/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/1/N/DY8xjRTSGEI4vypDL3sg/ee-macau-rn.jpg)
Foto: Elisa Elsie/Governo do RN/ARQUIVO
Os professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiram, nesta segunda-feira (31), encerrar a greve que durava há 34 dias – desde o dia 25 de fevereiro. A decisão foi tomada durante uma assembleia na qual a categoria aceitou a última proposta de reajuste apresentada pelo Governo do Estado.
A previsão da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer do RN (SEEC) é de que as aulas retornem nesta terça-feira (1º). O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN) confirmou que as aulas retornam nesta terça.
“Esperamos que a partir de amanhã tudo volte à normalidade na rede estadual de ensino, com aulas e retomando as aprendizagens que ficaram suspensas durante esses 30 dias de movimento”, disse a secretária Socorro Batista.
Sobre os dias que ficaram em greve, a secretária informou que a SEEC vai elaborar um calendário de reposição “para o devido cumprimento”.
Proposta aceita
A proposta do governo aceita pela categoria inclui um reajuste salarial de 6,27% referente ao piso nacional do magistério de 2025, que será implementado da seguinte forma:
- 5% em abril e 1,27% em junho para aqueles que já recebem acima do piso;
- 6,27% já em abril – com efeitos retroativos a janeiro – para os profissionais que atualmente estão abaixo do piso.
Outros dois pontos que estavam na proposta foram gratificações para os diretores de escolas e professores temporários. Veja abaixo a explicação da secretária Socorro Batista para esses dois pontos.
➡️ Para os diretores e gestores escolares: “Nós vamos fazer um reajuste nas gratificações desses gestores que estão com essas gratificações congeladas desde 2015 e passará a vigorar a partir de 1º de janeiro do próximo ano [2026], quando nós teremos empossados os novos diretores eleitos em dezembro”, disse a secretária.
G1 RN