A Neoenergia Cosern deflagrou uma operação batizada de “Olho no Peixe, Outro no Gato” para identificar possíveis ligações irregulares (ou fraudes) de energia em fábricas de gelo, viveiros de camarão e pontos de vendas de peixes em Natal e Região Metropolitana. Ao todo, 83 endereços foram visitados e as 13 equipes da distribuidora envolvidas na ação desativaram cinco “gatos” de energia em peixarias na Vila de Ponta Negra, Planalto, Redinha e Nossa Senhora da Apresentação, em Natal, e num viveiro no bairro de Ferreiro Torto, em Macaíba. Todas as fábricas de gelo visitadas estavam regulares e a fiscalização vai continuar nos próximos dias.
“Infelizmente, alguns comerciantes insistem nesta prática que, além de crime, representa risco à segurança da população, provoca perturbações no fornecimento de energia da região e pode causar a queima de eletrodomésticos dos vizinhos. Ao longo dos últimos anos, investimos e desenvolvemos sistemas de inteligência, monitoramento e identificação de fraudes mais robustos no sistema elétrico da distribuidora. Com isso, conseguimos reduzir o número de ligações irregulares consideravelmente este ano quando analisamos o número de endereços fiscalizados”, ressalta Ângela Barreto, gerente de Gestão da Receita da Neoenergia Cosern.
Balanço das ações
De 01 de janeiro até 31 de março deste ano, a Neoenergia Cosern realizou 4.263 inspeções e identificou e desativou 1.246 ligações irregulares (ou fraudes) em todo o estado, recuperando cerca de 4,4 milhões de kWh de energia. Esse volume seria suficiente para abastecer, por exemplo, Natal, São Gonçalo do Amarante, Caicó e Santa Cruz juntas por 24h. Em 2024, o balanço geral da “Operação Varredura” resultou na recuperação de quase 18 milhões de kWh de energia.
Esse quantitativo seria suficiente para abastecer, por exemplo, todo o Rio Grande do Norte por um dia ou um município do tamanho de Caicó, de Macau ou de Pau dos Ferros durante um mês. Esse número foi alcançado após a realização de 21 mil inspeções que resultaram na identificação e desativação de 4.868 fraudes no sistema elétrico em todo o estado em 2024.
O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela irregularidade (fraude, furto ou adulteração de medidor) pode chegar a oito anos de reclusão. A população pode denunciar ligações clandestinas de energia elétrica, de forma anônima e segura, no telefone 116 da Neoenergia Cosern.