Arquivo diário: sábado, outubro 4, 2025

Até as 16h desta sexta-feira (3), 113 casos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebida alcoólica haviam sido registrados em todo o país, informou o Ministério da Saúde. A pasta começou a divulgar um boletim diário dos casos, com base nos dados enviados pelos estados.

Ao todo, são 11 casos confirmados e 102 em investigação. Na divisão por estados, São Paulo lidera com 101 registros (11 confirmados e 90 em investigação).

Também há casos suspeitos nos seguintes estados:

  • 6 em Pernambuco;
  • 2 na Bahia;
  • 2 no Distrito Federal;
  • 1 no Paraná;
  • 1 no Mato Grosso do Sul.

Do total de casos notificados, 12 resultaram em morte, das quais uma está confirmada no estado de São Paulo e 11 estão sendo investigadas.

Os óbitos investigados estão divididos pelos seguintes estados:

  • 8 em São Paulo;
  • 1 em Pernambuco;
  • 1 na Bahia;
  • 1 no Mato Grosso do Sul.

Informadas pelos Centros de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs) estaduais, as notificações de intoxicação por metanol foram repassadas ao Cievs nacional, que consolida os dados.

Antídoto

Para reduzir o impacto das intoxicações provocadas pelo metanol em bebidas alcoólicas adulteradas, o Ministério da Saúde em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) comprou 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, antidoto para esse tipo de intoxicação. A pasta está comprando mais 150 mil ampolas (5 mil tratamentos), para garantir o estoque do Sistema Único de Saúde.

O Ministério da Saúde também pediu que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) faça um chamamento internacional das 10 maiores agências reguladoras nos seguintes países: Argentina, México, Comunidade Europeia, Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido, China, Suíça e Austrália.

A pasta também enviou ofício para empresas e instituições da Índia, Estados Unidos e Portugal em que pede doação e cotação de compra para outro antídoto, o fomepizol. Atualmente, poucos países têm o produto em estoque.

O ministério também oficializou pedido a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) para a doação imediata de 100 tratamentos de fomepizol e manifestou intenção de adquirir outras 1 mil do medicamento por meio da linha de crédito do Fundo Estratégico da Opas, ampliando o estoque nacional.

Orientações

Na quarta (1º), o Ministério da Saúde orientou que os estados e os municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas de intoxicação por metanol. A medida pretende fortalecer a vigilância epidemiológica e garantir uma resposta rápida e eficaz aos casos suspeitos.

No mesmo dia, foi instalada uma sala de situação para monitorar os casos. De caráter extraordinário, essa estrutura permanecerá ativa enquanto houver risco sanitário e necessidade de monitoramento e resposta nacional.

Zezo alia carreira de sucesso à defesa da adoção responsável e combate aos maus-tratos — Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Dia Nacional da Adoção de Animais, celebrado neste sábado (4), chama atenção para a importância da adoção responsável e para a necessidade de combater os maus-tratos. Um dos nomes mais engajados nessa pauta no país é o cantor Zezo, que há anos dedica parte de sua rotina à defesa dos animais.

Tutor de dezenas de cães sem raça definida (SRD) e também de outros animais, como gatos e peixes, o artista potiguar é voz ativa pela proteção animal.

Nas redes sociais, ele compartilha diariamente diversos conteúdos que incentivam a proteção animal, usando sua voz e visibilidade como ferramenta para mobilizar e conscientizar os mais de 2 milhões de seguidores sobre a importância da adoção responsável e do combate aos maus-tratos.

Foto: Pedro Vitorino

A zona rural de Macaíba está sem água após vazamento na adutora da Reta Tabajara, causado por obra do DNIT na BR-304. Estão afetadas as localidades de Lagoa dos Cavalos, Assentamento José Coelho, Rua da Palha, Lagoa do Espinheiro, Assentamento Retiro, Assentamento Lima e Assentamento Cara Crachá. A Caern prevê concluir o reparo até sábado (4), com normalização do abastecimento em até três dias.

Foto: Bia Azevedo / Festival MADA

O Festival MADA (Música Alimento da Alma) anuncia a programação da sua 27ª edição, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro de 2025, na Arena das Dunas, em Natal (RN). O evento, que ao longo de quase três décadas consolidou-se como uma das principais plataformas de difusão da música contemporânea brasileira, promete uma edição histórica com shows de Mano Brown, Marina Sena, Liniker, BaianaSystem, Raquel Reis, Melly , Soul Rebel, Dani Cruz, Guto Brant e mais de 30 artistas que representam a riqueza, a diversidade e a força da cena atual.

Entre os destaques já confirmados está Mano Brown, que estreia no festival em carreira solo, coroando a longa relação do MADA com o rap brasileiro. Além dele, artistas como Don L, FEBEM, Edgar, AFREEKASSIA e O Cheiro do Queijo também integram o line-up deste ano, reafirmando a presença marcante do rap e da cultura urbana na identidade do festival.

”O festival optou por um movimento de constante renovação que acaba se refletindo no seu line-up. São pelo menos três gerações de produtores articuladores culturais atuando ativamente no festival, discutindo e debatendo sugestões apresentadas pelos curadores”, pontua Pedro Barreira, curador do MADA.

Parceria que fortalece a cultura

A 27ª edição do MADA conta com o patrocínio de marcas e instituições que acreditam na força da cultura como ferramenta de transformação. São patrocinadores desta edição a TIM, Budweiser, Guaraná Antarctica, Prudence, Unimed Natal, RAB Frios, Governo do Rio Grande do Norte, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto por meio da Lei Câmara Cascudo, além da Embratur, Governo do Brasil e Visit Brasil. O evento tem ainda apoio institucional da Emprotur e do Visite o Rio Grande do Norte, e apoio de O Boticário e Clube Frisson.

“Com tanto tempo de estrada, a maior missão do MADA é manter o frescor e as novas tendências em sua programação. Entregar uma experiência melhor a cada ano e expandir para novos mercados, esse ano mais do que nunca estamos apostando no turismo como mola propulsora de negócios. A cada edição atraímos um público maior que reafirma a força do Nordeste nos grandes eventos”, destaca Jomardo Jomas, idealizador e diretor do festival.

“O Festival MADA já está no calendário turístico do Rio Grande do Norte, conta com mais de 40% do seu público oriundo de turistas do Brasil, e principalmente do Nordeste. Esse ano estamos expandindo as fronteiras e trazendo jornalistas internacionais para colocar o MADA no hall de eventos da América Latina”, explica Raoni Fernandes, presidente da Emprotur.

Baile da Amada: uma pista de experiências

Criado em 2023, o Baile da Amada retorna com ainda mais fôlego em 2025 e apresenta sua curadoria completa: um recorte pulsante da música eletrônica e urbana que ecoa das pistas do Brasil. O palco, que virou um “festival dentro do festival”, segue firme com performances que atravessam a madrugada e ampliam a pluralidade artística do MADA.

Entre os nomes confirmados no Baile estão Jadsa , Irmãs de Pau, AFREEKASSIA (DJ Set), D.SILVESTRE, KENYA 20HZ, MC RB convida Mika, Jennify C convida Casixtranha, Bateu Pode Comemorar, Taj Ma House, AYA IBEJI, Seed Selector, Brisa e Val Pescador — todos conectando ritmos, territórios e narrativas em uma pista que celebra o presente e o futuro da música.