
Biblioteca do Conhecimento, antes de começar reunião do Conselho Municipal de Cultura.
Ontem (05) um blog da cidade anunciou que o vereador Denilson Gadelha (PPS) viajou para Brasília participar de um encontro com o Ministro da Cultura, Roberto Freire. Segundo a publicação do blog, o vereador foi buscar incentivo para cultura de Macaíba, mesmo sendo da oposição. A publicação cita uma conta bancária que o município deveria ter para poder receber verbas.
O Macaíba no Ar esteve semana passada em uma conversa com o Secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Augusto, e também participamos da reunião do Conselho Municipal de Cultura de Macaíba. Precisamos deixar claro duas coisas, a primeira, o município possui projetos para cultura, segundo o Secretário da pasta, mas o programa do Ministério da Cultura está fechado, o que queremos dizer, não está aberto para receber projetos e com isso o ministério não banca nenhum projeto.
A segunda parte que deve-se deixar claro, a conta que falam é do Fundo Municipal de Cultura, sobre isso foi realizada uma reunião semana passada, onde um consultor jurídico da Prefeitura esteve na reunião para explicar como deve ser criado o fundo e como ele funcionará. Além de explicar como o fundo deverá funcionará, o consultor e um professor que atua com teatro e dança, tocaram na questão dos grupos que irão disputar os editais, que precisarão ter o CNPJ e que possam está sem dever nenhum tributo, para que não fiquem impedidos de concorrer aos editais. A criação do fundo não é feita da noite para o dia, tem todo um processo burocrático e de responsabilidade de quem vai gerir ele.
A ida
A ida do vereador à Brasília é valida, se espera que o edil possa ter levado projetos, pois o Governo Federal não libera verba apenas por liberar, ele tem que saber do que se trata, como o projeto funcionará e como será executado. Se o Ministério da Cultura liberar verba através de projetos, com certeza o município receberá, assim como qualquer outro município, precisamos deixar claro que para Macaíba receber recursos a cidade não precisa ter exclusivamente esse conta do fundo que tanto falam.
Não existe ainda
No Rio Grande do Norte nenhuma Prefeitura e nem o Governo do Estado possui fundo para Cultura, se Macaíba fizer o que está sendo planejado será a primeira cidade a ter um fundo para cultura no estado.