
Dados da SESED através do COINE
Dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED) mostra o aumento nos índices de homicídios em Macaíba. De janeiro até agosto de 2016 foram registradas 43 mortes letais, neste mesmo período deste ano já foram 68 mortes violentas letais. A média de homicídios dos primeiros oito meses do ano de 2016 foi de 5,37%, essa média teve um aumento significativo este ano para o mesmo período do ano passado, saltando para 8,5%.
É um aumento de homicídios acima de 50% comparado com o mesmo período do ano passado, superando todos os homicídios do ano passado, mesmo faltando mais de três meses para acabar o ano de 2017. A questão da segurança pública não passa somente na questão do policiamento na rua, precisa de ações de curto e médio prazo na educação, assistência social, na família e o combate permanente ao tráfico de drogas, um dos principais causadores dessa criminalidade toda.
Lembrando também que esse aumento da violência está sendo registrado em todas regiões do estado, onde o Rio Grande do Norte já registra nesses últimos oito meses e quinze dias, o seu maior número de homicídios, principalmente na Região Metropolitana e Oeste Potiguar no entorno da cidade de Mossoró.