

A Polícia Militar registrou três assassinatos entre a noite de ontem (1) e a manhã desta sexta-feira. Dois homens foram mortos a tiros, em São Gonçalo do Amarante e na zona Sul de Natal, e um terceiro foi espancado a pauladas, até a morte, no bairro Planalto, zona Oeste da capital. Ainda não há informações sobre as motivações dos crimes e, até o momento, ninguém foi preso.

O presidente do PT, Rui Falcão, abriu o congresso do PT em São Paulo nesta sexta-feira (2) com críticas ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal).
Falcão qualificou de arbitrariedade a decisão de Barbosa que cassou a prisão domiciliar do ex-presidente do PT José Genoino, condenado a 4 anos e 8 meses no julgamento do mensalão pelo crime de corrupção.
Genoino voltou para a prisão da Papuda, em Brasília, após Barbosa decidir que não há risco à saude do petista, que realiza tratamento contra doença do coração.
A decisão de mandar Genoino para a cadeia novamente foi tomada na quarta-feira (30) por Barbosa, após uma junta médica da UnB (Universidade de Brasília) atestar em laudo que, embora seja portador de cardiopatia, Genoino está com seu quadro de saúde estabilizado.
Falcão disse à plateia de petistas que Barbosa passou a ser responsável pela vida de Genoino. “Nós o responsabilizamos publicamente pela vida e pela saúde do companheiro José Genoino”, afirmou o presidente do PT.
Ontem, o Advogado de Genoino, Claudio Alencar, acompanhou o retorno dele à Papuda e criticou a decisão do STF. “Vamos recorrer ao plenário para tentar reverter novamente para prisão domiciliar, que é o mais adequado no caso dele”, disse.
Segundo Alencar, hoje não tem médico no sistema penitenciário do Distrito Federal. “Nos feriados e finais de semana não tem médico na Papuda. E a informação que obtivemos é que o único médico do complexo está de férias. O sistema penitenciário tinha que prover isso. É temerária a decisão do STF. Estamos preocupados”, afirmou.
O 14º Encontro Nacional do PT acontece no Centro de Convenções do Anhembi, em São Paulo. A presença da presidente Dilma está prevista para as 19h, segundo agenda divulgada pelo Palácio do Planalto.
Folha de SP

O total de “reservas aéreas” internacionais para Natal nos meses da Copa é 791% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, revelou a segunda etapa do estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro”, realizado pela empresa espanhola Forward Data (Fowardkeys®) em parceria com a Pires & Associados no Brasil. De acordo com o estudo, esse foi o maior avanço, proporcionalmente, entre as cidades que vão receber os jogos do mundial. Natal, no entanto, é apenas a oitava no ranking do volume de reservas aéreas.
O estudo teve sua primeira edição realizada com base em análises feitas 120 dias antes do mundial de 2014. Esta segunda etapa, que atualiza os dados, foi feita 90 dias antes do evento, e a proposta, segundo a Pires & Associados, é traçar um retrato das chegadas dos principais emissores de turistas para o Brasil nos meses de junho e julho de 2014. As análises foram baseadas em dados de reservas aéreas realizadas até o dia 13 de março de 2014.
No caso de Natal, os principais países emissores deverão ser Estados Unidos, Uruguai e Itália. O estudo mostra que 45% dos visitantes permanecerão na cidade por um período de 9 a 21 dias, podendo visitar ou não outras cidades durante este período. Revela ainda que 13% dos viajantes já programaram paradasantes de chegar a Natal, principalmente no Rio, Fortaleza e São Paulo.
Embora tenha registrado o maior crescimento proporcionalmente, Natal é apenas a oitava cidade no ranking do total de reservas. Em primeiro lugar está o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá. Em comparação com o relatório anterior, Natal ficou estável no ranking. Já Brasília subiu uma posição, ocupando agora o sexto lugar. O volume de reservas não foi divulgado.
Tribuna do Norte

