Política Arquivo

ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se reuniu com governadores de todo o país para fazer um balanço sobre o enfrentamento à Covid-19 no Brasil.

Foto: Ministério da Saúde

“Todas as vacinas que tiverem sua eficácia e registros da maneira correta na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], se houver necessidade, vão ser adquiridas. O presidente Jair Bolsonaro já deixou isso de forma clara”. A declaração foi feita pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em uma reunião, nesta terça-feira (8), com os governadores de 15 estados para discutir a compra de vacinas contra a covid-19, no Palácio do Planalto.

Ao grupo que participou do encontro – parte presencialmente e parte por videoconferência –, Pazuello lembrou os acordos já feitos pelo governo federal com o laboratório AstraZeneca para a compra de 260 milhões de doses e insumos para fabricação, e a entrada no consórcio Covax Facility, para compra de 42 milhões de doses de vacinas. “O SUS já tem capacidade [para compra] de 300 milhões de doses para 2021”, disse.

Críticas

Os governadores criticaram o anúncio feito ontem (7) pelo colega de São Paulo, João Doria, que começaria a imunizar os paulistanos a partir do dia 25 de janeiro com a CoronaVac, vacina contra a covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Doria se comprometeu a iniciar a vacinação antes da aprovação do imunizante pela Anvisa e causou mal-estar entre os colegas, que cobraram do ministro da Saúde que nenhum estado saia na frente na imunização da população.

“Isso é algo que coloca em jogo a credibilidade dos demais governadores. O plano nacional não é responsabilidade dos governadores”, ressaltou Ronaldo Caiado, governador de Goiás.

Os governadores disseram que o Ministério da Saúde se comprometeu que a vacinação seria nacional, sem privilégios para determinados estados. “O [Plano Nacional de Imunização] PNI é nacional. Não pode ser paralelo. A gente tem que falar a mesma linguagem. Nós só temos um inimigo, o vírus. Temos que nos unir”, disse Pazuello.

Data

Apesar da pressa dos governadores, a data de início da vacinação ainda não está definida, já que ainda depende do registro na Anvisa. “A AstraZeneca e Oxford estão concluindo a Fase 3. Algumas etapas da Fase 3 serão concluídas para, aí sim, submeter à Anvisa para registro. Qual é a previsão? Até o final de dezembro. E a Anvisa, dentro da sua responsabilidade para analisar o registro dessas vacinas, precisa de tempo para concluir essa ação. E, pelo que demonstrou, tempo próximo a 60 dias. Pode ser menos, um pouco. Se tudo estiver redondo, sem recomendações incompletas. Se isso acontecer, vamos ter o registro definitivo da AstraZeneca no final de fevereiro. Mesmo que tenha chegado às 15 milhões de doses em janeiro”, explicou Pazuello.

Ler mais…

O prefeito eleito de Macaíba Emídio Júnior está em Brasília buscando recursos para o desenvolvimento da cidade. Neste sentido, o novo prefeito solicitou melhorias nos serviços de telefonia e internet, principalmente na zona rural, ao ministro de Comunicações do Governo Federal, o potiguar Fábio Faria.

A reunião aconteceu nesta terça-feira (8), na sede do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações e contou com a presença do deputado estadual Kleber Rodrigues, o prefeito de Monte Alegre, Severino Rodrigues, o prefeito eleito desta cidade, André Rodrigues e o ex-governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria. Mesmo próxima da capital do estado, Macaíba ainda enfrenta problemas com várias comunidades sem comunicação por telefonia móvel, principalmente na zona rural.

Durante seus mandatos de vereador, Emídio solicitou a instalação de torres de telefonia móvel na região para melhorar o acesso à internet, localização, transações comerciais. Melhorias na comunicação local que propiciam até o salvamento de vidas em momentos de emergência.

O senador Styvenson Valentim (Podemos) se irritou com seus próprios seguidores nas redes sociais. Em transmissão ao vivo pelo Instagram, o parlamentar não gostou de supostamente ser ignorado pelos participantes da live. Styvenson queria sugestões dos seguidores em relação a destinação de recursos para seus municípios.

Fonte:  Grande Ponto

O portal G1 RN destaca que a  governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), negocia com o governo do São Paulo a aquisição de doses da vacina Coronavac para imunização da população do Rio Grande do Norte. A informação foi confirmada pela assessoria da governadora ao G1. O número de doses que seriam compradas, no entanto, não foi divulgado.

