UPA de Macaíba

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Macaíba é referência em atendimento, hoje a prefeitura da cidade de Macaíba gasta mais ou menos 900 mil reais por mês para manter esta unidade de saúde, que fica localizado as margens  da RN 160. Mesmo com bom atendimento, pacientes reclamam da distância, pois preferiam que a UPA fosse localizada no prédio do hospital Alfredo Mesquita,  como a UPA é de responsabilidade do município,  a prefeitura na gestão da Ex-prefeita Marília Dias teve que implanta-la as margens da RN 160, do lado do  Centro de Saúde Anita Garibaldi que  forma um núcleo assistencial perinatal, de caráter multidisciplinar, voltado à gravidez de alto.

A segunda reclamação que vem sendo dita por algumas pessoas que foram atendidas na UPA é referente ao medicamento, pois lá só dão injeção, essas são as duas reclamação quando se fala em UPA de Macaíba, distância e falta de outros medicamentos.

Vale lembrar que “as UPAs são fundamentais dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências. Essas unidades funcionam como porta de entrada dos pacientes no atendimento às urgências, evitando a lotação nos hospitais com demandas de baixo e médio risco, que não correspondem ao perfil hospitalar. Assim, enquanto o Samu constitui um componente móvel no atendimento pré-hospitalar, as UPAs cumprem esse papel como um componente fixo, de modo a possibilitar, quando necessário, o referenciamento dos pacientes para os hospitais considerando o perfil destes”. Secretário de Saúde do Estado

Macaíba no AR/ Entre em contato macaiba@outlook.com ou mande uma mensagem pela página do blog no Facebook.

Administrador