Ministério da Educação quer lançar consulta pública sobre mudanças no Enem

Brasília - A presidente do Inep, Maria Inês Fini, o ministro da Educação, Mendonça Filho, e a secretária executiva do MEC, Maria Helena Guimarães, falam à imprensa sobre o Enem (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Agência Brasil – O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse que estuda lançar uma consulta pública sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo ele, o objetivo é receber sugestões para melhorar a aplicação do exame, cuja segunda aplicação ocorreu neste fim de semana. O governo pretende elaborar as questões ainda este mês e publicar as linhas gerais do debate em janeiro de 2017.

De acordo com o ministro, ainda não é possível prever que mudanças serão efetivamente discutidas. Ele, no entanto, não descartou que a sociedade seja consultada sobre, por exemplo, a possibilidade de o Enem ocorrer apenas em um dia.

“Não temos ainda quadro de perguntas que podem ser feitas, que podem nortear o caminho a ser discutido.A temática não pode ser tão abrangente que termine virando algo difícil de coletar por aqueles que participam do Enem”, ponderou.

Administrador