Transforma Macaíba realiza ação social nos bairros Campinas, Alto da Raiz e nas ruas Jose Baltazar e João da Cruz, distribuindo uma tonelada e meia de peixes. Através de doação recebida, o projeto Transforma Macaíba foi as ruas na noite desta quinta-feira (17), um grupo de voluntários realizou a distribuição nas comunidades.

A vereadora Luciana de Netinho, coordenou o trabalho voluntariado. “Estou bastante feliz, o projeto Transforma Macaíba recebeu uma doação de 4 toneladas de peixe e estamos através do trabalho voluntário, realizando essa distribuição na zona urbana e rural. Infelizmente essa quantidade não dará para chegar a todos os bairros, mas vamos continuar trabalhando para que nas próximas edições, conseguiremos receber um volume maior de peixes para distribuir” declarou Luciana.

No bairro Campinas, a distribuição reuniu centenas de pessoas, Dona Josefa agradeceu a ação realizada no bairro “Soube que vinham e estou aqui para pegar o peixe, os peixes são grandes, obrigado!”.

A ação contou com a participação de Netinho França, Dra. Andressa, Vanda Alves, Pai Santo (Claudemir), Marcelo, Ivan e Florzinha que atuaram na distribuição do peixe.

 

Bertone Marinho, ex-vereador de Natal, morre aos 41 anos

Faleceu na manhã desta sexta-feira (18), em sua residência, o ex-vereador da cidade do Natal, Bertone Marinho, aos 41 anos. A notícia pegou de surpresa familiares, amigos e a comunidade política da capital potiguar.

Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o velório e o sepultamento.

Bertone Marinho deixa dois filhos um legado de atuação pública e de serviços prestados à cidade.

Nossos sentimentos aos familiares e amigos.

Com informações de Rodrigo Loureiro

Blog do BG

A Neoenergia Cosern deflagrou uma operação batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato” para identificar possíveis ligações irregulares (ou fraudes) de energia em fábricas de gelo, viveiros de camarão e pontos de vendas de peixes em Natal e Região Metropolitana. Ao todo, 83 endereços foram visitados e as 13 equipes da distribuidora envolvidas na ação desativaram cinco “gatos” de energia em peixarias na Vila de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e num viveiro no bairro de Ferreiro Torto, em Macaíba. Todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares e a fiscalização vai continuar nos próximos dias.

“Infelizmente, alguns comerciantes insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população, provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”, ressalta Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.

Balanço das ações

De 01 de janeiro até 31 de março deste ano, a Neoenergia Cosern realizou 4.263 inspeções e identificou e desativou 1.246 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 4,4 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas por 24h. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.

Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.

O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.

Protesto aconteceu na BR-304 na altura de Caiçara do Rio do Vento — Foto: Redes sociais

Um protesto por conta do atropelamento e morte de um bebê de 4 meses fechou na tarde desta quinta-feira (17) a BR-304 na cidade de Caiçara do Rio do Vento, distante cerca de 100 quilômetros de Natal.

O bebê foi atropelado junto com a mãe na estrada por volta das 19h15 de quarta-feira (16). A prefeita de ParnamirimProfessora Nilda (Solidariedade), estava no veículo envolvido no acidente – o carro era dirigido pelo marido dela.

O protesto, inicialmente, fechou toda a BR-304, nos dois sentidos da pista.

 

O deputado estadual Adjuto Dias chama atenção de como a Companhia de Águas e Esgotos (Caern) vem abrindo buracos para realizar serviço na rede de água e esgoto. Em Natal, Adjuto Dias flagrou a situação, a Caern realizava um serviço em uma rua que havia a pouco tempo recebido recapeamento asfáltico.

Para evitar este tipo de situação, Adjuto Dias apresentou na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que prevê que a empresa concessionária (Caern) adote o método não destrutivo para realizar essas intervenções nas avenidas de Natal, preservando a integridade do asfalto.

A Paróquia São José de Anchieta, realizou a Via Sacra na praia de Ponta Negra, na noite desta quarta-feira (16), em Natal. Sob condução do padre Sávio, fiéis de diversas regiões da capital estiveram na praia, celebrando o momento, com muita fé, emoção e espiritualidade. O momento de celebração ocorreu na área que passou pelo processo de engorda, tornando o ambiente atrativo para celebrações como esta.

Ximbinha se filia ao União Brasil: 'É uma honra imensa'

Ximbinha, aos 51 anos, anunciou em suas redes sociais que se tornou membro de um partido político. O guitarrista, que foi casado com Joelma, revelou sua filiação ao União Brasil. Em sua postagem, ele expressou sua alegria: “É com grande satisfação que compartilho minha entrada no partido União Brasil, e me sinto honrado pelo convite do nosso Ministro do Turismo, Celso Sabino”.

Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

“A gente vai ver. Eu tenho aliados de todos os partidos”. Foi assim que respondeu a senadora Zenaide Maia ao ser questionada, durante entrevista à FM Mix, nesta segunda-feira (14), se estará ao lado de Fátima Bezerra nas eleições de 2026.

