A Rede Sustentabilidade (REDE), partido político registrado no TSE no mês de setembro de 2015, que têm como fundadoras as ex-senadoras Heloisa Helena e Marina Silva, destinará até 30% de suas vagas para cargo de vereador para as “candidaturas cívicas independentes”, que são candidaturas destinadas a personalidades e lideranças sociais ou de partidos sem registro e que não desejam possuir vínculo com o partido.
Como a Rede defende que cidadãos possam candidatar-se sem precisar de partido, a legenda possui em seu estatuto essa abertura para que essas pessoas possam disputar eleições. Em Natal a Rede disponibilizará 15 vagas para candidatos independentes, para ocupar essas vagas é preciso ter ficha limpa e não entrar em conflito com questões de defesa dos direitos humanos ou questões ambientais, bandeiras da sigla.
Candidatura ao executivo natalense
No mês de novembro de 2015, em plenária os filiados decidiram que o partido disputará a prefeitura de Natal. Sendo apresentado e aprovado a pré-candidatura de Freitas Júnior, porta-voz da Rede no Rio Grande do Norte. Assim como Marina Silva, Freitas fará sua campanha com base em um programa de governo.