WhatsApp Image 2025 05 16 at 13.48.30

O líder do Solidariedade no Rio Grande do Norte, Kelps Lima, confirmou nesta sexta-feira 16 que mantém conversas com pelo menos três outros políticos buscando costurar uma aliança para as eleições de 2026. São eles: o ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo, o sindicalista do setor de pesca Abraão Lincoln e o ex-deputado federal Rafael Motta.

A ideia, segundo Kelps, é que o grupo se junte em uma chapa de candidatos a deputado federal, em busca de conquistar ao menos uma cadeira. Para isso, eles teriam de estar juntos em um mesmo partido ou federação. As possibilidades estão em conversa.

“Está muito claro que, se não houver junção, não elege. Quem não tem mandato dificilmente tem condições de competir com quem tem mandato hoje, porque o mandato de deputado federal ficou muito maior que os demais. A conversa é simples, objetiva e com pessoas experientes: ou a gente se junta com interesses comuns ou nenhum tem chances”, declarou, em entrevista à 98 FM.

Agora RN

 

40017_Original.jpeg

Foto: Reprodução

Motoristas e cobradores do transporte público de Natal aprovaram, por unanimidade, um indicativo de greve durante assembleia realizada na manhã desta sexta-feira (16), na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro-RN). A decisão foi tomada após a rejeição da proposta apresentada pelos empresários do setor na negociação da data-base 2025/2026.

A paralisação poderá ser iniciada a partir da próxima terça-feira (20), caso não haja acordo em nova audiência de mediação marcada para as 10h, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Norte (SRTE/RN).

Entre as principais reivindicações da categoria estão:

  • Reajuste salarial de 8,53%;

  • Aumento do vale-refeição para R$ 600 (reajuste de 36,36%);

  • Reajuste de 15,5% na mensalidade do plano de saúde.

Já a proposta patronal inclui:

  • Reajuste salarial de 5,53%, em duas parcelas (3,53% em maio e 2% em novembro);

  • Reajuste de 7,5% no vale-refeição e no plano de saúde.

O setor empresarial alega limitações financeiras, citando os efeitos da pandemia, retração da economia local e a concorrência com serviços de transporte por aplicativo, sobretudo motocicletas. Segundo os empresários, mudanças mais amplas dependem da conclusão da licitação do sistema de transporte público, que deve redefinir a estrutura de remuneração do serviço.

Durante a audiência realizada na quinta-feira (15), as demandas dos trabalhadores foram negadas pelos empregadores. A proposta patronal foi levada à votação nesta sexta, mas não obteve aprovação.

O diretor executivo do Sintro, Gilvan Silva, afirmou que o sindicato está aberto ao diálogo, mas que a categoria está pronta para parar. “Se não houver acordo no dia 20, vamos anunciar a greve à população e preparar a publicação do edital”, declarou.

A contraproposta dos trabalhadores será reapresentada na audiência da próxima terça. Até lá, a mobilização segue, e a decisão final dependerá do avanço das negociações.

Portal 96 FM

Ônibus com vidros quebrados após depredação em Natal — Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Foto: Kleber Teixeira/Inter TV Cabugi

Um ônibus foi depredado com pedras, teve vidros quebrados e, por pouco não foi incendiado na noite desta quinta-feira (15) em Natal. Os vândalos agiram durante uma manifestação na Avenida Mário Negócio. Segundo a polícia, o protesto ocorreu após a prisão de um foragido da Justiça.

A Polícia Militar foi ao local e conseguiu impedir a continuidade da depredação. Entulhos e galhos foram retirados da pista. Pneus também foram recolhidos.

O ônibus foi levado para a delegacia de plantão da Zona Norte. Vidros do para-brisa e das laterais estavam quebrados. O painel de bilhetagem também foi destruído.

Portal da UFRN

A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (16) um homem de 33 anos acusado de importunar sexualmente mais de 15 mulheres dentro de ônibus universitários e coletivos em Natal. A prisão preventiva foi cumprida em um condomínio no bairro de Petrópolis, na Zona Leste da capital.

Atualização: após a divulgação da notícia, a Polícia Civil compartilhou a imagem do suspeito, a divulgação da imagem tem como base o artigo 13, inciso II, da Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade), que permite a exposição da identidade do investigado quando houver fundada suspeita da prática de outros crimes e interesse público na identificação de novas vítimas. 

Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM ZLOS), o suspeito já tinha histórico de crimes semelhantes em Minas Gerais, onde foi preso duas vezes. Em Natal, ele atuava desde fevereiro e passou a agir com mais frequência no mês de março, abordando principalmente estudantes universitárias.