Fátima participa de reunião do Fórum de Governadores com o Ministério da Saúde, nesta terça-feira (8), e conversou com o governador João Dória sobre o assunto. A governadora ainda deverá ir a São Paulo para ter uma reunião com o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas. De acordo com a assessoria do governo, pelo menos 9 estados já apresentaram interesse na aquisição da vacina.

Embora o RN não tenha um plano para produção de qualquer uma das vacinas em fases de teste, o governo diz que tem trabalhado para estar à frente na questão logística, para recebimento, distribuição e aplicação de vacinas contra a covid-19. Os governadores cobram do governo federal um plano nacional de imunização contra o coronavírus.

Jean-Paul Prates – Wikipédia, a enciclopédia livre

O senador Jean Paul do PT emitiu uma nota para desmentir que esteja articulando assumir a direção do PDT no Rio Grande do Norte e tirar a sigla do ex-prefeito Carlos Eduardo.

Confira a nota na íntegra

Tendo em conta a circulação de boatos a respeito, venho esclarecer que não conduzo nem estou a par de qualquer articulação que envolva a legenda do PDT aqui no Estado. Certamente as especulações nesse sentido emergem de pessoas interessadas em caracterizar algum tipo de ameaça externa, inexistente, visando a amealhar algum resultado específico ou beneficio próprio.

Como é do meu feitio e antes que grassem tais distorções, liguei agora há pouco para o ex-Prefeito Carlos Eduardo Alves e deixei claro que não existe tal movimentação de minha parte. Asseverei que o diálogo com o PDT se fará pelas vias normais do nosso partido, o PT, tanto em nível nacional quanto local, com vistas à consolidação das forças de centro-esquerda e esquerda – na medida e com as possibilidades que o tempo político e os interesses mútuos permitirem.

Faço política com ética, transparência e integridade. Aos adversários, dedico oposição racional e contra-propositiva, mas sempre com o devido respeito institucional. Aos aliados, e ao partido que me acolhe, dedico lealdade, muita disposição e resultados efetivos, compreendendo a liderança e respeitando a construção coletiva de projetos verdadeiramente populares e democráticos.

Essa é a minha forma de atuar que instigo cada vez mais pessoas a conhecer – sejam elas correligionários, aliados ou mesmo adversários respeitáveis.

Natal, 5 de dezembro de 2020.

Jean-Paul Prates
Senador da República
PT/RN

Juntamente com a governadora Fátima Bezerra, o prefeito e o vice-prefeito eleito de Macaíba, Emídio Jr. e Netinho França, participaram da cerimônia de entrega dos 10 leitos de UTI do Hospital Regional de Macaíba, ocorrida na tarde desta sexta-feira (04).

O Governo do Estado assumiu a gestão dos leitos Covid no mês de dezembro, antes sob a responsabilidade da Oscip Avante Social (Instituto Jurídico para Efetivação da Cidadania e Saúde) que operava os 30 leitos de UTI desde meados de maio.

Agora os leitos passam a ser administrados pela Sesap, com servidores do Estado, e investimento de R$ 1,9 milhão em equipamentos para equipar as unidades hospitalares e seguir com os leitos em operação.

Estiveram presentes também na cerimônia vereadores, funcionários do hospital regional e funcionários da Secretaria Estadual de Saúde.

“A única bandeira que deve prevalecer é a de Macaíba e será dessa que nós iremos fazer uma gestão voltada para o povo”, declarou Emídio Jr.

Assessoria

PESQUISA AGORA SEI/PREFEITO/MACAÍBA: Emídio Júnior abre vantagem na disputa  pela prefeitura - MACAÍBA NEWS

Durante entrevista ao Macaíba no Ar nesta última quinta-feira (03), o prefeito eleito Emídio Júnior foi questionado se os nomes que irão compor o secretariado seria anunciado somente a partir do dia 01 de janeiro. Emídio Jr., respondeu que alguns nomes serão anunciados antes do dia da posse.

No meio político circula muitas especulações de nomes que possam a vir assumir alguma pasta, mas oficialmente nenhum nome foi confirmado.

