Trump quer acesso e controla sobre bases em Noronha e Natal; Pressão sobre o Brasil aumenta

O que está por trás de nova foto oficial de Donald Trump | Mundo | G1

Reprodução

Os Estados Unidos, sob influência de setores ligados ao ex-presidente Donald Trump, estão articulando o uso irrestrito do Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) e da Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte. As informações são do site DefesaNet, uma fonte de notícias e análises sobre defesa, estratégia e temas correlatos.

O Blog do Dina trouxe a notícia que, os Estados Unidos, sob influência de setores ligados ao ex-presidente Donald Trump, estão articulando o uso irrestrito do Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) e da Base Aérea de Natal (BANT), no Rio Grande do Norte.

As informações são do site DefesaNet, uma fonte de notícias e análises sobre defesa, estratégia e temas correlatos, sendo referenciado em trabalhos acadêmicos e documentos do setor. Isso indica sua relevância como um veículo de informação especializado.

A justificativa para a pressão seria o ‘direito histórico de retorno operacional’, alegando investimentos feitos pelos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria.

Contexto da Reivindicação

Diplomatas associados ao núcleo político republicano têm realizado negociações informais com interlocutores brasileiros. O argumento baseia-se na tese de que as infraestruturas, financiadas pelos EUA no passado, deveriam permanecer disponíveis para uso militar norte-americano, especialmente em tempos de competição estratégica no Atlântico Sul.

A retórica é semelhante à usada em discussões recentes sobre o Canal do Panamá, onde setores trumpistas defendem que os EUA mantenham controle técnico-operacional da estrutura, justificando com o discurso de que ‘construíram, pagaram e defenderam’ a instalação durante o século XX.

Portal 96 FM

Administrador