Política Arquivo

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ivan Richard – Repórter da Agência Brasil

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado ontem (16) pelo presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, como relator do segundo pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Na semana passada, Mendes foi escolhido relator de outro pedido de investigação feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o tucano, mas decidiu suspender a ação e remetê-la novamente à PGR.

A escolha de Mendes ocorre depois que o ministro Teori Zavascki, relator dos processos relativos à Operação Lava Jato no STF, pediu à presidência do Supremo que os dois pedidos fossem redistribuídos por entender que eles não têm relação com a Lava Jato.

Esse novo pedido de abertura de inquérito contra Aécio é relativo ao conteúdo da delação premiada do senador cassado Delcídio do Amaral. Ao Ministério Público Federal, Delcídio disse que o tucano participou de um suposto esquema, ao lado do prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB) e o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) para “maquiar” dados do Banco Rural entregues à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios, presidida à época por Delcício.

Segundo o ex-senador, Paes, à época secretário-geral do PSDB, foi o responsável por entregar os dados do banco como forma de esconder o chamado mensalão mineiro.

Bastidores

A bancada

Já têm vereadores na bancada governista com receio da avaliação dos seus eleitores, pois parte desses parlamentares foram eleitos na oposição à ex-prefeita Marília Dias (PMDB) e na época ao ex-prefeito Fernando Cunha,  hoje eles fazem parte da base governista, mas foram eleitos com votos de opositores.

Saída do governo

Alguns apoiadores da gestão um novo tempo, que passaram  apoiar o governo do ano passado para cá, já articulam  abandonar o governo, pois não vem tendo espaço dentro da administração. Alguns deles já receberam até convites para compor na oposição, mas em lealdade ao governo preferiram continuar  ajudar o Palácio Auta de Souza, sem essa ajuda o governo perde força em alguns bairros populares da cidade.

“Estou pré-candidata”

A vereadora Kátia Sena (PRP) não pretende abrir mão de sua pré-candidatura à prefeita. O esposo da parlamentar, o ex-vereador Thomas Sena, é quem articula conseguir apoio político-partidário, mas não tá sendo fácil.

PSDB em Macaíba

O partido tucano, PSDB, perdeu forças nas últimas semanas na articulação de ter à ex-prefeita Marília Dias (PMDB) na chapa com o vice-prefeito, Olímpio Maciel. Segundo se comenta nos bastidores, sem Marília Dias o PSDB não terá sucesso em seu objetivo de chegar ao Palácio Auta de Souza.

Precisa se posicionar

O delegado Normando Feitosa (PR) até agora não deu um posicionamento em relação de como ele ver a situação administrativa da cidade. Sem pontuar os problemas da cidade, o eleitor tende  acreditar que nada precisa mudar.

 

image

A redação do Senadinho foi informada por um morador que o buraco na Rua Eloi de Souza continua causando acidentes.

De acordo com ele, na noite deste domingo, 15, duas mulheres em uma moto se acidentaram devido o buraco. Mas felizmente tiveram apenas escoriações leves. “O risco de acidente é constante”, disse ele.

Na oportunidade, ele relatou que a rua está com muito lixo.

Presidente interino Michel Temer

Arquivo/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Agência Brasil – O presidente interino Michel Temer afirmou ontem (15) que não tem a intenção de se candidatar à reeleição. Em entrevista ao programa Fantástico, da Rede Globo. Temer disse também que, se for confirmado no cargo para cumprir o mandato até 31 de dezembro de 2018, pretende reduzir o desemprego e entregar à população um país pacificado.

O presidente interino acrescentou que, caso cumpra essas tarefas, se dará por satisfeito. “Se cumprir essa tarefa, me darei por enormemente satisfeito.” Diante da insistência da repórter em questionar se ele não será candidato em nenhuma hipótese, Temer respondeu: “É uma pergunta complicada ‘nenhuma hipótese’. De repente, pode acontecer, mas não é minha intenção. E é minha negativa. Estou negando a possibilidade de uma eventual reeleição, até porque isso me dá maior tranquilidade. Não preciso, digamos, praticar atos conducentes a uma eventual reeleição. Posso até ser impopular, desde que produza benefícios para o país.”

Sobre as críticas pela ausência de mulheres nos cargos de ministros em seu governo, Temer destacou que o mais importante não é ter o rótulo de ministro. Afirmou que um dos cargos de maior destaque da Presidência da República, que é a chefia de gabinete, é ocupada por uma mulher.

Informou ainda que serão ocupados por mulheres cargos de destaque nas secretarias de Cultura, Ciência e Tecnologia e das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.

Centrais sindicais

Na entrevista, Temer disse ainda que vai demitir ministro que cometer irregularidades. “Se houver um equívoco, ou equívocos administrativos, e, no particular, se houver irregularidades administrativas, eu demito o ministro”, assegurou o presidente interino, que tomou posse e empossou os  novos ministros na quinta-feira (12).

