UFRN divulga editais para concessão de auxílios para alunos

Foto: Cícero Oliveira – Agecom/UFRN

Os alunos dos campi de Natal, Macaíba, Santa Cruz,  Caicó e Currais Novos poderão solicitar os auxílios Moradia, Óculos, Creche, Alimentação, Transporte, Bolsa Atleta e ainda vagas nas Residências Universitárias a partir do dia 15 de março até o dia 1º de abril, no Sigaa. Os editais dos processos seletivos para inscrição e renovação da concessão dos auxílios foram divulgados pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) da UFRN, por meio da Divisão de Assistência Social e Ações de Permanência (Dasap). Podem participar os estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade de ensino presencial dos referidos campi. Os editais estão disponíveis na página da Proae.

No caso das vagas ofertadas nas Residências para novos estudantes, será obedecido o percentual de até 60% da capacidade máxima, por piso ou casa das Residências Universitárias. Para ter acesso a vaga é obrigatória a participação do aluno no Seminário de Socialização com a Dasap, e na Reunião de Biossegurança com a Divisão de Atenção à Saúde do Estudante (Dase/Proae), na qual deverá ser apresentado o Comprovante de Vacinação contra a covid-19.

Os editais são destinados aos estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação na modalidade de ensino presencial. Podem participar dos processos seletivos para recebimento de assistência estudantil os alunos inscritos no Cadastro Único da UFRN, na situação de vulnerabilidade social e identificados como prioritários para o atendimento da assistência estudantil.

O Auxílio Residência destina-se a assegurar moradia, por meio de concessão de vaga em uma das Residências Universitárias. O Auxílio Moradia é o pagamento em espécie a estudantes que não tenham sido contemplados com vaga na residência universitária, mas que atendem aos critérios para receber o benefício. O Auxílio Alimentação tem por objetivo suprir necessidades alimentares dos estudantes de graduação em condição de vulnerabilidade socioeconômica. No caso dos campi que não possuem restaurante universitário, é oferecido um auxílio financeiro, e no Campus Natal, o auxílio será ofertado em espécie até a reabertura do Restaurante Universitário (RU).

O Auxílio Transporte é voltado para assegurar a frequência do estudante em vulnerabilidade socioeconômica às atividades curriculares, mediante o fornecimento de passagens ou seu equivalente em moeda corrente. O Auxílio Creche busca atender aos estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFRN, em primeira graduação, que necessitem de subsídio para custear despesas referentes à manutenção da creche e/ ou similar para seus filhos, ou menores, de zero a seis anos incompletos, que estejam legalmente sob sua guarda.

O  Auxílio Óculos visa atender aos estudantes da UFRN, em primeira graduação, que necessitem de subsídio nas despesas para aquisição de óculos com lentes corretivas. Já a Bolsa Atleta tem o objetivo de apoiar os estudantes que frequentam treinamento esportivo regular no âmbito da UFRN e que participam das seleções esportivas.

Os Programas de Assistência Estudantil da UFRN, composto por bolsas e auxílios, têm como objetivo prioritário assegurar aos estudantes de baixo poder aquisitivo condições básicas para a sua permanência com qualidade na Instituição, contribuindo, assim, com a minimização dos índices de retenção e evasão escolar, quando decorrentes da falta de condições financeiras. São financiados com recursos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), instituído pelo Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010.

Administrador