente da sigla no RN, nesta quarta-feira (3).

Wolney é também presidente da Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte (Fecam/RN). Ele se soma a bancada do partido que já tem os vereadores Professor Ítalo e Marquinhos da CLIMEP. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira deu as boas-vindas ao novo tucano.

“Wolney é um quadro que qualquer partido tem a honra de ter numa legenda. Mostrou ser um presidente legislativo atuante e que foi reconhecido investiu muito em inovação e deu aos servidores apoio com auxílio de capacitação para cursos de mestrado, doutorado. Wolney é preparado para exercer qualquer cargo em Parnamirim. Tem nossa admiração e pode contar com nosso apoio para qualquer projeto”, afirmou Ezequiel Ferreira, líder do PSDB no Estado.

Ezequiel recebeu a filiação de 23 novos tucanos de Parnamirim que vieram fortalecer a nominata que vai concorrer a Câmara Municipal em outubro. Além dos vereadores Professor Ítalo, Marquinhos da CLIMEP e Wolney, o PSDB também conta com os suplentes Elisabeth Carrasco e Cida do Mercado. “Chego ao PSDB com muita honra, muita humildade, para representar e defender algumas ideias. Parnamirim já sabe as melhores ideias que se conectam melhor para o momento da cidade. Vamos juntos e unidos”, comentou Wolney França.

Tribuna do Norte

Netinho França articula ato de filiação - Macaíba no ArMacaíba no Ar

No próximo sábado (06), a oposição macaibense realizará um grande ato de filiação ao partido Republicanos. O vice-prefeito e líder da oposição, Netinho França, vai se filiar ao partido juntamente com dezenas de pré-candidatos ao Legislativo.

O ato político de filiação marca o início da movimentação da oposição em direção a disputa eleitoral deste ano. Netinho França ainda não oficializou sua pré-candidatura a prefeito, mas tem articulado a base para isso. Além da filiação de Netinho, suplentes de vereadores e novas lideranças políticas estarão ingressando no Republicanos, formando uma nominata forte e competitiva com objetivo de fazer até quatro vereadores.

O ingresso de Netinho França na sigla partiu do convite da direção estadual do Republicanos, a partir do presidente estadual e prefeito de Natal, Álvaro Dias e da liderança política Abraão Lincoln. O líder da oposição conta com apoio do deputado estadual Adjuto Dias (MDB) e do ex-deputado federal Rafael Motta.

O evento de filiação acontece neste sábado (06), a partir das 16h, no Maktub, no bairro Alfredo Mesquita, vizinho a granja de Luizinho.

O deputado estadual Adjuto Dias destinará uma emenda no valor de 200 mil reais para Macaíba. Os recursos foram destinados através da articulação do líder da oposição, Netinho França. Através das redes sociais, Netinho declarou que o deputado vai destinar emenda para duas escolas estaduais e quatro entidades serão contempladas. A parceria entre Netinho França e Adjuto Dias tem beneficiado a população macaibense.

Em março, Adjuto Dias havia destinado uma emenda no valor de 30 mil para o Cruzeiro Futebol Clube, o recurso poderá ser utilizado em investimento no clube, como na aquisição de equipamentos.

Mais um desiludido com o Podemos Macaíba

O jovem José Genison é mais um filiado que sai do Podemos Macaíba. A sigla enfrenta turbulência desde que ocorreram votações sobre o apoio do partido para a disputa majoritária. Em duas votações, a maioria do grupo decidiu por apoiar o líder da oposição Netinho França, mas uma minoria fez acenos para o atual prefeito Emídio Júnior, o que culminou em uma crise dentro da sigla que terminou em um racha.

A sigla perdeu nas últimas semanas, três importantes pré-candidatas a vereadora (Dra. Andressa, Majô Cavalcanti e Adriana a Gaúcha), além do próprio fundador do partido na cidade, Janssen Motos.

