A vereadora Luciana de Netinho apresentou preposição na Câmara Municipal, cujo objeto é que o prédio “Complexo das Lagoa das Pedras”, localizado na rua Olímpio Maciel, seja destinado para abrigar a futura sede da Guarda Municipal de Macaíba. O prédio que foi construído pela prefeitura, nunca foi utilizado e segue ocioso. Luciana defende que a prefeitura utilize o prédio ao invés de alugar casa, assim evita gasto público desnecessário.

Uma outra solicitação de Luciana de Netinho na Câmara Municipal a respeito da localidade, foi a solicitação da limpeza da Lagoa das Pedras. Luciana também defende que o município urbanize a Lagoa das Pedras, construindo um calçadão e quiosques no entorno da lagoa.

 

Adriano Gadelha Secretário de Gestão e Projetos Especiais RN (9)

Foto: José Aldenir/Agora RN

O secretário estadual de Gestão e Relações Institucionais, Adriano Gadelha, disse acreditar que a governadora Fátima Bezerra (PT) chegará ao fim de sua segunda gestão com saldo positivo junto à população.

Em entrevista exclusiva ao AGORA RN concedida na tarde desta sexta-feira 9, ele afirmou que os resultados acumulados em áreas como segurança pública, educação e infraestrutura serão, nos próximos meses, mais bem percebidos pela sociedade potiguar.

“Eu tenho dito que não há problema nenhum de a gente fazer um grande debate com a sociedade, com as figuras da política, e fazer a comparação, de como era o Estado do Rio Grande do Norte em 2019, quando a governadora assumiu, e como está hoje”, afirmou Gadelha. Para ele, a memória sobre a situação herdada da gestão anterior ainda não foi suficientemente explorada pelo governo na disputa de narrativas. “A população precisa saber o que foi feito e como o Estado estava.”

Segundo o secretário, um dos fatores que têm dificultado a consolidação da imagem da gestão é a dinâmica das redes sociais e o que ele classifica como desinformação. “Existe todo um sistema de bipolarização, de disputa que acontece no País e acontece aqui no Rio Grande do Norte. […] As pessoas criam fatos que, na verdade, às vezes não são reais e, nessa disputa de redes sociais, você não consegue responder à altura.”

Gadelha destacou números e ações da área de segurança pública como exemplo da transformação promovida durante a gestão petista. “Pegue os números, como era a segurança pública do Rio Grande do Norte antes, como é agora. Veja os números do quanto a gente conseguiu diminuir os crimes dos mais diversos aqui no Estado.” E completou com medidas concretas: “Veja quantos equipamentos tinha no Corpo de Bombeiros. […] Hoje temos unidade em Apodi, em Patu, em Goianinha, estamos fazendo em João Câmara.”

Na educação, o secretário citou a ampliação do número de escolas em tempo integral e a criação de novos institutos estaduais de ensino técnico, os Ierns. “A governadora Fátima, pela primeira vez, trouxe de fato, e está inaugurando, e nós vamos chegar a dez institutos estaduais de ensino tecnológico.”

Na área de infraestrutura, ele afirmou que o governo entregará mais de dois mil quilômetros de estradas recuperadas até o fim do mandato. “Tem estrada que fazia 30 anos que mal tinha uma operação tapa-buraco. Ao final desse governo, a professora Fátima terá recuperado mais de 2 mil quilômetros de estrada.”

Sobre saúde pública, Gadelha ressaltou a ampliação da oferta de leitos e investimentos em novos equipamentos. “Quantos leitos de hospital tinham e quantos têm? Quantas UTI tinha e quanto hoje tem? […] Está apontado um novo hospital metropolitano para Natal em parceria com o governo federal.”

A avaliação do secretário é que, diante da apresentação dos dados e da comparação com gestões anteriores, a imagem da governadora será revertida até 2026. “Eu não tenho dúvida que o povo do Rio Grande do Norte vai ser sabedor de como o Rio Grande do Norte estava e como hoje ele está.”