Foto: Frankie Marcone

O deputado estadual Francisco do PT comentou durante sessão na Assembleia Legislativa:

“Eu não poderia deixar de me referir à visita do ministro Rogério Marinho, que veio ao RN para anunciar a Ordem de Serviço da recuperação da Barragem de Passagem das Traíras e o processo de licitação das obras do Projeto Seridó. Não tenho nenhuma dificuldade em reconhecer a importância dessas obras e a relevância dos investimentos feitos pelo Governo Federal. Mas eu quero destacar que o governo estadual e a bancada federal e estadual também têm participação nesse processo”, detalhou.

Francisco lembrou ainda que, desde maio, apresentou requerimentos solicitando informações sobre o andamento dessas obras. “Nunca recebi nenhuma resposta do Ministério. Somente tive acesso às informações que pedi, há 15 dias, através do nosso presidente Ezequiel. Mas o que importa é que as obras sejam feitas e que o povo seridoense e potiguar se beneficie dessas obras hídricas tão importantes para o nosso Estado”, finalizou.

Foto: Elisa Elsie – Assecom/RN

Atento ao comportamento da pandemia de Covid-19, o Governo do Rio Grande anunciou, nesta sexta-feira (04), medidas para reforçar a assistência de saúde à população e garantir a vida. Em entrevista coletiva no auditório da Governadoria, em Natal, a governadora Fátima Bezerra informou que diante do crescimento dos casos de Covid o Governo do Estado, ouvindo o Comitê de Especialistas que assessora a administração, vai rever as autorizações já concedidas para eventos públicos, reunir os prefeitos a partir da próxima segunda feira (07) para tratar das ações comuns para conter a contaminação, iniciar a pesquisa inquérito sorológico visitando sete mil residências para identificar o perfil e a contaminação familiar, reativar 89 leitos de atendimento exclusivo à Covid, ampliar o transporte sanitário e dispensar do expediente os servidores estaduais acima de 60 anos portadores de comorbidades.

“Nosso Governo tem compromisso com a vida e com a proteção da sociedade. A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vem constatando o aumento de casos que repercutem na ocupação de leitos. Portanto, para manter a pandemia sob controle, estamos tomando estas medidas e esperamos contar com a adesão da população para o uso da máscara, higienização constante das mãos, respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações”, destacou a chefe do Executivo estadual.

Fátima Bezerra ainda acrescentou que “o Governo do Estado está preparado para garantir assistência de saúde à população. Vamos renovar as parcerias com os municípios e com o Ministério Público, pelas quais conseguimos montar uma rede com mais de 600 leitos, o que é mais do que seis hospitais de campanha, adquirimos equipamentos, insumos e contratamos e capacitamos pessoal para atender toda a população do RN”.

A Sesap registrou até a manhã desta sexta-feira (4), 97.098 casos confirmados, descartou 243.874 casos e tem outros 44.842 suspeitos de contaminação pelo coronavírus. São 2.715 óbitos confirmados pela Covid-19, sendo um deles nas últimas 24h, e mais 405 mortes em investigação.

A ocupação geral dos leitos de UTI Covid na rede pública é de 60%, com 114 pessoas internadas. A Região Metropolitana está com 53% de ocupação, o Alto Oeste está com todos os nove leitos de UTI ocupados, enquanto que no Oeste/Vale do Açu a ocupação está em 78%. Já no Agreste não há nenhuma pessoa internada, no Potengi há 62% de ocupação e o Seridó com 56%.

No total, somando leitos públicos e privados, tanto UTI como clínicos, entre casos confirmados e suspeitos, há 370 pessoas internadas no RN.

 

Prefeito Fernando Cunha lê mensagem anual de 2019 e anuncia novas obras e ações | Prefeitura de Macaíba

Balanço dos quatro mandatos 

Falta menos de um mês para o encerramento do quarto mandato do prefeito Fernando Cunha. Antes de encerrar este mandato, Fernando fará um balanço dos seus quatros mandatos, além de entregar algumas obras que estavam em conclusão.

Fernando falará sobre suas ações entre os anos 2001/2008 e  2013/2020.

Foto: Via Senadinho

Trabalhos da transição 

As equipes de transição tanto do atual prefeito quanto do prefeito eleito se reuniram nesta quinta-feira (03). O principal foco dos trabalhos estão na questão dos contratos, convênios, dados financeiros, administrativos e entre outros assuntos.

Próximo entrevistado 

Na próxima semana o vice-prefeito eleito Netinho França será entrevistado por Mário Victor. Nos próximos dias iremos divulgar o dia e horário da live que será transmitida pelo Facebook do Macaíba no Ar.