A pré-candidata a vereadora Adriana Gaúcha deixa o Podemos. Esta é a quarta saída de pré-candidato do Podemos nas últimas semanas. Adriana se desfilia do Podemos assim como fez os pré-candidatos Janssen Motos, Dra. Andressa e Majô Cavalcanti. O Podemos enfrentou um desgaste interno após duas votações sobre o destino do grupo quanto a eleição para prefeito. Uma ala defendia o apoio ao líder da oposição Netinho França e uma minoria defendia o apoio ao prefeito Emídio Júnior.

O destino partidário do grupo que saiu do Podemos ainda não foi divulgado, mas será um partido alinhado com a oposição.

 

O prazo de filiação partidária termina neste próximo sábado (06) e parte das lideranças políticas que pretendem disputar o legislativo ainda não anunciaram seus destinos partidários. Esta semana será decisiva para suplentes de vereadores, pois, a escolha dos partidos é o primeiro passo para quem estará colocando seu nome à disposição da população nas eleições municipais.

Entre as lideranças que ainda não anunciaram a filiação partidária, estão os suplentes de vereador Naxson Palhares, Ceyça Lima, Claudemir (Pai Santo), o ex-candidato prefeito Janssen Motos e entre outros. Caso estes nomes citados escolham o mesmo partido, estarão construindo uma nominata forte e competitiva.

 

Líder da oposição, Netinho França vai anunciar esta semana seu novo partido para o pleito de 2024. O novo partido faz parte do arco de alianças que Netinho França vem construindo, tanto para a disputa ao Executivo quanto para o legislativo. O PSB também vai integrar essa aliança, seguindo o que vem acontecendo no âmbito nacional.

Nas redes sociais, Netinho França declarou “Minhas amigas, amigos de Macaíba! Vivemos um novo momento, vamos para um novo partido. Com fé renovada, muito motivado, ainda mais experiente para fazer a mudança que precisamos por nossa cidade que tanto amo” finalizou.

Para que servem os partidos políticos? | Politize!

O prazo final de filiação para quem pretende concorrer as eleições municipais deste ano termina no próximo sábado (06). Em Macaíba, diversas lideranças sem mandato ainda não anunciaram por qual grupo ou partido irão disputar a eleição. Pelo lado da situação, já sabemos por quais partidos estarão os vereadores, divididos entre o PP e o PL. Já em relação as lideranças sem mandato, principalmente os suplentes, nem todos divulgaram por qual partido estarão disputando a eleição.

Na oposição, o cenário é parecido, a grande maioria dos suplentes de vereadores também não divulgaram a escolha partidária, mas esta semana começará com essa definição sendo anunciada. O Republicanos, PSB e Avante deverão receber os nomes da oposição.

Natal é a capital brasileira com mais mulheres à frente de secretarias municipais

Foto: Joana Lima

Natal é a capital brasileira onde há uma divisão mais igualitária entre homens e mulheres na ocupação dos cargos nas secretarias municipais, segundo um levantamento feito e publicado pelo jornal Folha de São Paulo. Atualmente, na gestão do prefeito Álvaro Dias, 55,6% das secretarias são ocupadas por mulheres. Ao todo, a Prefeitura conta com 23 órgãos na administração direta, indireta, autárquica e fundacional. Desse total, 12 são chefiados por mulheres.

“Ficamos muito felizes e lisonjeados com a nossa gestão sendo destaque nacional em matéria de igualdade de gênero. Na administração pública municipal, as mulheres têm lugar de destaque, comandam secretarias estratégicas, atuam na linha de frente de programas importantes, são ouvidas e respeitadas. Vamos seguir atuando para ampliar, garantir e defender os direitos das mulheres”, disse Álvaro Dias.

Em Natal, as secretarias municipais chefiadas por mulheres são: Administração (Semad); Mobilidade Urbana (STTU); Saúde (SMS); Educação (SME); Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe); Trabalho e Assistência Social (Semtas); Defesa Social e Segurança Pública (Semdes); Turismo (Setur); Planejamento (Sempla); Esporte e Lazer (Sel); Políticas Públicas para as Mulheres e Igualdade Racial, Direitos Humanos, Diversidade, Pessoas Idosas, Pessoas com Deficiência e Juventude (Semidh); Secretaria Executiva de Concessões e Parcerias Público-Privadas.