O presidente interino Michel Temer deve se reunir na tarde desta segunda-feira (16) com centrais sindicais para debater propostas de mudanças na Previdência Social. O encontro está previsto para ocorrer às 15h, no Palácio do Planalto. Foram convidados a participar centrais como UGT e Força Sindical. também devem participar da conversa os ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, da Fazenda, Henrique Meirelles, e do Trabalho, Ronaldo Nogueira.

marilia e kátia

A vereadora Kátia Sena (PRP) afirmou através facebook que uma chapa Marília Dias e ela é especulação, no grupo Macaíba a matéria deste blog falando sobre a possibilidade da uniãa da ex-prefeita e a vereadora vem rendendo comentários. Veja o que acha os internautas eleitores de Macaíba sobre a possibilidade.

p1

p2

p3

roberio

O PSOL lançou ontem (13) a pré-candidatura do Professor Robério Paulino a prefeito de Natal. Robério já foi candidato a prefeito de Natal em 2012 e em 2014 disputou ao governo do Estado, vindo a ficar em terceiro lugar. O professor da Universidade federal do Rio Grande do Norte tentará mais uma vez chegar ao executivo natalense.

O partido vem dialogando com outros partidos para tentar fechar uma aliança, mas até agora nada fechado, o Partido Verde e a  REDE Sustentabilidade já estiveram dialogando com o partido.

Michèlle Canes – Repórter da Agência Brasil

O  ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao presidente da Corte, ministro Ricardo Lewandowski, para a analisar a possibilidade de um novo pedido de abertura de inquérito da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG) ser redistribuído para o ministro Gilmar Mendes. O mesmo inquérito inclui o deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP) e o ex-deputado e atual prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PMDB).

No requerimento, com data do dia 11, Teori informou que o pedido da PGR tem relação com um inquérito da relatoria de Mendes contra o senador. “Diante da correlação direta dos fatos narrados neste procedimento com aqueles descritos em inquérito redistribuído nesta data, submeto o caso à presidência desta Corte para análise de possível redistribuição do presente procedimento ao ministro Gilmar Mendes”, destacou Teori.

Ler mais…

 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

(Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Heloisa Cristaldo – Repórter da Agência Brasil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu ontem (12) a coleta de provas no inquérito que investiga o senador Aécio Neves (PSDB-MG) por supostas irregularidades na empresa estatal de energia elétrica de Furnas. Na mesma decisão, o magistrado devolveu o inquérito ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para reavaliação.

No despacho, Mendes ressalta que a defesa do senador demonstrou não existirem novos fatos que embasem o pedido de investigação. “Os elementos de prova aqui coligidos já eram do conhecimento da Procuradoria-Geral da República. O único elemento novo seria o depoimento de Delcídio do Amaral. Sustenta, no entanto, que as declarações do colaborador não forneceram nenhum acréscimo relevante ao conjunto probatório”, diz o despacho.

Ontem (10), o ministro foi designado como relator do inquérito que investiga o senador. Já o ministro Dias Toffoli foi escolhido para relatar o pedido contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). As duas relatorias foram definidas por distribuição eletrônica. Os fatos estão associados à investigação da Operação Lava Jato. No entanto, o ministro Teori Zavascki pediu à Presidência da Corte a redistribuição dos pedidos de abertura de inquérito nas investigações sobre os parlamentares.

Em despacho, Teori disse não ver “relação de pertinência imediata” da representação criminal apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Aécio e Cunha, apesar de os indícios contra os dois parlamentares terem surgido em meio às investigações da Lava Jato.

Conforme manifestação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao STF no pedido de abertura de inquérito contra Aécio, além das acusações contra o tucano feitas pelo doleiro Alberto Yousseff em delação premiada, surgiram “fatos novos” a partir da delação do senador cassado Delcídio do Amaral.

Em delação homologada pelo STF, Youssef disse, primeiramente, que o PSDB, por intermédio do senador Aécio Neves, “possuía influência” em uma diretoria de Furnas, juntamente com o PP, e havia o pagamento de valores de empresas contratadas.

Em segundo depoimento, o doleiro declarou que o PSDB, por meio de Aécio Neves, “dividiria uma diretoria em Furnas” com o PP, por meio de José Janene. Youssef disse ainda que Aécio também “teria recebido valores mensais”, por meio de sua irmã, de uma das empresas contratadas por Furnas, a Bauruense, no período entre os anos de 1994 e 2000/2001.

18Marina 18

Com a posse de Michel Temer no cargo de Presidente interino, a Rede Sustentabilidade reafirma que manterá em relação ao seu governo a mesma independência que manteve perante o de Dilma.

