Arquivo diário: segunda-feira, outubro 6, 2025

Capturar

Reprodução

Nesta segunda-feira (6), às 19h, a Câmara Municipal de Jaçanã realiza a cerimônia de posse de Riane Guedes como nova prefeita do município. A solenidade será aberta ao público e transmitida ao vivo pelas redes sociais da Câmara.

Riane assume o cargo após o falecimento do prefeito Uady Antônio de Farias, que dedicou grande parte da sua vida à gestão pública e ao desenvolvimento de Jaçanã. A nova prefeita destacou que pretende dar continuidade ao trabalho iniciado pelo ex-prefeito, com foco no cuidado com as pessoas e no fortalecimento do município.

 (Imagem: Reprodução/Instagram | Ricardo Stuckert/PR)

Imagem: Reprodução/Instagram | Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump,  tiveram nesta segunda-feira (6) uma conversa de 30 minutos por videoconferência. Na oportunidade, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros.

Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a conversa entre os dois chefes de Estado como “positiva”, do ponto de vista econômico.

“Em tom amistoso, os dois líderes conversaram por 30 minutos, quando relembraram a boa química que tiveram em Nova York por ocasião da Assembleia Geral da ONU. Os dois presidentes reiteraram a impressão positiva daquele encontro”, informou o Planalto.

De acordo com o Planalto, a ligação telefônica ocorreu por iniciativa de Trump. Os dois presidentes chegaram a trocar telefones para estabelecer via direta de comunicação.

Na conversa, Lula disse que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos entre as duas maiores democracias do Ocidente”.

Ele recordou que o Brasil é um dos três países do G20 com quem os Estados Unidos mantêm superávit na balança de bens e serviços. Na sequência, solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta a produtos nacionais, além das medidas restritivas aplicadas contra autoridades brasileiras.

“O presidente Trump designou o secretário de Estado Marco Rubio para dar sequência às negociações com o vice-presidente Geraldo Alckmin, o chanceler Mauro Vieira e o ministro da Fazenda Fernando Haddad”, informou o Planalto.

Os dois presidentes acordaram encontrar-se pessoalmente em breve. Lula sugeriu que o encontro seja durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Ele reiterou convite a Trump para participar da COP30, em Belém; e se dispôs  também a viajar aos Estados Unidos.

Agência Brasil

Foto: Ascom-ISD

O Instituto Santos Dumont (ISD) está com inscrições abertas, até o dia 7 de outubro (terça-feira), para dois processos seletivos que visam a contratação de profissionais para atuar na Oficina Ortopédica da instituição. Os editais estão disponíveis no site do ISD (www.isd.org.br), na aba ‘Oportunidades’ > ‘Carreiras’.

As oportunidades são para os cargos de Coordenador da Oficina Ortopédica e de Técnico de Órteses e Próteses I. Conforme previsto em edital, o coordenador terá como responsabilidades a estruturação e liderança da Oficina Ortopédica, a gestão de equipe e de recursos, além da supervisão dos processos de fabricação de dispositivos ortopédicos e da promoção da qualidade e inovação tecnológica.

Já o técnico atuará diretamente na produção, personalização e manutenção de órteses, próteses e meios de locomoção, assegurando qualidade, conforto, segurança e eficácia no atendimento aos usuários.

O regime de contratação para ambos os cargos é pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), com carga horária estipulada de 40 horas semanais. O salário bruto é de R$ 7.304,05 para o cargo de coordenador e de R$ 4.742,75 para o cargo de técnico, além de benefícios como plano de saúde e odontológico, vale-refeição e alimentação, seguro de vida em grupo e transporte gratuito no trajeto entre Natal e as unidades do ISD, em Macaíba.

Oficina Ortopédica do ISD

A Oficina Ortopédica do ISD encontra-se em processo de estruturação, aguardando processo de habilitação junto ao Ministério da Saúde. A unidade, vinculada ao Centro Especializado em Reabilitação do ISD (CER ISD) e construída com recursos do Ministério da Saúde, irá ocupar uma área de mais de 600 metros quadrados no segundo andar do prédio do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS), estando integrada aos laboratórios de neurociências e neuroengenharia da instituição.