PT aposta em Cadu Xavier para manter continuidade e mira dobradinha no Senado com Fátima e Zenaide

Adriano Gadelha também detalhou a estratégia do PT para a eleição de 2026 no Rio Grande do Norte. O nome escolhido internamente como pré-candidato ao governo é o atual secretário da Fazenda, Cadu Xavier, apontado por Gadelha como peça central no processo de reestruturação fiscal do Estado.

Além de Cadu, o PT trabalha para lançar a própria Fátima Bezerra ao Senado, em uma chapa que deve contar também com a senadora Zenaide Maia (PSD), aliada de primeira hora da governadora. “Zenaide sabe da importância dela, não só do Estado, mas no Senado Federal, e a gente sabe disso. Vamos trabalhar para ter duas mulheres senadoras a partir de 2027 representando o Rio Grande do Norte: Fátima e Zenaide.”

Gadelha também respondeu às críticas feitas pelo ex-senador Jean Paul Prates (PT), que classificou a indicação de Cadu como uma decisão imposta. O secretário rebateu: “Ele pode até entender que poderia ter sido uma discussão mais ampla. Eu respeito isso. Mas eu não tenho dúvida de que foi feita a discussão. Ele pode não ter participado diretamente nessas instâncias que aconteceram. E também é natural, porque as pessoas também têm seus afazeres, têm seu dia-a-dia e tal. É apenas o que eu posso declarar nesse sentido.

Ele complementou: “Mas não tenho dúvida que Jean Paul é maduro o suficiente de saber o que está em jogo no Rio Grande do Norte.”

Sobre as movimentações políticas do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), Adriano Gadelha demonstrou confiança na manutenção da aliança. “Eu não tenho dúvida de que Ezequiel estará conosco nesse trabalho e poderá construir a chapa majoritária”, disse.

Segundo ele, o nome de Cadu Xavier como pré-candidato ao governo foi apresentado previamente ao presidente da Assembleia, e a construção da chapa — incluindo candidaturas ao Senado e à vice — será feita com base no diálogo entre os partidos aliados.

Agora RN

O Rio Grande do Norte tem três nomes declarados pré-candidatos a governador. São eles, o ex-prefeito de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), o senador Rogério Marinho (PL) e o secretário de Tributação, Carlos Eduardo Xavier (PT). O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), outro nome cogitado, mas não fez nenhuma declaração pública neste sentido, mas tem atuado nos bastidores para viabilizar seu projeto.

O ex-prefeito Álvaro Dias, tem percorrido o estado após terminar o mandato à frente da Prefeitura de Natal. Álvaro Dias tem dialogado com diversos prefeitos, vereadores e lideranças no interior, além de mostrar todo o trabalho que foi desenvolvido em Natal. O número de obras entregues na capital lhe credencia para a disputa ao Poder Executivo.

Outro nome que pretende disputar o governo é o senador Rogério Marinho. O líder da oposição no Senado, busca formar um palanque de oposição ao PT, Rogério tem feito seminários através do Rota 22.

O governo Fátima Bezerra terá um candidato na disputa, Carlos Eduardo Xavier é o nome do PT. Ainda desconhecido do eleitorado, Cadu como é chamado pelos petistas, tem aparecido constantemente ao lado da governadora e o tempo dirá se ele conseguirá ter o nome competitivo na disputa.

Vai no Trem”: Michele Andrade e Banda Grafith lançam hit que promete agitar  o Carnaval de Caicó – Wllana Dantas

Reprodução

O evento “Vai no trem” que inicialmente seria realizado no Terreiro da Vila, em Macaíba, e logo depois foi transferido para a Showck Casa Show foi cancelado. O evento tinha como principais atrações a banda Grafith e Michele Andrade. assim como apresentação dos cantores Jeff Costa e Lucas Boquinha.

O evento seria realizado no próximo dia 24 de maio. Em nota, a organização do evento afirma que o cancelamento é devido a “forças maiores”.

Reprodução

Um homem foi condenado pelos crimes de ameaça e vias de fato contra sua genitora, no Município de Macaíba, localizado na Grande Natal. A sentença foi proferida após análise das provas apresentadas durante o processo. A decisão é da 2ª Vara da Comarca de Macaíba.