A publicação da Folha de São Paulo mostrou que, no País, mesmo com os avanços conquistados pelas mulheres, apenas 27% das secretarias são chefiadas por mulheres. O prefeito Álvaro Dias lamentou essa estatística e defendeu a ampliação desses espaços: “Natal vai na contramão desses números. É importante que os gestores trabalhem para modificar essa realidade e coloquem mulheres no posto de titulares de secretarias. Infelizmente, no nosso país, elas ainda enfrentam muito preconceito, há uma disparidade salarial em relação aos homens, não ocupam espaços de liderança e não têm a capacidade reconhecida. Esses ciclos precisam ser quebrados e aqui na capital potiguar estamos trabalhando por isso”, finalizou.

Evento de filiação / Foto: Marcos Costa

Foto: Marcos Costa

O dentista Luís Eduardo Soares, mais conhecido como Lula Soares, oficializou sua filiação ao Republicanos no último fim de semana, marcando o início de sua pré-candidatura à Prefeitura de Assú, situada no Oeste potiguar. A decisão veio acompanhada do respaldo do primo, Gustavo Soares, atual prefeito da cidade. Gustavo Soares já havia decidido apoiar o parente, que foi secretário municipal de Saúde e coordenou a pasta da Assistência Social do Município. Ele participou do evento de filiação ao lado do irmão, o deputado estadual George Soares. A família de políticos costura alianças para o pleito deste ano.

“Agora, sou pré-candidato a prefeito pelo Republicanos e o nosso sonho está apenas começando. Ao nosso lado está o time do trabalho e do respeito, pessoas que querem ver o Assú seguir avançando. Aceitei a missão dada por Dr. Gustavo. Guiado por ele, por Deus e pelo povo, vamos manter a esperança acesa”, disse Lula.

Gustavo Soares assumiu o cargo de prefeito de Assú em 2017 e foi reeleito para um segundo mandato em 2020, em uma eleição marcada pela acirrada competição: Gustavo emergiu vitorioso sobre Ivan Júnior por uma diferença de cinco votos, em um total de 34.249 votos válidos.

Agora RN

O empresário Janssen Motos, pré-candidato a vereador, reafirmou sua visão sobre a disputa eleitoral deste ano. Janssen continua defendendo o que já vinha afirmando, que a oposição deverá ter apenas um único candidato na disputa pela prefeitura. Segundo o empresário, tendo apenas o candidato governista e o da oposição, ficará mais fácil da população escolher entre o governo que está no poder ou escolher uma alternativa.

Janssen ainda afirmou “Uma coisa temos certeza! O prefeito que assumir em 2025 vai assumir uma prefeitura mergulhada num mar de dividas”.

Futuro partidário

Janssen Motos nos últimos dias saiu do Podemos, seu futuro partidário deverá ser decidido nos próximos dias com a escolha do novo partido. Janssen tem sido uma pessoa que vem cumprindo com sua palavra e tem atuado também como um articulador nas alianças da oposição.

O partido Podemos apagou a nota emitida no final do ano passado. A nota afirmava que o partido continuava firme e forte nas cobranças de políticas públicas com transparência e zelo com o dinheiro público. A nota que havia sido publicada no perfil do Instagram da sigla, foi apagada nos últimos dias.

Nas últimas semanas, o Podemos enfrentou uma crise interna, no qual culminou na saída de uma parte de suas lideranças. Entre os pré-candidatos do partido, pediram desfiliação o empresário Janssen Motos, a advogada Dra. Andressa e Majô Cavalcanti. O partido que passou todo o ano de 2023 afirmando ser oposição ao prefeito Emídio Júnior. Estaria o partido mudando de lado?.