Macaíba e o problema do lixo nas ruas

O que vem sendo assunto principal nas redes sociais e principalmente no facebook, é o problema do lixo em Macaíba. O fato vem chamando atenção após os alertas sobre a proliferação do mosquito Aedes Aegypt, que vem sendo apontado como causador da microcefalia em crianças recém nascidas, além de transmissão do Zika Vírus. A prefeitura de Macaíba vem realizando um esforço para acabar com a situação que a cidade vem passando, ano passado até realizou uma boa campanha com o projeto Minha Cidade Mais Limpa. Mais precisa de um  esforço maior e de uma campanha educativa permanente e só através de panfletos isso não será alcançado até porque os panfletos também geram lixo. Vendo por este lado a prefeitura de Macaíba necessita fazer uma campanha educativa que consiga atingir grande parte da população, em uma campanha permanente, hoje uma das alternativas seria através da internet, no uso das redes sociais, blogs e portais da cidade, além do uso do rádio para alcançar o público mais idoso, que não tem tanto uso da internet, sem um esforço dessa forma, ficar fazendo mutirões não vai resolver, estará apenas fazendo um paliativo, até porque grande parte desse acúmulo de lixo vem acontecendo por dois motivos, um é a demanda que a empresa não vem dando conta e a outra é a cultura da população colocar o lixo após o carro de coleta passar.

O esforço através dos multirões deve ser reconhecido como um bom  interesse, mais falta informação e estimulação para mudança de cultura de se colocar o lixo na rua mesmo após o carro de limpeza ter passado. Falta informação e um cronograma de rotas disponivel para população através da internet, além de campanhas educativas e informativos permanentes.

Em conversa com alguns profissionais da limpeza da cidade, foi nos relatado que o maior problema hoje está no  lixo de podas e entulhos, este portal até já sugeriu que aconteça uma mudança na coleta de entulhos, devendo ser utilizado caçambas moveis que podem ficar no bairro e depois pode ser levada por carro com guicho, que pode levar até o transbordo, em relação a poda a cidade ainda é bastante coberta pela vegetação e o crescimento urbanistico vem fazendo com que essa vegetação venha sendo retirada, como o morador não tem obrigação de destinar esse tipo de lixo, ele coloca lixo na rua mesmo que não seja o dia da limpeza daquele tipo de lixo. Tudo isso é causado pela cultura e falta de informação de como a limpeza ocorre na cidade.

Sendo realizadas campanhas permanentes e mudança de como recolher o lixo, não havendo mudanças da população no tratamento de como proceder em relação ao lixo, a partir daí deve se passar a cobrar de quem suja a cidade.

Administrador