As vítimas relataram os casos por meio de um grupo de mensagens e ajudaram a polícia a identificar o homem com base nas linhas de ônibus e horários das abordagens. Algumas mulheres relataram terem sido importunadas mais de uma vez.

A Polícia Civil pede que outras vítimas procurem a DEAM ZLOS, na Zona Sul da cidade, para formalizar a denúncia. A identidade das denunciantes será mantida em sigilo.

O crime de importunação sexual é previsto no artigo 215-A do Código Penal e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.

Portal 96 FM

Foto: G1 RN

Policiais civis da 20ª Delegacia de Polícia (DP) de Macaíba cumpriram, na manhã desta sexta-feira (16), um mandado de busca e apreensão contra um homem de 25 anos, pela suspeita na prática dos crimes de receptação e rime ambiental.

De acordo com as investigações, o homem estaria mantendo aves silvestres em cativeiro sem autorização legal. Diligências foram realizadas pelas equipes, que localizaram o imóvel do suspeito no bairro Morada da Fé, em Macaíba.

No local, foram encontradas duas aves silvestres sem a devida permissão da autoridade ambiental competente, além de um celular com restrição por roubo.

Diante dos fatos, o homem foi preso em flagrante e encaminhado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Foto: Reprodução

O projeto Checkmate irá oferecer, de forma gratuita, um cursinho de matemática preparatório para a prova do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). Para participar do cursinho, basta, o aluno fazer parte do Projeto Checkmate. As aulas serão programadas mensalmente e acontecerão aos sábados das 09h às 10h30 na sede do projeto no centro, situada à rua Cel. Prudente Alecrim 33. O professor do cursinho será Francinaldo Soares, que já é nosso monitor de Xadrez e cursa o superior no IFRN CNAT.

Início das aulas, dia 24 de maio, às 9h.

 

Foto oficial Leão XIV — Foto: Vatican Media/Divulgação

Em um aceno à ala conservadora da Igreja Católica, o papa Leão XIV defendeu nesta sexta-feira (16) o casamento heterossexual como um “fundamento” da família em uma “sociedade harmoniosa e pacífica”.

“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, acima de tudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou o novo pontífice em discurso durante um encontro com diplomatas do mundo todo no Vaticano.

No encontro, o novo pontífice também reafirmou a posição da Igreja Católica contra o aborto, mas defendeu a liberdade religiosa e o diálogo inter-religioso.

Foi a primeira vez em que o norte-americano Robert Prevost falou sobre casamento desde que se tornou papa. Antes, Prevost já havia feito declarações contra a união entre pessoas do mesmo sexo, que não foi mencionada no discurso desta sexta.

Embora o papa Francisco também tenha afirmado que a Igreja não poderia aceitar o casamento entre pessoas do mesmo sexo, ele autorizou bênçãos a casais do mesmo sexo e fez declaraçoes mais receptivas à população LGBTQIA+.

G1

A base aliada do prefeito Emídio Júnior não anda bem unida, o quanto parecia, os últimos acontecimentos envolvendo secretários contra vereadores aliados acabou deixando feridas expostas. A ação na justiça eleitoral de autoria dos ex-vereadores e atuais secretários contra o partido Podemos, no qual atinge os vereadores Otácilio e Clarissa Matias, demonstra que a base aliada não anda tão unida, fruto de disputa interna dentro do próprio grupo governista.

Na política nada é por acaso, essa ação contra o Podemos surpreendeu, e caso prospere, poderá resultar em mudanças no cenário da Câmara. Não iremos entrar no mérito da ação, pois o processo está em segredo de justiça. O ponto que vem sendo discutido nos bastidores se o prefeito Emídio Júnior tinha conhecimento que seus secretários (Jefferson Stanley, João de Damião e Zeca Cunha), iriam mover essa ação. Uns dizem que o prefeito não sabia, outros acreditam que algo dessa proporção não seria feito sem seu conhecimento.

O fato que a ação movida pelos secretários deixou um desconforto na base governista, pois atingiu em cheio dois vereadores da situação, podendo até acarretar na perda de mandato.

VEREADORA CLARISSA MATIAS ESCLARECE ACUSAÇÕES DE CANDIDATURA FICTÍCIA EM  SUA CHAPA - Blog do RR por Rudimar Ramon

A vereadora Clarissa Matias emitiu nota de esclarecimento sobre o processo movido por ex-vereadores e atuais secretários da gestão Emídio Júnior contra o partido Podemos, no qual Clarissa integrou a nominata de candidatos. A ação movida pelos secretários  tem como objetivo apurar possível fraude na cota de gênero na nominata. Caso a ação prospere, atinge diretamente os candidatos que foram eleitos.