O Ministério Público Estadual ofereceu denúncia, relatando que o acusado, aparentemente sob o efeito de drogas, chegou à residência de sua mãe no dia 9 de junho de 2022 e, após uma discussão, a ameaçou de violência física caso não lhe fosse dada uma quantia em dinheiro. Durante o episódio, o réu também empurrou a vítima, ação que foi caracterizada como vias de fato.

Em sua defesa, o homem negou as acusações, alegando que não havia ameaçado nem empurrado a mãe. Segundo o réu, ele apenas questionava a ausência do recebimento de um benefício, e o fato teria sido mal interpretado pela genitora, especialmente em razão de sua condição de surdo-mudo.

O juízo, no entanto, entendeu que as provas documentais e testemunhais demonstraram a ocorrência dos delitos, sendo a palavra da vítima corroborada pelas testemunhas. Explicou que a violência psicológica e física praticada no contexto familiar configurava, respectivamente, os crimes descritos no artigo 147 do Código Penal (ameaça) e no artigo 21 do Decreto-Lei nº 3.688/41 (vias de fato).

Além disso, considerou que as circunstâncias dos crimes enquadravam-se nas disposições da Lei Maria da Penha, que protege as vítimas de violência doméstica e familiar. A sentença ressalta também que, embora o réu tenha alegado que estava sob efeito de drogas no momento dos fatos, isso não foi suficiente para afastar sua responsabilidade criminal, uma vez que a embriaguez voluntária não exime o acusado da pena, conforme o artigo 28 do Código Penal.

A Justiça ainda destaca que a vítima relatou, em seu depoimento, que as ameaças e o empurrão lhe causaram grande sofrimento psicológico, resultando em sintomas como insônia, perda de apetite e alterações na pressão arterial, evidenciando o impacto emocional da violência sofrida.

Com isso, a pena final ficou estabelecida em três meses de detenção (cumpridos em regime aberto) pelo crime de ameaça e pela contravenção penal de vias de fato, em virtude da prática dos dois crimes em concurso material, conforme previsto no artigo 69 do Código Penal.

TJRN

O menino Carlos Gabriel, que havia desaparecido após ir a escola, foi encontrado na noite desta sexta-feira (09), no bairro Planalto, em Natal. Carlos reside no loteamento Santa Rosa, no bairro Mangabeira, em Macaíba. As redes sociais ajudaram a localizar o menino, durante o dia, foram muitos os compartilhamento da imagem de Carlo Gabriel, e a noite, um morador do condomínio Village de Prata, reconheceu que a criança que estava na praça do local se travava do desaparecido.

Familiares logo foram acionados para ir ao encontro da criança.

Prefeitura do Natal abre mais de 100 vagas para cursos de qualificação profissional

 

Ampliando as oportunidades de capacitação e inclusão produtiva, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), está com inscrições abertas para novos cursos gratuitos de qualificação profissional.

A iniciativa faz parte das ações permanentes da gestão voltadas à geração de emprego e renda e ao fortalecimento da autonomia das famílias em situação de vulnerabilidade. Ao todo, estão sendo ofertadas 105 vagas da demanda espontânea, com inscrições abertas ao público nos Centros Municipais de Trabalho e Emprego, além de cursos nas instituições parceiras, como clubes de mães, centros sociais e outras entidades vinculadas à rede de assistência.

As inscrições acontecem nos dias 12 e 13 de maio, de forma presencial no Centro Municipal de Trabalho e Emprego da Zona Norte, localizado na Rua Bariri, S/N, no bairro Lagoa Azul, e na unidade do Alecrim, situada na Rua Presidente Bandeira, 765. Também é possível realizar a inscrição de maneira online, por meio do aplicativo Natal Digital, disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Android e iOS.

As capacitações abrangem diversas áreas com alta demanda no mercado, como maquiagem, extensão de cílios, gestão de negócios, escovas e penteados e operador de caixa. Todos os cursos são ministrados por profissionais qualificados e acontecem em espaços com estrutura adequada para o aprendizado prático e teórico.

Podem participar candidatos a partir de 18 anos ou, dependendo da formação, a partir de 15 ou 16 anos. É necessário ter o ensino fundamental I ou II incompleto e atender aos pré-requisitos específicos de cada capacitação.

