Em audiência pública realizada na tarde desta quarta-feira (25) no Pax Club foi aprovado o Plano de Mobilidade Urbana de Macaíba, que possibilitará a implantação do transporte interbairros, ligando todas as comunidades da cidade.
O projeto de reestruturação dos serviços de transporte coletivo urbano e interdistrital era uma necessidade antiga da população macaibense. O sistema será tarifado eletronicamente, possibilitando a integração de linhas.
Na prática, nesta primeira etapa de implantação, os usuários poderão viajar entre os bairros pagando tarifa única. Os itinerários aprovados no Plano abrangem o conjunto Alfredo Mesquita, Rua Dinarte Mariz, Olímpio Maciel, José Coelho, Liberdade, Campo das Mangueiras, Loteamento Maria Pinheiro, Morada da Fé, Campo da Santa Cruz, Loteamento Santo Antônio, Nova Macaíba, Vila São José, Promorar, Bom Sossego, IPE, Barro Vermelho, Centro, Auta de Souza, Monte Líbano, Tavares de Lira, Gondelo, UPA, Escola Agrícola de Jundiaí, Araçá, Campina, Lagoa Grande, Loteamento Esperança, Residencial Campinas, Vilar, Pé do Galo, Distrito industrial, Santa Rosa, Manoel Dias e Recreio do Trevo. Bela Vista, Guarapes e Mangabeira também passarão a integrar o sistema único de transporte urbano.
Segundo o projeto apresentado, o transporte será realizado por micro-ônibus com monitoramento por câmeras. A regularidade do serviço será garantido inclusive aos finais de semana e feriados.
Com sua aprovação, agora o Plano de Mobilidade segue para apreciação da Câmara Municipal. Após este trâmite, a empresa será escolhida por licitação e o serviço será implantado em até 180 dias.
Texto e foto: Assecom PMM