Os ex-vereadores Aluízio Silvio (PP, 869 votos), João de Damião (PL, 915 votos), Jefferson Stanley (PP, 994 votos) e Zeca da Pesca (PL, 799 votos) são autores da ação.

Diante do ocorrido, a vereadora Clarissa se posicionou sobre a ação, confira:

Em respeito à transparência, à verdade dos fatos e à população que represento, venho esclarecer, diante das recentes matérias veiculadas sobre a Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) movida contra mim, que:

Trata-se de uma ação proposta por ex-vereadores, atualmente secretários municipais, que alegam, de forma leviana, suposta fraude na cota de gênero em minha chapa, sob o argumento de que a candidata Goreth não teria realizado campanha eleitoral.

Contudo, informo que já apresentamos formalmente a defesa no processo, acompanhada de provas robustas que demonstram, de maneira clara e incontestável, que a Sra. Goreth participou ativamente do processo eleitoral, realizou campanha, divulgou sua candidatura, participou de atos políticos, e que, portanto, as alegações da referida ação carecem de fundamento. Foram juntadas ao processo fotos, vídeos, materiais de campanha e arroladas testemunhas que irão comprovar a legitimidade da candidatura e a má-fé daqueles que, em evidente tentativa de reverter no tapetão aquilo que não conseguiram nas urnas, ajuizaram essa ação.

Reafirmo minha confiança na Justiça Eleitoral, no devido processo legal, e reitero que seguirei firme na defesa da verdade, da minha honra e do mandato legitimamente conferido pelo voto popular.

 

Foto: Reprodução

O professor Paulo Faria, da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), é finalista do Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura 2025, que reconhece profissionais que contribuem para o desenvolvimento do setor no país.

Veterinário formado pela UFMG, Paulo é docente da UFRN desde 2009 e atua nas áreas de piscicultura e aquicultura ornamental. Entre 2023 e 2025, esteve cedido ao Ministério da Pesca e Aquicultura, onde coordenou políticas públicas voltadas à capacitação, inovação e assistência técnica.

Durante sua gestão, o RN teve avanços importantes: reativação do Pronatec Aquicultura, estruturação de laboratórios da UFRN além de projetos executados com a UFERSA, SENAR e SEBRAE.

Macaíba poderá enfrentar chuvas intensas nas próximas horas, alerta Inmet - Macaíba no ArMacaíba no Ar

Ilustrativa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de acumulado de chuva para o Rio Grande do Norte entre esta quinta-feira (15) e a sexta-feira (16) – um laranja e um amarelo. A previsão é de chuvas de até 100 milímetros por dia em parte das cidades afetadas.

Macaíba está entre as 19 cidades em alerta laranja, que significa perigo. De acordo com o Inmet, pode chover entre 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, o que eleva o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios, especialmente em áreas vulneráveis.

Informações do G1 RN

Polícia investiga fraudes em contratos de empresa com escolas no RN — Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (14) pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte investiga um esquema de falsificação de documentos e fraudes em contratações públicas com escolas da rede estadual e municipal da Grande Natal.

O principal alvo da Operação Apáte é um casal suspeito de liderar o esquema criminoso desde 2018. A polícia aponta que uma empresa fraudava documentos para conseguir contratos por dispensa de licitação com escolas públicas, para serviços diversos.

Os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão em dois imóveis residenciais em Natal, um estabelecimento comercial em Parnamirim, duas escolas localizadas em Parnamirim e Nísia Floresta, além da Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim e da Secretaria Estadual de Educação.

A ação é conduzida pela Delegacia Especializada na Investigação de Crimes contra a Ordem Tributária (Deicot).

Investigação

A investigação começou a partir de informações encaminhadas pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz/RN), que identificou a falsificação de notas fiscais destinadas às escolas.

Apesar de estar inapta para emissão de documentos fiscais, a empresa investigada utilizava dados de notas emitidas anteriormente para confeccionar documentos falsos, que eram apresentados às instituições de ensino pada dar aparência de legalidade a contratos firmados por dispensa de licitação.

O esquema envolvia ainda a produção de documentos de regularidade fiscal, trabalhista e empresarial e orçamentos forjados.