A REDE entende que a coalizão liderada por PT e PMDB é a maior responsável pelas crises econômica, social, política e ética que vivemos. Ambos promoveram, ombro a ombro, inúmeros retrocessos em agendas que são muito caras à sociedade brasileira, como os que se deram nas áreas ambientais, nos direitos humanos, nos direitos trabalhistas conquistados pela sociedade e muitos outros. Consideramos que seu projeto conjunto colocou a perder a estabilidade econômica. A chapa Dilma-Temer assumiu a responsabilidade pela condução do país e seus respectivos partidos estiveram à frente dos principais Ministérios, instituições públicas federais e empresas estatais, tomando decisões e compartilhando práticas ilícitas.

Ler mais…

marilia e kátia

A possibilidade da ex-prefeita Marília Dias (PMDB) voltar disputar o pleito em Macaíba é grande devido ao seu capital político-eleitoral, mesmo sem contar com apoio político, a ex-prefeita ainda é o nome mais lembrado pelo eleitor quando o assunto é oposição. Nos bastidores da política não é descartada a possibilidade de duas mulheres se unirem e disputar a Prefeitura, o nome que poderia vir somar com Marília Dias seria o da vereadora Kátia Sena (PRP), ao qual neste momento não demonstra querer ser vice de ninguém, mesmo assim a possibilidade existe, pois tudo na política depende da conjuntura.

Quando as pesquisas começarem a serem divulgadas vai fazer com que o cenário político atual mude e vai fazer parte dos pré-candidatos ao executivo pensar se é viável entrar numa disputa com vários candidatos, principalmente se eles estiverem disputando o voto de um mesmo grupo de eleitores, o da oposição.

 

 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

(Antonio Cruz/Agência Brasil)

Joaquim Barbosa disse que é “radicalmente favorável” à convocação de novas eleições pra presidente. “Essa é a verdadeira solução. A solução que eliminaria toda essa anomalia, esse mal-estar com o qual nós seremos obrigados a conviver nos próximos dois anos e oito meses. Dar a palavra ao povo”, defendeu.

O ministro aposentado reconheceu, entretanto, que a medida tem empecilhos constitucionais. A única forma de ser aplicada, na visão de Barbosa, seria se Dilma tivesse renunciado e o vice tivesse feito o mesmo. (Agência Brasil).

Brasília - O presidente interino Michel Temer faz discurso durante cerimônia de posse aos ministros de seu governo, no Palácio do Planalto (Valter Campanato/Agência Brasill)

Valter Campanato/Agência Brasil

Agência Brasil – No primeiro pronunciamento oficial como presidente interino do país, Michel Temer chamou de “ingrato” o momento político e econômico que o Brasil vive. No entanto, defendeu que agora não é mais hora de se falar em crise, “mas em trabalhar”. Temer disse que o maior desafio para que a economia brasileira saia da recessão “é parar o processo de queda livre dos investimentos”, sendo necessário para isso construir um ambiente propício para investidores.

“A partir de agora, não podemos mais falar em crise, trabalharemos. […] O nosso lema, que não é o lema de hoje, o nosso lema é ordem e progresso. A expressão da nossa bandeira não poderia ser mais atual, como se hoje tivesse sido redigida”, disse, em discurso no Palácio do Planalto .“O mundo está de olho no país, e havendo condições adequadas, a resposta será rápida”, acrescentou.

O presidente interino declarou que vai incentivar de “maneira significativa” as parcerias público-privadas, por acreditar que esse instrumento tem potencial para geração de empregos. “Sabemos que o Estado não pode tudo fazer, depende da atuação dos setores produtivos, empregadores de um lado, trabalhadores do outro. São esses dois polos que irão criar a nossa prosperidade”, argumentou.

Para Temer, compete ao Estado cuidar de áreas como segurança, saúde e educação, mas ele afirmou que o “restante” será compartilhado com a iniciativa privada.

ministro_henrique

O ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) deve voltar ser o Ministro do Turismo. Henrique Alves deixou o governo de Dilma Rousseff logo após seu partido romper oficialmente com o PT, e o filho de Aluizio é um dos nomes mais próximos do vice-presidente Michel Temer, que devará logo assumir o governo.

governador

O governador Robinson Faria dará posse a oito novos auxiliares de Governo nesta sexta-feira (13). Assumirão, em solenidade marcada para às 10hs de hoje (12), no Centro de Convenções de Natal, os titulares das secretarias de Segurança Pública (Sesed), da Justiça e da Cidadania (Sejuc), da Agricultura (Sape), de Assuntos Fundiários (Seara), da Mulher (SPM) e da Administração (Searh), além das diretoras-gerais da Fundação José Augusto (FJA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RN). “Tenho convicção de que estes nomes virão se somar ao nosso trabalho, com muita disposição, empenho e comprometimento”, destacou o governador Robinson. (Agora RN).