UFRN instala graduação em Administração Pública

A cerimônia de instalação do curso de Administração Pública do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFRN foi realizada na noite desta segunda-feira, 7. A cerimônia virtual contou com a participação do reitor, José Daniel Diniz Melo, e com a aula inaugural Formação em Administração Pública no Brasil: perspectivas para o ensino de graduação na área, ministrada pelo professor Fernando Coelho, da Universidade de São Paulo (USP).

O reitor Daniel Diniz dirigiu um cumprimento especial aos novos alunos do curso que formará a primeira turma de Administração Pública da UFRN. “Não é demais dizer que iniciativas assim contribuirão para uma mudança de atitude, por meio de uma nova administração pública, que tanto queremos e tanto almejamos para o nosso país”, ressaltou o professor.

A diretora do CCSA, Maria Lussieu da Silva, analisou o momento como importante por significar a oferta à sociedade de um curso que visa fortalecer o estado, a região e o país. Já o coordenador do curso de Administração Pública, Fábio Resende, disse que “esses 40 alunos possam, junto conosco, construir o melhor curso de administração pública que nós possamos fazer, e que os futuros gestores públicos façam nosso estado mais forte”.

Representando o Governo do RN, o diretor da Escola do Governo do RN, João Emanuel Evangelista de Oliveira, considerou que o curso vai ampliar a reflexão e a formação na área da administração pública, visando a melhoria da qualidade da gestão no estado.

O curso foi aprovado em 23 de fevereiro pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN, com a oferta de 40 vagas em entrada anual, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no turno noturno. O curso é organizado em 3 mil horas/aula distribuídas em quatro eixos formativos: Formação Básica em Humanidades e Conhecimento Científico; Formação Profissional em Funções Gerenciais e Áreas Funcionais; Formação Profissional em Planejamento Governamental, Finanças Públicas, Controle e Inovação no Setor Público; e Formação Profissional em Relações Estado e Sociedade Civil – com tempo médio de integralização estipulado em oito semestres.

A graduação foi pensada a partir do conceito de que a gestão pública deve prezar, por meio de seus instrumentos, a promoção do bem estar da sociedade conciliando os diferentes interesses, orientando-se pelos valores de igualdade, justiça social e equidade, sem descuidar dos valores da eficiência, eficácia e efetividade. Assista à cerimônia no Canal CCSA no Youtube.

Administrador