Tomógrafos do Walfredo Gurgel quebram novamente e pacientes são enviados para outros hospitais

Foto: Reprodução/TV Tropical

Os tomógrafos do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, voltaram a apresentar problemas e estão sem funcionar desde a quarta-feira (26). Com os equipamentos parados, pacientes que precisam do exame estão sendo encaminhados para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim, e para o Hospital Giselda Trigueiro, na capital.

Segundo Fátima Luna, diretora do Sindsaúde/RN, a situação repete um cenário já conhecido pelos profissionais da rede. “Mais uma vez, os tomógrafos quebrados trazem sobrecarga de trabalho para as equipes desses outros hospitais e também um risco no transporte de pacientes que precisam realizar os exames fora do Walfredo”, explicou.

Ela reforça que o problema compromete diretamente o atendimento da maior unidade de urgência e trauma do estado. “É preciso resolver a situação do tomógrafo do Walfredo Gurgel. Centenas de pessoas precisam desse exame. É vital para a saúde”, reforçou.

Problema recorrente

As falhas nos tomógrafos do Walfredo Gurgel não são novidade. O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande do Norte vem denunciando, há meses, que os aparelhos apresentam quebras constantes e são considerados obsoletos. Um deles tem aproximadamente 15 anos de uso.

A ausência dos equipamentos provoca impacto direto no atendimento, gerando superlotação, atrasos nos diagnósticos e necessidade de transferência de pacientes para outras unidades — o que aumenta riscos tanto para os pacientes quanto para as equipes envolvidas no transporte.

O que diz o Governo

Em novembro, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informou que está em processo de compra de um novo tomógrafo e de aluguel de outro equipamento para o hospital. No entanto, ambos ainda não foram entregues e a instabilidade no funcionamento dos aparelhos continua sendo motivo de críticas do sindicato e da população.

Portal da Tropical

Administrador