A secretária da Semtas, Nina Souza, destaca a relevância da ação para a promoção da empregabilidade e da autonomia da população. “É fundamental ampliarmos as oportunidades para quem busca ingressar ou se reposicionar no mercado de trabalho. Já testemunhamos inúmeros casos de sucesso de pessoas que conseguiram empregos ou abriram seus próprios negócios após passarem por nossas capacitações”, afirma.

Para efetivar a matrícula, é necessário apresentar cópias do RG e originais do CPF, PIS, NIS, carteira de trabalho, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e, quando exigido pelo curso, documentação comprobatória de conhecimentos técnicos.

Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o desenvolvimento social e econômico da cidade, promovendo inclusão, geração de renda e novas perspectivas para os natalenses.

O que está por trás de nova foto oficial de Donald Trump | Mundo | G1

Reprodução

Os Estados Unidos, sob influência de setores ligados ao ex-presidente Donald Trump, estão articulando o uso irrestrito do Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) e da Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. As informações são do site DefesaNet, uma fonte de notícias e análises sobre defesa, estratégia e temas correlatos.

O Blog do Dina trouxe a notícia que, os Estados Unidos, sob influência de setores ligados ao ex-presidente Donald Trump, estão articulando o uso irrestrito do Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) e da Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte.

As informações são do site DefesaNet, uma fonte de notícias e análises sobre defesa, estratégia e temas correlatos, sendo referenciado em trabalhos acadêmicos e documentos do setor. Isso indica sua relevância como um veículo de informação especializado.

A justificativa para a pressão seria o ‘direito histórico de retorno operacional’, alegando investimentos feitos pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Contexto da Reivindicação

Diplomatas associados ao núcleo político republicano têm realizado negociações informais com interlocutores brasileiros. O argumento baseia-se na tese de que as infraestruturas, financiadas pelos EUA no passado, deveriam permanecer disponíveis para uso militar norte-americano, especialmente em tempos de competição estratégica no Atlântico Sul.

A retórica é semelhante à usada em discussões recentes sobre o Canal do Panamá, onde setores trumpistas defendem que os EUA mantenham controle técnico-operacional da estrutura, justificando com o discurso de que ‘construíram, pagaram e defenderam’ a instalação durante o século XX.

Portal 96 FM

Em pronunciamento na sessão plenária desta quinta-feira (8), na Assembleia Legislativa, o deputado Adjuto Dias (MDB) destacou a dificuldade no pagamento das emendas parlamentares por parte do governo do estado. Diante da falta de sinalização sobre os pagamentos, o parlamentar informou ter protocolado, no início do ano, um projeto de lei que determina que, caso o governo não pague as emendas parlamentares ao final do prazo legal, justifique o motivo do não pagamento da emenda impositiva do deputado estadual.

“A gente já chegou no mês de maio e o governo ainda não sinalizou de forma precisa o pagamento das emendas”, disse Adjuto.

O deputado ressaltou que apresentou o projeto de lei para que o governo tenha “essa atitude”, comparando a situação do Rio Grande do Norte com a de estados vizinhos como a Paraíba, onde, segundo ele, o governo sempre paga as emendas dentro do exercício financeiro daquele ano.

Ele manifestou sentir-se “lesado”, não como pessoa física, mas enquanto representante do estado, citando emendas que encaminhou para o Hospital Regional de Seridó e para o Hospital Infantil Varela Santiago, que não foram pagas. Para o parlamentar, o governo deveria justificar, ao final do ano, o motivo pelo qual não houve o pagamento dessas emendas.

COLABORAÇÃO: Judiciário divulga lista com nomes que podem compor júri  popular em 2024 - Rondoniaovivo.com

Uma mulher acusada de tentar matar a própria filha de 1 ano de idade com água fervente vai ser julgada por um júri popular no Rio Grande do Norte. A Justiça também manteve a mulher em prisão preventiva, enquanto aguarda julgamento.

A decisão foi tomada pela Vara Única da Comarca de Parelhas, na região Seridó. De acordo com a ação, o crime aconteceu em agosto de 2024.