Diante da solicitação de novo empréstimo pelo governo, o deputado Fernando Mineiro (PT) cobrou informações sobre como serão aplicados os recursos e ainda como está sendo usado o dinheiro oriundo do empréstimo aprovado em 2012 pelos deputados, de R$ 614,5 milhões. O projeto solicitando R$ 850 milhões, enviado no último dia de exercício de 2013, quando os deputados votaram o orçamento, será apreciado pela Comissão de Finanças e Fiscalização (FCC).
Ontem, após reunião de uma comissão parlamentar com a superintendência do Banco do Brasil, ficou definido que o líder do governo, deputado Getúlio Rêgo (DEM), vai solicitar informações sobre a aplicação dos recursos. A ideia lançada é de que a aprovação pela Assembleia Legislativa esteja condicionada à prestação de informações.
Mineiro apresentou requerimento solicitando à governadora Rosalva Ciarlini e ao secretário de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, o detalhamento da aplicação dos recursos. Mineiro elencou diversas obras inconclusas e outras nem iniciadas que foram listadas pelo Executivo quando solicitou os R$ 614 milhões em 2012. Entre elas a Estrada da Produção, unindo as regiões Potengi e Seridó; a construção do prédio do campus avançado da UERN em Natal (R$ 6,2 milhões); o aparelhamento, construção, reforma e ampliação das unidades operacionais da polícia civil; construção e reforma de hospitais; melhoria de trechos rodoviários, totalizando 19 obras rodoviárias, entre outras.
Para as obras seriam destinados R$ 222 milhões, o restante dos recursos foi para refinanciamento do saldo devedor total. “Com essa crise na saúde, na polícia e estradas sem conservação, eu pergunto se esses recursos foram aplicados. Foram usados R$ 50 milhões nos hospitais? Alguém conhece alguma melhoria também do transporte coletivo urbano? Se esses recursos não foram aplicados, onde está o dinheiro desse empréstimo de R$ 614 milhões que aprovamos?”.
Propaganda
Outro questionamento do deputado é quanto à propaganda e publicidade de obras do RN Melhor, que está sendo veiculada. O RN Melhor é elencado como prioridade na solicitação do novo empréstimo. Mineiro indaga se o governo está fazendo propaganda sem ter realizado as ações. “O governo diz que os recursos serão para contrapartida de convênios e operações de crédito. Mas quais convênios serão contemplados com esses recursos?”, questiona.
O jornal de hoje


Papel de bobo. É isso que os vereadores de Natal estavam fazendo (na visão dos próprios parlamentares) ao conversar com o presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos (Sitoparn), Pedrinhon Santos, enquanto os motoristas do transporte alternativo fechavam o acesso as duas pontes de Natal (a de Todos e a de Igapó), impedindo o retorno para casa de milhares de natalenses.
“A população é quem está pagando a falta de entendimento entre Seturn e Sitoparn”, afirmou o vereador Júlio Protário (PSB), que presidia a sessão plenária com a presença de Pedrinho Santos, justamente, com o objetivo de intermediar um acerto para a implantação da bilhetagem unificada, principal pleito do Sitoparn. “Faço um pedido público para que o presidente, até pelo esforço que a Câmara está fazendo, para que essas duas pontes possam ser liberadas e o povo possa voltar para suas casas”, pediu Júlio Protásio, vendo, em seguida, a negativa de Pedrinho.
“Para que a gente não fique aqui fazendo papel de bobo e em respeito a população de Natal, que possamos encerrar essa sessão”, propôs Protásio, sendo acatado pelos companheiros vereadores. “Atitudes como essa colocam a população contra o Sindicato, porque a população é a favor da bilhetagem, mas não pode concordar com uma situação”, ressaltou o vereador Felipe Alves, do PMDB, sendo seguido por Júnior Grafith, do PRB. “É uma atitude irresponsável, travar ainda mais uma área já comprometida como é a zona Norte. Isso é uma atitude irracional. Irracional”.
“Essa atitude distância muito mais o entendimento com relação a essa situação (bilhetagem unificada). Saio daqui indignado e chateado com a situação”, analisou Ubaldo Fernandes, já conformado com o fim da sessão e de negociação entre os vereadores e Sindicato. “Não aceito esse tipo de atitude, até porque é um desrespeito a nos vereadores, que estamos aqui tentando diariamente um entendimento”, acrescentou o vereador Felipe Alves.
DONOS DA CIDADE
Em meio ao protesto, a Justiça potiguar decidiu liminarmente impedir que o Sitoparn fechasse, em novos protestos, as ruas de Natal. “A ação é recente, foi proposta no final de março, quando vi uma notícia do Sitoparn anunciando que iria fechar as ruas de Natal. Ora, eles (sindicato) têm que entender que não são os donos cidade. Não podem, simplesmente, decidir que vão fechar as ruas e pronto. Não podem”, afirmou a promotora Rossana Sudário, autora da ação civil pública com pedido de liminar deferido hoje, por volta das 16h.
Na liminar, inclusive, foi solicitado que o comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Araújo Silva, informe pessoalmente os sindicalistas sobre a proibição. “Ainda bem que essa decisão foi proferida e, muito provavelmente, o Sindicato já deve ter sido notificado. Por isso, liberaram o trânsito na noite de hoje”, afirmou Rossana Sudário. “Eu espero que, pelo menos, novas situações como essa não ocorram. O povo não pode continuar pagando por isso, a merce do Sindicato”, acrescentou a promotora. (Ciro Marques)
O jornal de hoje

![]() |
| Foto AE |



