O total de “reservas aéreas” internacionais para Natal nos meses da Copa é 791% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, revelou a segunda etapa do estudo “Como a Copa do Mundo 2014 vai movimentar o Turismo Brasileiro”, realizado pela empresa espanhola Forward Data (Fowardkeys®) em parceria com a Pires & Associados no Brasil. De acordo com o estudo, esse foi o maior avanço, proporcionalmente, entre as cidades que vão receber os jogos do mundial. Natal, no entanto, é apenas a oitava no ranking do volume de reservas aéreas.
O estudo teve sua primeira edição realizada com base em análises feitas 120 dias antes do mundial de 2014. Esta segunda etapa, que atualiza os dados, foi feita 90 dias antes do evento, e a proposta, segundo a Pires & Associados, é traçar um retrato das chegadas dos principais emissores de turistas para o Brasil nos meses de junho e julho de 2014. As análises foram baseadas em dados de reservas aéreas realizadas até o dia 13 de março de 2014.
No caso de Natal, os principais países emissores deverão ser Estados Unidos, Uruguai e Itália. O estudo mostra que 45% dos visitantes permanecerão na cidade por um período de 9 a 21 dias, podendo visitar ou não outras cidades durante este período. Revela ainda que 13% dos viajantes já programaram paradasantes de chegar a Natal, principalmente no Rio, Fortaleza e São Paulo.
Embora tenha registrado o maior crescimento proporcionalmente, Natal é apenas a oitava cidade no ranking do total de reservas. Em primeiro lugar está o Rio de Janeiro, seguido de São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Brasília, Belo Horizonte, Natal, Manaus, Porto Alegre, Curitiba e Cuiabá. Em comparação com o relatório anterior, Natal ficou estável no ranking. Já Brasília subiu uma posição, ocupando agora o sexto lugar. O volume de reservas não foi divulgado.
Tribuna do Norte