A data do júri não foi divulgada pela Justiça do RN até a última atualização desta reportagem.

Ao analisar o processo, o juiz Wilson Medeiros afirmou que a sentença de pronúncia, na qual determina o julgamento não implica na “certeza da culpa do acusado, o que cabe apenas aos jurados membros do Tribunal o Júri”.

Por outro lado, a decisão representa a “admissibilidade”, em que o juiz analisa se ficou provada a ocorrência do crime e se há, pelo menos, indícios suficientes a respeito do acusado.

O magistrado acrescentou que a materialidade do crime está comprovada pelos depoimentos de testemunhas, bem como pela documentação médica. Ele também considerou que existem indícios suficientes de autoria sobre a acusada.

Um laudo apresentado no processo apontaria que as lesões só não causaram a morte da criança por causa do socorro prestado por terceiros e “atendimento médico eficaz”.

À Justiça, a mulher alegou que estava cozinhando e que a água teria caído por cima da criança acidentalmente.

Entretanto, as testemunhas ouvidas no processo declaram que a mulher é conhecida na região em que mora como usuária de drogas e que a criança estava “chorando demais”, fato que incomodava profundamente a mãe, que teria jogado a água fervente.

G1 RN

 

Brasília (DF) 08/05/2025 - Coletiva de imprensa para atualização da Operação Sem Desconto com os ministros Jorge Messias (AGU), Vinicius Marques de Carvalho (CGU), Wolney Queiroz (Previdência Social) e o presidente do INSS, Gilberto Waller. Foto Antônio Cruz/ Agência Brasil.

Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil.

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou, nesta quinta-feira (8), que os aposentados e pensionistas vítimas de descontos não autorizados de mensalidades associativas serão ressarcidos pelos prejuízos sofridos entre março de 2020 e março de 2025.

“O marco temporal [para ressarcimentos] são os últimos cinco anos, que é o prazo de prescrição [quinquenal]. Ou seja, março de 2020”, declarou Waller, durante coletiva de imprensa, no Palácio do Planalto.

A prescrição quinquenal, ou seja, de cinco anos, estabelece que os beneficiários da Previdência Social podem cobrar parcelas vencidas de benefícios, restituições ou diferenças até o limite de cinco anos da data em que deveriam ter sido pagas.

Segundo Waller, na próxima terça-feira (14), o instituto começará a notificar cerca de 9 milhões de beneficiários da Previdência Social de cujos benefícios foram deduzidas as mensalidades de filiação a associações, sindicatos e outras entidades sociais.

notificação será feita por meio do aplicativo Meu INSS e, alternativamente, pela Central de Atendimento telefônico da autarquia, no número 135.

“[O cidadão] vai abrir estes canais e [verificar que] teve um desconto [feito] pela associação X e que o valor descontado [em determinado período] é tal. Olhando esse dado, ele pode falar: realmente, eu fui associado. Ou, eu não fui associado. Eu não reconheço este vínculo associativo e não concordo com este desconto”, acrescentou Waller.

Caso a pessoa comunique ao INSS que não autorizou os descontos, o instituto notificará a entidade para a qual repassou toda a quantia cobrada junto ao benefício previdenciário da pessoa. A entidade terá 15 dias úteis para comprovar que o aposentado ou pensionista se filiou e autorizou o desconto em folha.

“As que não o fizerem, nós encaminharemos para a AGU [Advocacia-Geral da União], demonstrando o débito para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, explicou Waller, assegurando que o beneficiário que questionar os descontos não vai precisar apresentar nenhum documento ao INSS.

“Ele não vai preencher nada. Ele simplesmente vai clicar [no Meu INSS] e falar, “este desconto eu não reconheço”, prosseguiu o presidente do instituto. Caberá às entidades comprovarem a legalidade dos descontos questionados.

Ainda segundo Waller, só ao fim deste processo de averiguação o INSS saberá quantos aposentados e pensionistas foram, de fato, lesados. Bem como o montante descontado ilegalmente.