 

O senador Jean-Paul Prates (PT) garantiu R$ 2.004.149,00 em emendas e recursos extras orçamentários para serem investidos em Macaíba, na administração do prefeito eleito Emídio Júnior. Os recursos federais serão utilizados em melhorias na educação, saúde, segurança e também na infraestrutura urbana da cidade.

O repasse das emendas foi assegurado pelo senador em reunião nesta terça-feira (2), com o prefeito e o vice eleitos no município, Emídio Júnior e Netinho França, em que também esteve presente o deputado estadual Kleber Rodrigues, o vereador eleito Luizinho, o presidente do PT em Macaíba, Cícero Militão, a ex-vereadora e integrante do diretório municipal do partido, Rosana Jovem e outros representantes do PT local.

“Macaíba é uma cidade importante da Região Metropolitana de Natal e tem problemas que precisam ser enfrentados com energia pelos gestores municipais. Sempre que for para auxiliar em projetos que visem a melhoria de vida dos cidadãos e cidadãs potiguares, nosso mandato está à disposição”, declarou o senador Jean.

Emídio e o vice Netinho agradeceram a disponibilidade do recurso que será empregado no bem-estar da população macaibense. Na próxima semana, Emídio vai a Brasília em busca de mais investimentos para Macaíba.

Assessoria

Nesta quinta-feira (03), o Blog Macaíba no Ar através de Mário Victor entrevista o prefeito eleito Emídio Júnior (PL). A live será transmitida pela nossa página no Facebook, a partir das 19h30.

Entre os assuntos que serão abordados estão a transição de governo e as primeiras ações que Emídio Júnior pretende tomar assim que assumir o mandato.

A edição desta segunda-feira (30) do Diário Oficial do município de Macaíba trouxe a lista com os membros da equipe de transição do atual governo e do governo que assumirá a partir de janeiro de 2021. A equipe indicada pelo prefeito Fernando Cunha é composta por dez membros, o prefeito eleito Emídio Júnior indicou dezoito membros.

Equipe do atual governo

1.Valdério Barbosa Vieira, Secretário Municipal de
Administração e Finanças;
2.Claudiana Maria de Carvalho Silva,  Controladora Geral;
3.José Wilson Ferreira da Silva Júnior, Secretário Municipal de Planejamento;
4.Adauto Evangelista Neto, Procurador Geral do Município;
5.Juedson Costa de Oliveira, Secretário Chefe de Gabinete;
6.Katyanne Layse Oliveira de Sousa, Diretora Presidente do Macaíbaprev;
7.Daniela Araújo de Maria Souza Campelo, Assessora Jurídica do Município;
8.Werbert Benigno de Oliveira Moura, Secretário Adjunto de Saúde;
9.Domingos Sávio Silva de Oliveira, Secretário Municipal de Educação;
10.João dos Santos de Azevedo, Prestador de Serviços/Contabilidade.

Equipe do prefeito eleito

1.Francistony Joaquim Valentim da Silva,
2.Tatiane Kelly Xavier de Andrade,
3.Aparecida de Fátima Xavier de Andrade,
4.Auri Alaécio Simplicio,
5.Raimundo Luis dos Santos Júnior,
6.Luciana Morais Barbosa,
7.Roberta Guilhermina Cordeiro da Silva,
8.Odilon Benício Júnior,
9.Anderson Quirino Oliveira de Lima,
10.José Maria de Brito Bezerra,
11.Ademar Teixeira da Silva Júnior,
12.Eriberto Freire Tomaz,
13.Billy Jean Mangabeira Viturino,
14.Homero Suassuna da Silva Júnior,
15.Jussimário Júnior da Silva,
16.Márcio Adriano Torres,
17.Rondinelli Malheiro Dantas,
18.Felipe Augusto Cortez Meira de Medeiros,

A coordenação da Equipe de Transição do prefeito atual caberá a Adauto Evangelista Neto.

A coordenação da Equipe de Transição do prefeito eleito caberá a Francistony Joaquim Valentim.

Nomes da equipe de transição do governo municipal já foram escolhidos e o Senadinho Macaíba obteve com exclusividade a relação que conta com 18 nomes escolhidos pelo prefeito eleito Emídio Júnior.

A relação será publicada no Diário Oficial do Município.

Vale destacar que nem todos que estão na equipe de transição serão secretários do futuro governo municipal.

Confira:

Senadinho Macaíba