
Foto: Cícero Oliveira
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) inaugurou, na manhã desta quarta-feira, 4, dois equipamentos que beneficiam a qualidade de vida e o aprendizado dos estudantes da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), em Macaíba. A unidade amplia a sua estrutura com um novo bloco de aulas e ganha a Residência da Graduação, onde serão atendidos até 128 alunos.
Durante a solenidade de inauguração, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, enfatizou a alegria de inaugurar as duas obras, realizadas em virtude da expansão dos cursos da Escola. “Os espaços foram planejados com muito cuidado, qualidade, acessibilidade e conforto. Espero que contribuam para uma EAJ cada vez melhor”, finalizou. O diretor da EAJ, Ivan Max Freire, ressaltou que a gestão é motivada pela confiança depositada pelos estudantes e agradeceu a todos os envolvidos na concretização das novas estruturas.
O bloco de aulas possui mil metros quadrados e oferece seis novas salas, com capacidade para até 50 estudantes, além de um auditório para até 100 pessoas, uma sala administrativa, uma sala de informática, banheiros e uma plataforma elevatória para pessoas com deficiência. De acordo com o vice-diretor da EAJ, Márcio Dias, o espaço atenderá a todos os cursos da unidade, de todos os níveis, e permitirá uma maior integração entre estudantes e professores.
A Residência da Graduação, por sua vez, é uma demanda antiga dos estudantes, que passam a contar com um lugar de moradia na própria Escola. O prédio, com mais de 3.900 metros quadrados, abriga quartos e banheiros, lavanderias, copas, laboratórios de informática e área de convivência. A gestão do espaço será realizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UFRN (Proae), responsável pela seleção e permanência dos estudantes.
O aluno do curso de Zootecnia da EAJ, Paulo Gabriel Moreira, representou todos os estudantes da Escola na solenidade de inauguração. Com discurso emocionado, o universitário lembrou a dificuldade enfrentada por muitos discentes e afirmou que o investimento em educação impulsiona alunos e professores a darem o seu melhor.