“Entre os documentos falsificados, constam certidões negativas de débitos nas esferas municipal, estadual e federal, bem como declarações de regularidade trabalhista, todos utilizados para simular a legalidade da empresa e viabilizar sua contratação junto a órgãos públicos”, informou a polícia.

De acordo com os investigadores, as apurações revelaram a existência de códigos de autenticação inválidos ou inexistentes, e a repetição dos mesmos números em diferentes processos, evidenciando um padrão de fraudes.

A ação resultou também na aplicação de quatro medidas cautelares diversas da prisão contra os investigados, incluindo a proibição de deixarem a comarca e de manterem contato entre si.

Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.Fotos: Lyon Santos/ MDS

Foto: Lyon Santos/ MDS

O governo federal atualizou nesta quinta-feira (15) as regras de transição para as famílias beneficiárias do Bolsa Família que passam a ter renda superior ao limite de entrada no programa. A nova norma de proteção entra em vigor a partir de junho e foi publicada em portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Diário Oficial da União..

Em nota, a pasta informou que a nova regra de proteção entra em vigor a partir de junho deste ano, com o objetivo de ampliar o foco em famílias em situação de maior vulnerabilidade e promover ajustes “para manter a sustentabilidade e a efetividade do programa”.

Apesar de entrar em vigor em junho, os efeitos na gestão dos benefícios do programa serão sentidos a partir da folha de pagamentos de julho de 2025. ”Ou seja, as alterações se aplicam exclusivamente às famílias que ingressarem na regra de proteção a partir do mês de junho”, destacou o ministério.

O que muda

Com a alteração, famílias que ultrapassarem o limite de renda para entrada no Bolsa Família – de R$ 218 per capita – poderão seguir no programa por mais 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício a que a família faz jus, desde que a renda familiar per capita mensal não supere o valor de R$ 706.

“A fixação do novo limite de renda está alinhada à linha de pobreza internacional, estabelecida a partir de estudos sobre a distribuição de renda em diversos países do mundo”, ressaltou o comunicado.

Além disso, famílias cuja renda seja considerada estável ou permanente – como as que recebem aposentadoria, pensão ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) – poderão permanecer com o auxílio do Bolsa Família por até dois meses.

“Nesses casos, já há uma proteção social contínua assegurada pelo Estado, o que contribui para maior previsibilidade ao orçamento familiar”, destacou o ministério.

Já no caso de famílias com pessoas com deficiência que recebem o BPC, o tempo máximo de permanência na nova regra de proteção será de 12 meses.

“A atenção diferenciada considera que o benefício, em seu regramento, passa por revisões periódicas em se tratando de pessoas com deficiência”, detalhou a pasta.

>> Como funcionava até maio de 2025?

Até essa data, famílias com renda acima de R$ 218 por pessoa, mas abaixo de meio salário mínimo, podiam permanecer no Bolsa Família por até 24 meses, recebendo 50% do valor original do benefício.

>> Como passa a funcionar a partir de junho de 2025?

A nova Regra de Proteção define três públicos distintos:

  • Público 1: Famílias que já estavam na regra de proteção até junho de 2025. Mantêm o limite de meio salário mínimo por pessoa (R$ 759) e podem seguir no Programa por até 24 meses, conforme as regras anteriores.
  • Público 2: Famílias que entram na regra de proteção a partir da folha de pagamento de julho e não têm integrantes com renda estável. Limite de renda: R$ 706 por pessoa. Permanência: até 12 meses.
  • Público 3: Famílias que entram na regra de proteção a partir da folha de pagamento de julho e possuem integrantes com renda estável (aposentadoria, pensão, BPC-Idoso). Limite de renda: R$ 706 por pessoa. Permanência no programa: até 2 meses.

O que não muda

Famílias que já estavam inseridas na regra de proteção vigente até junho de 2025, segundo o ministério, seguem protegidas pelo regramento anterior, que prevê o prazo de até 24 meses de permanência.

Caso a renda da família oscile novamente e retorne aos critérios de elegibilidade do programa, o valor integral do auxílio será restabelecido.

“As famílias na regra de proteção que, através da renda do trabalho, conseguirem superar a pobreza, após o período de 24 meses, terão o pagamento do Bolsa Família encerrado, com base no entendimento de que a família alcançou estabilidade na geração e manutenção de renda própria”, informou a nota.

Além disso, todas as famílias que deixarem o programa após o fim da regra de proteção poderão retornar com prioridade, caso voltem à situação de pobreza.

“Isso será possível por meio do mecanismo do retorno garantido, que é válido por até 36 meses e permite a reversão do cancelamento e a reintegração da família ao programa”, destacou a pasta.