Política Arquivo

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  recebeu 88 pedidos de registros de candidaturas de Macaíba para o cargo de vereador e três para prefeito. O número de candidaturas ao legislativo diminui em relação a eleição de 2012, onde se teve 96 candidaturas, a quantidade ficou abaixo da perspectiva dos políticos da terra de Auta de Souza, que acreditavam que a cidade teria em torno de 120 a 150 pessoas disputando o pleito.

Um dos fatos que deva ter  contribuido para isso foi o descrédito na política e a forma de financiamento de campanha que mudou, sendo agora proibida a doação de empresas. O tempo de campanha também mudou, de 90 dias para 45.

Os 88 pedidos de registros de candidaturas serão julgados nos próximos dias, os candidatos que tiveram seus cnpj liberados podem fazer nas ruas.

Lembrando que a partir de 2017 a Câmara Municipal terá quinze vereadores e não mais treze como hoje.

 

TCE

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas acatou, na sessão desta última quinta-feira, 18/08,  a concessão de duas medidas cautelares envolvendo os municípios de Acari e Ouro Branco, em decorrência de supostas irregularidades. A primeira refere-se à realização de concurso público para cargos efetivos, realizado pela Prefeitura e Câmara de Acari, e a segunda, a prestação de serviços de limpeza urbana em Ouro Branco. Os processos foram relatados respectivamente pela conselheira Adélia Sales e pelo conselheiro Gilberto Jales.

No primeiro processo, a equipe técnica da Diretoria de Atos de Pessoal – DAP constatou diversos indícios de irregularidades no edital deflagrado pela Prefeitura e Câmara Municipal de Acari, com destaque para o descumprimento de dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal e inobservância de planejamento financeiro e orçamentário adequado. “Elementos que indicam a desobediência aos preceitos da LRF e da Constituição Federal, com possibilidade de grave lesão ao patrimônio Público”, relatou a conselheira, determinando a imediata suspensão dos efeitos pertinentes ao Edital de nº 001/2016. Ressalte-se que a publicação do resultado final do certame está previsto para 30 de agosto próximo.

O julgamento do segundo processo em pauta foi iniciado na última sessão ordinária da Primeira Câmara, ocorrida em 10 de agosto passado, com a leitura da proposta de voto pelo Sr. Auditor Marco Antônio de Moraes Rêgo Montenegro, após o que o conselheiro Gilberto Jales  pediu vistas para elucidação de alguns pontos e melhor análise da temática. Trata de representação feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, com a iniciativa da Promotoria de Justiça da Comarca de Jardim do Seridó e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público, tendo por razões fáticas possíveis irregularidades na contratação de empresa pelo Município de Ouro Branco, no ano de 2015, para prestação de serviços de limpeza urbana.

Em sede de instrução preliminar sumária, a Diretoria de Administração Municipal emitiu informação técnica informando que durante o exercício de 2015 foram pagas 09 parcelas mensais de R$ 42.913,23 cada, a totalizar R$ 386.219,07, com empenho já programado para 2016, sem documento ou informação de prorrogação contratual;  que há exigências indevidas no edital, restringindo o caráter competitivo da licitação; presença de irregularidades referentes ao “Projeto Básico” da Tomada de Preços, notadamente a ausência de orçamento detalhado do custo global do serviço, indefinição dos critérios de medição dos serviços prestados e do estabelecimento dos preços unitários por atividade.

Foi constatada ainda irregularidades na execução contratual, com a prestação de serviço pela contratada em dissonância com o objeto licitado (contratou-se serviço de limpeza urbana e a execução está ocorrendo como locação de mão de obra), contratação de pessoas físicas que já tinham ou tiveram vínculo contratual de prestação de serviço com o Município antes da licitação, terceirização indevida de atividades. “Ou seja, não bastassem os indícios de favorecimento, o desvirtuamento do objeto contratado, também os valores praticados estão postos em questionamento em razão da ausência de um controle efetivo pelo órgão contratante, que sequer tem utilizado o boletim de medição”, enfatizou o relator.

A vista do exposto, o voto foi pela concessão da medida cautelar para fins de determinar à Prefeitura Municipal de Ouro Branco que providencie a imediata suspensão do contrato firmado com a empresa Construtora Assu e Empreendimentos Ltda., decorrente da Tomada de Preços nº 002/2015.

Para ambos os processos foi fixado um prazo de 10 (dez) dias, contados a partir da intimação da decisão, para que os gestores responsáveis  comprovem nos autos a adoção da medida, por meio de sua publicação no Diário Oficial, caso contrário os ordenadores das referidas despesas serão penalizados com o pagamento de multa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), por dia que superar o prazo conferido para comprovação do cumprimento da decisão.