De acordo com a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), entre 2019 e 2024, o INSS descontou de benefícios previdenciários cerca de R$ 6,3 bilhões que foram integralmente repassados às organizações sociais autorizadas a oferecer o desconto de filiação em folha. Parte deste montante, contudo, foi cobrado legalmente, com o aval dos beneficiários, e repassado a entidades que prestam serviços e oferecem benefícios a seus membros.

 

A vereadora Luciana de Netinho utilizou as redes sociais, nesta quinta-feira (08), para falar sobre seu estado de saúde. Grávida de 8 meses, Luciana destacou que não tem conseguido ir aos eventos nas últimas semanas devido a sua gravidez de risco, assim como manter o ritmo de fiscalizações, devido aos exames que sempre precisa está indo fazer.

 

Reprodução

O cardeal americano Robert Prevost foi eleito o próximo líder da Igreja Católica nesta quinta-feira (8) e escolheu o nome de papa Leão XIV. Trata-se do primeiro papa vindo dos Estados Unidos.

A fumaça branca saiu da chaminé da Capela Sistina por volta das 13h07 (horário de Brasília) para anunciar que os cardeais chegaram a um consenso sobre o sucessor do papa Francisco.

Após a confirmação da decisão, o papa eleito passou pela chamada “Sala das Lágrimas”, utilizada para tomar consciência da nova missão e realizar a troca de vestimentas para se apresentar com as vestes pontifícias.

Em seguida, Prevost apareceu na sacada com vista para a Praça de São Pedro, onde se dirige ao público de fiéis presentes.

Robert Prevost, de 69 anos, viveu como missionário no Peru de 2014 a 2023, onde foi nomeado bispo de Chiclayo. O papa tem cidadania peruana desde 2015.

Antes de se tornar papa, Prevost disse em entrevista ao Vatican News que ainda se considera um missionário. “Minha vocação, como a de todo cristão, é ser missionário, proclamar o Evangelho onde quer que se esteja.”

Depois da experiência como missionário na América do Sul, Prevost liderou um escritório do Vaticano para nomeações episcopais.

CNN Brasil

 

Foto: Vatican News/Divulgação

A Igreja Católica tem um novo papa. A fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8), mostrando que cardeais reunidos no conclave elegeram o novo líder da Igreja Católica.

Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeias que estavam confinados desde a manhã de quarta-feira (7) escolheram o cardeal que vai substituir o papa Francisco.

G1

 

Os ex-vereadores Jefferson Stanley (secretário de Trânsito), João Damião (Secretário de Relações Institucionais), Zeca Cunha (secretário de Assuntos de Governo) e Aluizio Silvio, emitiram nota após acionarem a Justiça Eleitoral contra o Podemos, dos vereadores Clarissa Matias e Otacílio, ambos da base governista. O grupo também acionou o Republicanos na ação.

Os vereadores foram notificados por um oficial de justiça nesta última terça-feira (06). O processo pegou os edis de surpresa e causou um “estranhamento”, principalmente pelo fato da ação ir contra dois vereadores da base governista.

A nota foi publicada no perfil do Macaibense Todo no Instagram, em um dos trechos, os vereadores afirmam que a ação é “algo comum” e que “quem não deve, não teme”.

Confira a nota:

Em nota de esclarecimento, os ex-vereadores de Macaíba Aluízio Silvio, João de Damião, Jefferson Stanley e Zeca da Pesca afirmam que o processo aberto na justiça eleitoral para constatar possíveis irregularidades de candidaturas no pleito municipal de 2024 é algo comum dentro de uma eleição, inclusive, existe vários municípios do RN com processos semelhantes nesse momento.

Até Lula e Bolsonaro, tiveram suas eleições presidenciais questionadas em dado momento.
Logo, não deveria haver problema em questionar possíveis irregularidades no processo eleitoral de Macaíba. Quem não deve, não teme.

Não é algo pessoal contra vereador A ou B. É algo que precisa ser apurado. Esclarecido. Somente.

Ninguém está acima da Lei. ISSO É DEMOCRACIA. Não é “tapetão”. Não é jogo sujo. É o jogo sendo jogado dentro das linhas constitucionais e regras eleitorais já estabelecidas. Um candidato que entra dentro do processo eleitoral deve estar ciente disso. Pelo menos deveria.