
Foto: Adriano Abreu
Uma das promessas mais antigas para a infraestrutura viária do Rio Grande do Norte, as obras de duplicação da Reta Tabajara devem ser entregues no primeiro semestre de 2026. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), até o ano passado foram entregues 18,3 quilômetros de duplicação e a licitação das obras remanescentes está em fase de elaboração. A obra está orçada em R$ 347 milhões. A informação foi repassada pelo Órgão em resposta à reportagem da TRIBUNA DO NORTE.
Correspondente a um trecho da BR-304, dentro do município de Macaíba, a Reta Tabajara teve sua duplicação iniciada em 2014. No entanto, após a primeira assinatura da ordem de serviço, o projeto já chegou a ser paralisado e se tornou alvo constante de promessas. Nos últimos três anos, pelo menos três datas de entrega da obra foram anunciadas pelo Governo Federal.
Apenas no ano passado, a conclusão foi prometida duas vezes, sendo a última previsão de entrega para setembro. O DNIT não respondeu a reportagem sobre o que motivou os novos atrasos, mas destacou que os “atos preparatórios para a licitação das obras remanescentes”, que consistem na duplicação de 2,5 quilômetros na travessia urbana de Macaíba, estão em execução.
Fora a elaboração da licitação, segundo o Departamento, estão em execução dois viadutos na travessia urbana de Macaíba, além da construção de três viadutos no trecho duplicado, entre o Viaduto Trampolim da Vitória e o entroncamento com a BR-226/RN. Pelo contrato atual, que considera a ordem de início da obra em 2016 e a previsão de entrega para o primeiro semestre de 2026, estão sendo investidos R$ 347 milhões em recursos federais.
Além da Reta Tabajara, a duplicação de todo o trecho da BR-304 no Rio Grande do Norte é outra promessa para a malha viária do Estado. O DNIT assegura que o serviço, que contempla o trecho até a divisa com o Ceará, depende da finalização de projetos básicos e executivos que estão em curso.
“O DNIT esclarece que está em andamento a elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, assim como os estudos para o licenciamento ambiental visando adequação de capacidade com duplicação, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da referida rodovia. Dessa forma, uma vez concluída a fase de elaboração dos projetos e do licenciamento, terá início a execução das obras”, destaca o Departamento.
Em maio deste ano, o Governo do Rio Grande do Norte informou que as obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR-304 vão ser iniciadas em setembro deste ano. O anúncio foi dado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT), em Brasília.
Os dois trechos totalizam 95,7 quilômetros. O Lote 1 é o de Mossoró a Assu. O lote 2 começa no entroncamento da Reta Tabajara e segue até o município de Riachuelo. Os serviços foram incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3) como parte do plano de melhoria da malha viária, que inclui a restauração de 800 quilômetros de rodovias estaduais, já concluídos, e de mais 620 quilômetros a serem iniciados no segundo semestre deste ano.
A TRIBUNA DO NORTE também questionou o Governo do Rio Grande do Norte sobre o atraso nas obras da Reta Tabajara, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.
Tribuna do Norte