Municípios do RN aprovam criação da barreira ortopédica no estado

Foto: Sesap

A proposta do Governo do Estado para instalação da barreira ortopédica para casos de baixa e média complexidade na Região Metropolitana de Natal foi aprovada de forma unânime pelos seis municípios envolvidos e terá o acordo homologado pela 2ª Vara da Fazenda Pública.

A medida foi definida durante audiência judicial realizada nesta quarta-feira (11), na qual a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) apresentou os próximos passos para o funcionamento efetivo do novo serviço, que está previsto para ser aberto em fevereiro de 2025. O financiamento da barreira foi garantido através de pedido da governadora Fátima Bezerra junto ao Ministério da Saúde, que publicou portaria em 6 de dezembro destinando R$ 10,8 milhões ao estado para bancar o funcionamento do novo serviço.

A barreira ortopédica, que funcionará no Hospital Regional Alfredo Mesquita, em Macaíba, visa desafogar os atendimentos de média e baixa complexidade de paciente oriundos de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macaíba, São José de Mipibu e Ceará-Mirim que hoje são absorvidos pelo Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, que deveria atender apenas pacientes de alta complexidade. Entre janeiro e agosto, o Walfredo recebeu 2.041 casos de baixa complexidade – pequenas fraturas de mão e dedo, por exemplo – vindos desses municípios.

Ponta Negra News

Administrador