
Uma equipe da Agência de Inovação (AGIR) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizou na manhã desta última quinta-feira, 19, uma visita técnica às instalações da I9 Agrotec, incubadora de empresas localizada no Campus de Macaíba – Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ). Acompanhados pelo diretor eleito da EAJ, Ivan Max Freire de Lacerda, o diretor da AGIR, Daniel Pontes, e a responsável da Agência para incubadoras, Tathiany Deyse Fernandes Rocha, expuseram a necessidade de reestruturação da incubadora, sobretudo física.
“Procuramos demonstrar a importância de valorizar o processo de incubação de empresas e como isso implica em um acréscimo de oportunidades para os estudantes e professores. Além disso, falamos a respeito de como a Agência de Inovação pode contribuir nesse processo e a forma pela qual nós atuamos”, explicou Daniel Pontes. Tathiany Rocha acrescentou que, com o novo Regimento Interno da AGIR, foi criado o Setor de Ambientes Promotores de Inovação, com a responsabilidade promover eventos de divulgação de empreendedorismo, acompanhar e promover as atividades das incubadoras da UFRN e acompanhar as atividades dos parques e polos tecnológicos.
Ao final da reunião e por proposta da AGIR, o diretor Ivan Max Freire de Lacerda identificou a necessidade de designar um novo gerente executivo para a Incubadora, já que o mandato do anterior foi finalizado, bem como avaliou a possibilidade de destinar um novo local para a instalação física da I9 Agrotec.
A Agência de Inovação
Criada em 2007, inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), a Agência de Inovacão (AGIR) é responsável pela gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e ambientes promotores de inovação, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como, as atividades dos parques e polos tecnológicos.
Fruto deste trabalho, a UFRN alcançou, em 2019, números proeminentes para a realidade do Nordeste. São 52 pedidos de registro de marca, 177 programas de computador registrados, mais de 220 pedidos de patente e 18 cartas-patentes concedidas. Para o diretor da Agência, Daniel Pontes, o desafio atual é intensificar a transferência da tecnologia, sobretudo através do desenvolvimento de estudos de prospecção tecnológica e de inteligência competitiva. Outras informações sobre os serviços que a AGIR oferece, inclusive para o público externo, podem ser obtidos através dos telefones (84) 3215-3918 / 99167-6589 / 99224-0076, ou pelo e-mail contato@agir.ufrn.br.