O pastor Batista, que até pouco tempo estava como pré-candidato a Prefeito, não disputará ao cargo de prefeito e sim para vereador. Batista é filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e tentará chegar ao legislativo municipal. O pastor bastante conhecido por sua irreverência e simpatia volta ao cenário político.

pms

Cinco corpos foram encontrados na comunidade da Afríca na redinha em Natal. A chacina aconteceu nesta madrugada, onde se tem suspeita que o fato tenha vindo acontecer por causa de disputa entre facções.

A polícia segue sem pistas de quem possa ter assassinado essa quantidade de pessoas. Segundo foi apurado, perto dos corpos foram encontro armas no local.

 

O Governador Robinson Faria  discursou ontem (19) no bairro Campinas, onde o Prefeito e candidato à releeição, Fernando Cunha (PSD), estava após realizar caminhada do Vilar passando pelo Loteamento Esperança terminando nas Campinas.

Robinson Faria afirmou que Fernando Cunha é o melhor Prefeito do Rio Grande do Norte e que tem gratidão ao povo de Macaíba pela vitória de 2014.

Marco Feliciano

Arquivo/Agência Brasil

Agência Brasil – O Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu  na última quinta-feira (18) queixa apresentada pela estudante de jornalismo Patrícia Lélis contra o deputado Marco Feliciano (PSC-SP). Em depoimento à Polícia Civil do Distrito Federal no início do mês, Patrícia acusou o parlamentar de tentativa de estupro. O caso foi remetido ao Supremo pelo fato de o deputado ter foro privilegiado. O processo já está com a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Patrícia é da juventude do PSC, partido de Feliciano. A estudante contou que foi chamada por Feliciano para ir ao apartamento funcional dele, em Brasília, no dia 15 de junho, para participar de uma reunião sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigaria a União Nacional dos Estudantes (UNE).

Segundo Patrícia, ao chegar à casa do deputado, ela descobriu que ele estava sozinho e que não havia reunião. Feliciano então, segundo a estudante, tentou estuprá-la. Patrícia relata que gritou e que uma vizinha do deputado bateu à porta para saber o que estava acontecendo, o que colaborou para que o fato não se concretizasse.

Na Polícia Civil de São Paulo, Patrícia Lélis foi indiciada por denunciação caluniosa e extorsão por acusar Talma Bauer, assessor do deputado, de cárcere privado e sequestro.

Em um vídeo postado em sua página na internet logo após a denúncia, Marco Feliciano negou as acusações e disse que com o tempo ficará provado que as acusações não passam de “engodo” e “mentira”.

 

candidatos natal

Montagem

Tempo de TV é definido e os sete candidatos a Prefeitura de Natal estarão nas inserções da TV e rádio a partir do dia 26 deste mês. A definição foi dada com base na composição dos partidos e representaação na Câmara Federal.

Coligação de Carlos Eduardo  “Natal Melhor de Novo”

03 minutos e 3 segundos

Coligação de Márcia Maia  “A Favor de Natal”

02 minutos e 10 segundos

Coligação de Fernando Mineiro “Frente Popular da Cidadania”

01 minuto e 41 segundos

Coligação de Kleps Lima “É Possível Fazer Mais por Natal”

01 minuto e 26 segundos

Robério Paulino do PSOL

14 segundos

 Freitas Júnior da Rede Sustentabilidade

13 segundos

Rosália Fernandes do PSTU

8 segundos

A duração das propagandas de cada candidato foi decidida ontem, na 2ª Zona Eleitoral do Fórum Judiciário Eleitoral, sob chefia do juiz Jorge Carlos Meira Silva e da promotora eleitoral Marise Siqueira de Araújo.

(Antonio Cruz/Agência Brasil)

Agência Brasil – O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Claudio Lamachia, se manifestou hoje (18) sobre a declaração do presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, que ontem (17) disse que a Lei da Ficha Limpa parece ter sido “feita por bêbados”.

“A Lei da Ficha Limpa é amplamente reconhecida pela sociedade como um avanço da democracia e do sistema eleitoral, impedindo a candidatura de quem tem ficha suja. Tanto é assim que foi apresentada como projeto de lei de iniciativa popular”, disse em nota divulgada pela assessoria de imprensa da OAB, lembrando que “o presidente do TSE deveria reconhecer e apoiar todas as iniciativas que aperfeiçoam o sistema eleitoral”.

Lamachia também criticou a linguagem usada por Mendes: “A linguagem usada por ele, inclusive, não se coaduna com a postura de um magistrado, notadamente um ministro do STF, na hora de exercer seu direito de crítica, seja ela direcionada à sociedade, proponente da lei, seja aos parlamentares que aprovaram a matéria, seja ao chefe do Executivo que a sancionou”.