Quando entrar em operação, a oficina irá produzir, adaptar e manter dispositivos como órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPMs) que visam melhorar a autonomia e qualidade de vida de pessoas com deficiência ou lesões no sistema locomotor. Serão produzidos dispositivos como calçados e palmilhas adaptados, coletes, cadeiras de rodas personalizadas, entre outros equipamentos, utilizando tecnologias diversas para atender às necessidades individuais dos pacientes.

Patrícia Poliana Lopes, 39 anos, foi morta a facadas em Ipanguaçu, no RN — Foto: Cedida

Foto: Cedida

Uma mulher foi morta a facadas na noite deste sábado (4) na comunidade de Pedrinhas, zona rural de Ipanguaçu, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Polícia Militar, o ex-companheiro dela é suspeito e fugiu após o crime.

A vítima foi identificada como Patrícia Poliana Lopes, de 39 anos, natural de Itajá.

O crime aconteceu por volta das 23h30. Segundo a PM, Patrícia e o ex-companheiro estavam separados há cerca de dois anos, mas ele não aceitava o fim do relacionamento e costumava persegui-la e ameaçá-la.

Força-tarefa de SP apreende 117 garrafas de bebidas sem comprovação de procedência

Foto: João Valério/Governo do Estado de SP

Brasil tem 209 casos em investigação de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde neste domingo (5).

Em todo o país, são 16 casos confirmados – 14 em São Paulo e 2 no Paraná.  As informações são enviadas pelos estados e consolidadas pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

O estado de São Paulo responde pela maioria das notificações, com 14 casos confirmados e 178 em investigação.

Ao todo, 13 estados tem casos notificados – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Os estados da Bahia e do Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados. Já o Ceará notificou o primeiro caso suspeito.

Até o momento, o país tem 15 registros de óbitos, com duas mortes confirmadas no estado de São Paulo. As demais mortes (13) estão em investigação.

  • 7, em São Paulo,
  • 3, em Pernambuco,
  • 1, no Mato Grosso do Sul,
  • 1, em Paraíba,
  • 1, no Ceará.

 As informações consideram os registros enviados pelos estados até as 16h deste domingo (5) e estão sujeitas a atualizações locais.

Antídoto

O Ministério da Saúde informou também que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, aos estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.

Nesta primeira remessa, foram enviadas 580 ampolas a cinco estados:

  • 240 para Pernambuco,
  • 100 para o Paraná,
  • 90 para a Bahia,
  • 90 para o Distrito Federal,
  • 60 para Mato Grosso do Sul.

As unidades distribuídas fazem parte das 4,3 mil ampolas entregues aos estoques dos Sistema Único de Saúde (SUS) pelos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Emergência

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Em caso de identificação dos sintomas, busque imediatamente os serviços de emergência médica e contate pelo menos uma das instituições a seguir:

Disque-Intoxicação da Anvisa: 0800 722 6001;

CIATox da sua cidade para orientação especializada (veja lista aqui);

Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 – de qualquer lugar do país;

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado.

A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

O projeto Transforma Macaíba – Ação que Alimenta realizou, neste último fim de semana, uma ação com a distribuição de sopa no Loteamento Esperança, beneficiando aproximadamente 250 famílias da comunidade. A iniciativa é desenvolvida por voluntários e tem como objetivo promover solidariedade e apoio às famílias em situação de vulnerabilidade.

Coordenadora do projeto, a vereadora Luciana de Netinho destacou que a ação será levada a outras localidades do município.

“Essa ação é o começo de muitas outras que irão acontecer em diversos bairros e comunidades de Macaíba. O projeto Transforma Macaíba tem como foco o trabalho voluntário em prol do próximo, com muito carinho e amor. Agradeço a todos que contribuíram com tempo e dedicação. Nosso mandato vem estudando a questão da insegurança alimentar, e essa atitude de distribuir alimento é uma ação prática para amenizar as dificuldades que as pessoas passam, mas também para abrir discussões sobre novas políticas públicas sobre o tema”, declarou Luciana.

A distribuição ocorreu na residência de Vanda, comerciante da comunidade e também engajada em trabalhos sociais.