Apesar disso, a presidente estadual do PSD garante que não está politicamente afastada da líder petista e se mostra disposta a estar ao seu lado nas próximas eleições.

“Nós não ficamos distantes, não nos afastamos, aquilo (eleições municipais em São Gonçalo do Amarante) foi uma coisa pontual”, disse a senadora e presidente estadual do PSD.

Embora tenha dito que uma união com Fátima em 2026 “está em estudo”, Zenaide disse que “se vê e se sente aliada” da governadora neste momento. “Fátima Bezerra se dedica a esse Estado 24 horas. Reconheço isso, reconheço que ela melhorou a segurança pública”, defendeu.

Por Daniele Freire – Novo Notícias

Foto: Reprodução

Empresas prestadoras de serviços de alimentação deflagraram greve nesta quarta-feira (16), devido aos atrasos salariais. As unidades afetadas são o Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e no Hospital Regional Monsenhor Antônio Barros, em São José de Mipibú. O Sindicato de Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) se queixou da suspensão da alimentação nesses hospitais.

Funcionários das empresas JMT e Fortex, anunciaram greve com objetivo de reivindicar salários e o vales-alimentação atrasados. Os trabalhadores terceirizados até o momento não receberam os pagamentos referentes ao mês de março.

De acordo com os grevistas, 30% dos serviços continuam funcionando, conforme determina a legislação, para garantir o atendimento mínimo à população. O sindicato afirma que a alimentação de funcionários, médicos e acompanhantes foi suspensa, comprometendo diretamente a rotina do hospital.

Segundo a Sesap, os repasses financeiros foram feitos à JMT, mas os trabalhadores seguem sem receber. Quanto à empresa Fortex, a secretaria ainda não se posicionou.

“Quase todos os meses, o sindicato vem a público denunciar essa situação e cobrar que o governo e a Sesap se posicionem. Essa postura de jogar a culpa apenas na empresa privada e ficar de braços cruzados não cola mais. Não dá para os trabalhadores pagarem essa conta. Queremos uma resposta”, enfatiza Rosália Fernandes, Coordenadora do Sindsaúde/RN.

Em assembleia realizada entre o sindicato e os terceirizados, ficou decidido que, dois dias após a paralisação da JMT, os funcionários dariam início a uma greve parcial, em formato de revezamento. A estratégia foi adotada como forma de manter os serviços essenciais com segurança mínima, sem deixar de denunciar o desrespeito enfrentado pela categoria.

As exigências imediatas pedidas pelos grevistas são: pagamento integral e imediato dos salários atrasados, regularização dos vales-alimentação, garantia de alimentação para os trabalhadores, fiscalização da atuação das empresas e comprometimento do Governo do Estado com a saúde pública.

A diretora geral do Hospital Tarcísio Maia, Kaline França, informou que nesta quinta-feira (17) serão liberados metade dos vales-alimentação atrasados.

Essa é a segunda paralisação em apenas quatro meses.

Tribuna do Norte

 

São Paulo (SP) 29/02/2024 - Petrobras iniciará, em março, venda de diesel verde em São PauloFoto: Petrobras/Divulgação/Arquivo

Foto: © Petrobras/Divulgação/Arquivo

A Petrobras anuncia que reduzirá, a partir desta sexta-feira (18), em R$ 0,12 por litro, os preços de venda do diesel A (ainda sem adição de biodiesel) nas refinarias. De acordo com a estatal, “O preço passará a ser, em média, de R$ 3,43 por litro”.

O valor final do diesel depende de outros fatores além do produto, como a incidência de tributos (variável por estado) e o percentual de lucro das distribuidoras, como BR, Ipiranga, Ale, e Raízen (Shell e Cosan).

O desconto de R$ 0,12 também não é em linha, porque o produto final na bomba traz a mistura de 86% de diesel A com 14% de biodiesel para composição do chamado diesel B, conforme estabelece o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A mistura determinada desde 2023 torna o combustível menos poluente.

Assim, a Petrobras afirma que parcela da empresa no preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,95 por litro, uma redução de R$ 0,10 a cada litro de diesel B.

Ainda segundo a estatal, desde dezembro de 2022 os preços do diesel para as distribuidoras reduziram em R$ 1,06 por litro, desconto de 23,6%.

“Considerando a inflação do período, esta redução é de R$ 1,59/ litro ou 31,7%”, detalha a companhia. A última redução ocorreu em 31 de março.

Agência Brasil

 

A vereadora Luciana de Netinho, dando sequência ao trabalho de fiscalização, constatou a falta de clonazepam, no posto de saúde Luiz Antônio, no centro de Macaíba. O medicamento de uso controlado de 2mg estava em falta quando Luciana chegou na unidade e questionou se havia o medicamento na farmácia do posto.