A declaração de Gilmar Mendes foi feita durante uma sessão no Plenário do STF que analisava decisão sobre contas rejeitadas de prefeitos que são candidatos às eleições.

Brasília - TSE lança o aplicativo Pardal para as eleições municipais de 2016. O aplicativo será mais um mecanismo da Justiça Eleitoral para coibir abusos e práticas irregulares durant

José Cruz/Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou nesta quinta-feira (18) do lançamento de um aplicativo que vai permitir que cidadãos façam denúncias sobre irregularidades cometidas tanto por candidatos como por partidos durante as campanhas eleitorais.

Chamado de Pardal, o aplicativo foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) com a colaboração do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) em 2012 e agora poderá ser usado nacionalmente.

Para o ministro, o aplicativo vai ajudar a Justiça Eleitoral a identificar as irregularidades que forem percebidas pela população e fazer com que as pessoas se informem sobre as regras válidas para as campanhas. “Certamente vai contribuir para que o cidadão se informe sobre como deve ser de forma regular a campanha e também,  naqueles casos em que ele perceber ou se indignar com algum tipo de abuso, usar esse software, mandar informação que chegará ao Ministério Público e este fará a devida avaliação, inclusive para tomar as providências judiciais que devem ser requeridas”, disse.

De acordo com o ministro, entre as denúncias que podem ser feitas estão as sobre propagandas irregulares. “Em geral, abuso de poder econômico manifestado nas propagandas irregulares, certamente isso pode subsidiar depois questões que vem ao tribunal como ação de impugnação de mandato eletivo ou mesmo ações de investigações judiciais. Podemos ter fenômenos de compra de voto de alguma forma, portanto tudo isso pode ser detectado por esse tipo de constatação”, disse o ministro.

Outros aplicativos

Além do Pardal, o TSE está disponibilizando outros aplicativos que podem ser baixados pela população. Um deles é o Candidaturas 2016. Com este aplicativo o eleitor terá informações dos candidatos que vão concorrer às eleições deste ano. Estarão disponíveis, por exemplo, dados pessoais e informações sobre a prestação de contas dos candidatos.

Outro aplicativo que já está disponível, segundo o TSE, é o Agenda JE que traz o calendário eleitoral e o JE Processos, que vai permitir que o eleitor acompanhe o trâmite de processos. De acordo com o tribunal, ao todo serão lançados 11 aplicativos relacionados às eleições deste ano.

Agência Brasil

 

Marília em caminhada

A candidata a prefeita de Macaíba, Marília Dias (PMDB), realiza a primeira grande caminhada nesta quinta-feira (18), junto com o candidato a Vice-prefeito Aluizio Silva (PMDB) e os candidatos a vereadores da coligação “Pra Cuidar da Gente” – PSDB, PR, PHS, PMB, PPS, PV, PRB, PTB, PTC, PRTB e PMDB. A saída acontecerá às 15 horas, da avenida Jundiaí e percorrerá a praça do Coló, ponte Rio Jundiaí, praça do M, encerrando na rua Coité.

Governador Robinson

O Governandor Robinson Faria (PSD) se ver num péssimo cenário político na capital potiguar. Robinson Faria não tem candidato no maior colégio eleitoral do estado, nem do seu partido, o PSD, nem  de nenhum outro partido. Robinson Faria até que tentou ter um um nome para apoiar, o Jacó Jácome, mas a candidatura do deputado estadual não chegou nem a ser registrada, o filho de Jacó pai desistiu ainda na pré-candidatura, deixando o Governandor sem opção.

Outra tentativa

O Capitão Styveson era outro nome que corria nos bastidores que podia disputar o pleito, e ter o apoio de Robinson, mas o capitão da PM não quis se meter na política, deixando Robinson Faria mais uma vez sem candidato, não vendo para onde ir, Robinson preferiu não apoiar nenhum dos sete nomes postos hoje a disputar o executivo.  Em entrevista em uma rádio de Natal deixou em aberto que no segundo turno, caso tenha, ele torce por isso, venha poder apoiar o adversário de Carlos Eduardo Alves, caso o Prefeito esteja, nada está decidido, só quando as urnas forem abertas no dia 02 de outubro.

fusca

A assessoria do candidato Fernando Cunha (PSD) usará o fusca como mascote de campanha. A ideia veio após um blog da cidade comparar cada candidato ao executivo como se eles estivessem disputando uma corrida, onde o prefeito teria o fusca para competir, veículo de pouca velocidade e antigo,  já os outros dois nomes foram colocados como estivessem disputando em dois carros potentes e velozes.

Pegando a ideia de quem escreveu a matéria do fusca, a assessoria de Fernando usará o fusca com o lado positivo, pois afirmará sim que o fusca é antigo, mas é popular.