Luciana relatou ao Macaíba no Ar que recebeu denúncia de uma paciência, ao procurar o posto de saúde, foi informada que o medicamento estava em falta. Na unidade de saúde, Luciana afirmou que o município precisa se planejar para não faltar medicamentos e questionou aonde estava os recursos do município.

Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal

Crédito: Demis Roussos

Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura do Natal deu início à fase de testes com um moderno ônibus elétrico, que passou a circular de forma experimental no transporte público da cidade. O modelo utilizado é o Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer — um veículo de última geração projetado especialmente para atender às particularidades do mercado brasileiro.

A cerimônia de apresentação do novo ônibus ocorreu na sede da STTU, com a presença do prefeito Paulinho Freire e do CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza. O veículo já começou a operar em caráter experimental na linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), operada pela empresa Guanabara, permitindo que os usuários tenham um primeiro contato com um transporte mais moderno, silencioso e ecologicamente responsável.

Ao longo dos próximos 30 dias, o ônibus seguirá circulando pela capital potiguar. Além disso, motoristas estão sendo capacitados pela própria fabricante, que disponibilizou operação assistida, treinamentos técnicos e acompanhamento constante para garantir a máxima segurança e eficiência durante esse período.

De acordo com o prefeito, Paulinho Freire, a iniciativa representa um passo importante rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade.  “Estamos investindo em alternativas sustentáveis que ofereçam mais qualidade para a população e menos impacto para o meio ambiente. Esse é só o começo de um novo tempo para a mobilidade urbana de Natal”, destacou.

“Em nome da TEVX Higer, estamos muito satisfeitos com essa parceria. Já contamos com uma estrutura consolidada em várias regiões do Brasil, e consideramos este um passo importante para ampliar nossa presença e compartilhar o que há de mais avançado em mobilidade elétrica. A partir de hoje nós vamos apresentar um modelo 100% elétrico, limpo e com alta tecnologia, para que a população possa vivenciar essa experiência e, a partir dela, possamos coletar dados e estatísticas que servirão de base para a construção de um projeto sólido. Durante os 30 dias de testes, vamos oferecer uma operação assistida, com a presença de um instrutor técnico dedicado, que dará todo o suporte necessário ao uso e operação do veículo”, afirmou Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.

A secretária da STTU, Jodia Melo, também comentou sobre a importância do projeto para a cidade. “Hoje iniciamos um importante teste operacional que marca um avanço significativo para o transporte público de Natal. Estamos avaliando um ônibus 100% elétrico e sustentável, alinhado ao nosso compromisso com a agenda ambiental. A cidade está aberta à inovação, e diversas soluções baseadas em energias renováveis serão testadas. Este é um passo concreto da prefeitura rumo a um sistema de mobilidade mais limpo e eficiente. Durante os próximos 30 dias, vamos analisar de perto o desempenho, o conforto e os benefícios desse modelo para, então, avaliar sua viabilidade e futura implementação”, afirmou.

Com esse projeto piloto, Natal dá um passo estratégico em direção a um futuro mais sustentável e tecnológico no transporte público. A experiência com o ônibus elétrico não apenas permitirá a análise técnica do desempenho do veículo, como também abrirá caminho para decisões embasadas sobre sua possível adoção definitiva. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente — elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e preparada para os desafios urbanos do presente e do futuro.

Nilda promete gestão participativa: “Nosso grande diferencial é ouvir” -  Blog do Sidney Silva

Movimento grande na Câmara de Parnamirim: a prefeita Nilda acaba de perder o apoio ‘incondicional’ de 6 vereadores, que passam a compor o criado grupo independente.

Foi formada a ‘Bancada Pró-Parnamirim’, composta pelos seguintes parlamentares:
Eurico da Japão (Solidariedade)
Michael Borges (PP)
Michael Diniz (PL)
Léo Lima (Pode)
Rarika Bastos (Republicanos)
Rodrigo Cruz (Pode)

A nova bancada se junta à ainda tímida bancada de oposição, formada pelos vereadores Thiago Fernandes (PP), Jonas Godeiro (Avante) e Gabriel César (PL).

A prefeita Nilda segue com maioria na Câmara, mas agora com a margem menor. De 18 vereadores ela cai para 12, e a oposição, de 3 passa para 9. Placar mais para apertado, de 12 a 9.

A bancada independente será liderada por Michael Borges, que tem como foco, equilibrar o plenário. Ou seja, trabalhar forte para convencer a turma do governo a pensar duas, três vezes, antes de apenas balançar a cabeça e votar a favor de todas as pautas da Prefeitura.
Estava indo tudo bem até agora nos caminhos entre a Prefeitura e a Câmara.

Mais trabalho para o presidente da Casa, vereador César Maia (MDB), que segue fiel à prefeita Nilda.
O presidente até tentou conter a debandada, mas, segundo fontes da Casa, não contou com habilidade da líder da prefeita, vereadora Rhalessa de Clênio (Solidariedade).

Thaisa Galvão